Sommelière da Wine comenta propriedades afrodisíacas da bebida e compartilha sugestões de rótulos
Em 6 de setembro é comemorado o Dia do Sexo, sendo uma oportunidade para sugerir um encontro com alguém especial. Frequentemente associado ao romantismo, um vinho especial não pode ficar de fora dessa ocasião, já que possui propriedades afrodisíacas.
Um estudo de 2023 intitulado “Vinho Tinto e Função Sexual nos Homens: Um Ponto de Vista Original”, publicado no Journal of Clinical Medicine, revelou que o consumo moderado de vinho tinto pode melhorar a função sexual tanto em homens quanto em mulheres.
A meta-análise de quase 30 anos de pesquisa encontrou evidências de que os antioxidantes presentes no vinho tinto ajudam a melhorar a saúde vascular, o que pode favorecer a ereção em homens e aumentar os níveis de testosterona, o hormônio responsável pelo desejo sexual em ambos os sexos. Além disso, o consumo moderado de vinho tinto está associado a uma melhora na função sexual feminina, incluindo maior desejo e lubrificação vaginal.
“Além disso, vinhos com aromas mais pronunciados e notas mais intensas no paladar também aguçam os sentidos, combinando muito bem com o momento. No entanto, os pesquisadores enfatizam que esses benefícios estão ligados ao consumo moderado de vinho tinto, sugerindo que o exagero não traz os efeitos positivos desejados”, comenta diz Thamirys Schneider, sommelière da Wine, o maior clube de assinatura de vinhos do mundo.
Para celebrar o Dia do Sexo, três dicas de vinhos calientes para degustar durante o date:
Mosaiko Reserva D.O. Cachapoal Valley Cabernet Sauvignon 2021
A primeira indicação é um Cabernet Sauvignon chileno, o Mosaiko Reserva D.O. Cachapoal Valley Cabernet Sauvignon 2021. Com aromas intensos de frutas vermelhas e pretas como framboesa, amora e ameixa, especiarias, toque floral e herbáceo, é um exemplar que seduz por seus aromas. Na boca, as notas frutadas se intercalam com os toques de especiarias trazendo um final de boca picante. É suculento, bem estruturado, tem taninos macios com final longo e elegante.
Dark Horse Merlot 2018
Este rótulo é um belo exemplo de um vinho californiano intenso. Um Merlot com notas pronunciadas de especiarias, tostado e frutas pretas maduras. Encorpado e com 14,5% de álcool, traz um calor a mais, uma ótima escolha para compor um momento mais apimentado. É um vinho sedutor, volumoso no paladar, com taninos bem marcados e final longo.
(https://www.wine.com.br/vinhos/dark-horse-merlot-2018/prod24996.html)
Clos de Los Siete By Michel Rolland 2021
Com elegância e complexidade em cada gole, o argentino Clos de Los Siete By Michel Rolland 2021, é um blend de uvas no qual se destacam tinta emblemática da Argentina, a Malbec, sendo a escolha certa para surpreender no encontro. Com amadurecimento de 11 meses, este exemplar tem um belo buquê aromático de frutas pretas maduras, como amora e mirtilo, toques florais de violeta, especiarias e leve amadeirado. Na boca, é encorpado, intenso, frutado com toques da barrica, com taninos elegantes e sedosos e final longo e complexo. A safra de 2021 recebeu 92 pontos Vinous e James Suckling e 93 pontos Tim Atkin.
(https://www.wine.com.br/vinhos/clos-de-los-siete-by-michel-rolland-2021/prod30107.html)
Fonte: Hercog Comunicação