Dominante desde a primeira atividade, na sexta-feira, Matías Rossi, com o Toyota Corolla GRS TCR #17 do Toyota Team Argentina, vai largar pela primeira vez na pole position em sua carreira no TCR South America Banco BRB. Com o tempo de 1:44.367, o argentino foi 367 milésimos mais rápido que o uruguaio Juan Manuel Casella, no Honda Civic Type R TCR #60 da Squadra Martino, no Circuito San Juan Villicum, em San Juan, noroeste da Argentina, distante quase 1.200 km da capital Buenos Aires.
Estreante, o argentino Matías Cravero, no Honda Civic Type R TCR #38 da Squadra Martino, foi o terceiro, seguido pelo compatriota Leonel Pernía, no Peugeot 308 TCR #44 da PMO Racing. Melhor brasileiro no grid da corrida 1, Galid Osman, no CUPRA Leon VZ TCR #28 preparado pela equipe W2 ProGP, fechou a lista dos cinco primeiros.
Os principais candidatos ao título do TCR South America Banco BRB ficaram mais atrás: terceiro no campeonato, o argentino Juan Ángel Rosso, com o Toyota Corolla GRS TCR #16 da Paladini Racing, larga apenas em sétimo. Vice-líder, Raphael Reis, no CUPRA Leon VZ TCR #77 da W2 ProGP, foi o oitavo. Já o líder Pedro Cardoso, no Peugeot 308 TCR #43 da PMO Racing, ficou em décimo. Mas larga na frente na corrida 2.
Com o resultado da classificação, Cardoso segue na liderança do campeonato com 317 pontos, seguido por Raphael Reis, com 283. Juan Ángel Rosso é o terceiro, com 248, seguido por Juan Manuel Casella, com 225. Rafael Suzuki e Leonel Pernía estão empatados na quinta posição, ambos com 192 pontos.
A etapa do TCR South America Banco BRB deste fim de semana está sendo disputada no moderno Circuito San Juan Villicum, inaugurado em 2018, que volta ao calendário após um ano ausente.. Muito técnico, o traçado tem 4.266 metros e 11 curvas. A Argentina ainda terá etapas em Buenos Aires, Termas de Río Hondo e Rosário.
Neste domingo, o cronograma será encerrado com as duas corridas já habituais do TCR South America Banco BRB no Circuito San Juan Villicum.
Q1 – Mais um capítulo do domínio argentino
A primeira parte da classificação começou com os uruguaios na frente. O primeiro piloto a liderar foi Enrique Maglione, superado na sequência por Juan Manuel Casella. Líder do campeonato, Pedro Cardoso chegou a assumir a liderança, mas foi logo superado por Casella.
A pouco mais de dez minutos do fim do Q1, Rafael Suzuki assumiu a liderança. E Juan Ángel Rosso, terceiro colocado no campeonato, assumiu o terceiro posto. Vice-líder na tabela de pontos, Raphael Reis superou Rosso a nove do fim e subiu para terceiro.
Os argentinos, então, acordaram a seis minutos do fim. Primeiro Matías Rossi assumiu a primeira posição. Na sequência, foi a vez de Leonel Pernía desbancar o compatriota e assumir a liderança do Q1. Neste momento, Pedro Cardoso estava na 12ª posição, apenas uma à frente da zona de eliminação para o Q2.
Com o cronômetro quase zerado, Cardoso subiu para 11º e garantiu a vaga no Q2. Leonel Pernía, Matías Rossi, Rafael Suzuki, Juan Ángel Rosso e Matías Cravero foram os cinco primeiros colocados.
Q2 – Matías Rossi confirma a Argentina na pole
Primeiro panamenho da história do TCR South America, Luís Ramírez, da Squadra Martino Racing, conseguiu uma vaga no Q2 logo em sua estreia na categoria. As primeiras voltas rápidas só foram registradas a seis minutos do fim. Matías Rossi assumiu a liderança, seguido pelo compatriota Matías Craveiro. O uruguaio Juan Manuel Casella era o terceiro neste momento.
Sofrendo com problemas elétricos em seu Peugeot, Pedro Cardoso estava apenas na décima posição, três atrás do vice-líder Raphael Reis, o sétimo. O melhor brasileiro a essa altura era Galid Osman, na quarta posição.
A maior parte dos pilotos abriu sua última tentativa a um minuto do fim. Leonel Pernía foi o único a melhorar, subindo para quarto. A maior parte dos pilotos teve problemas no setor 2 na parte final da sessão e não conseguiu evoluir na classificação.
Com isso, Matías Rossi vai largar na pole position, seguido Juan Manuel Casella e Matías Cravero. Galid Osman foi o melhor brasileiro, na quinta posição. Líder do campeonato, Pedro Cardoso sai em décimo na corrida 1 e na pole da corrida 2.
O que eles disseram:
“Muito feliz pela pole! O carro é muito bom desde o shakedown e tivemos carro para brigar pela pole. Agradeço a todos os membros da Toyota Team Argentina. Minha primeira pole na categoria e eu estou feliz com isto.”
Matías Rossi
“Faltou muito pouco para a pole. Ficamos um pouco atrás no último treino e um erro meu também nos tiraram um pouco de tempo. Agora vamos nos concentrar para amanhã que nosso carro está muito rápido.”
Juan Manuel Casella
“Na verdade, não estava tão satisfeito no início, porque não conseguíamos achar o melhor acerto para o carro, estávamos meio perdidos. Mas demos um grande salto para a classificação e consegui marcar o terceiro tempo. Estou um pouco mais tranquilo para amanhã. Usei a referência do Matías (Rossi) para andar rápido e deu certo. Isso me ajudou muito. Foi grande parte do meu resultado.”
Matías Cravero
“Vamos largar em quinto na corrida 1 e sexto na corrida 2 em San Juan. Foi um resultado médio, mas são posições que nos dão chance de subir ao pódio nas duas corridas. Estou bem animado. É uma pista bem legal, boa para as ultrapassagens. Tenho certeza que vamos andar bem.”
Galid Osman
“Realmente foi um dia complicado para nós. Antes do classificatório completei apenas 5 voltas na pista, mas no fim das contas, com o lastro de sucesso e a pouca experiência na pista, largar na frente na corrida 2 vai ser importante. Aqui é uma das pistas em que o lastro faz mais diferença, o importante é somar o maior número de pontos e sair de primeiro na segunda corrida vai nos ajudar com isto.”
Pedro Cardoso
Cronograma – TCR South America Banco BRB – San Juan, Argentina
Domingo, 15 de setembro:
09:41 – Corrida 1 (25 minutos + 1 volta)
12:41 – Corrida 2 (30 minutos + 1 volta)
TV E STREAMING
Domingo, 15 de setembro:
09:30 a 10:30
Brasil (Bandsports)
Argentina (TyC Sports)
Uruguai (Canal 4)
Streaming: YouTube TCR South America (PT, ES, EN), Canal Carburando (ES), MotorsportTV (EN), Canal High Speed (PT) Canal Motorsport (PT), Parc Fermé TV (ITA), Zapping (PT, ES).
Fonte: TCR South America