Fim de semana marcou a realização da segunda rodada válida pela fase complementar do campeonato virtual oficial da Stock Car e reuniu quase 70 pilotos

A temporada 2024 da E-Stock completou a etapa de Lédenon, válida pela segunda fase da competição, com as jornadas nas categorias PRO e AM. A pista francesa de 3,1 km de extensão, com características mais travadas e cheias de subidas e descidas, além de curvas cegas, proporcionou mais um desafio para os pilotos e rendeu boas corridas. Realizada no último domingo (15), com transmissão ao vivo entre as corridas 5 e 6 da Turismo Nacional no Velopark, a PRO teve vitória de Pedro Picanço pela segunda vez seguida. O piloto liderou a dobradinha da equipe AC7 E-Racing Team, em pódio que também foi uma repetição da etapa de Navarra, com Emanuel Santos em segundo e Ralph Benitez (Delinte Esports by TK) em terceiro

.
O triunfo na categoria AM ficou com Paulo Nunes, que subiu ao topo do pódio virtual da E-Stock pela primeira vez. A conquista veio na noite da última quinta-feira (12), após o piloto superar Carlos Erwig (MW GP) e também na esteira de um infortúnio técnico com João Pessato (Union Esports), vencedor em Navarra e dono da pole position em Lédenon.

Em uma jornada que contou com a participação de quase 70 pilotos, a E-Stock se encaminha para a metade da segunda fase, com quatro corridas ainda pela frente para cada uma das categorias em jogo. Disputado na plataforia iRacing, o campeonato virtual oficial da Stock Car é organizado pela IRB Esports em conjunto com a Vicar e vai reunir na grande final dez pilotos da PRO e dez da AM, que vão disputar o troféu de campeão ‘in loco’ no Autódromo de Interlagos em 14 de dezembro. O dono do título da PRO vai ter a chance de testar o carro da Turismo Nacional no ‘templo do automobilismo brasileiro’.
A E-Stock 2024 tem o patrocínio de Vivo Fibra Gamer, Banco BRB, Extreme SimRacing, Hankook Tire e Razer.

Picanço de ponta a ponta — Vencedor da etapa de Navarra, Pedro Picanço marcou sua primeira pole nesta segunda fase da E-Stock 2024 ao virar 1min24s488. O piloto da AC7 E-Racing Team foi 0s137 mais rápido que Ralph Benitez (Delinte Esports by TK), pole no traçado espanhol. Emanuel Santos (AC7) obteve o terceiro lugar no grid e largou lado a lado com Slan Santos (W2 EProGP), enquanto Leandro Werle, da Vogel Motorsports, partiu em quinto, enquanto Raphael Silva completou a terceira fila da prova.

34 carros alinharam para a prova, que teve uma primeira volta bastante agitada no pelotão intermediário e de manutenção das primeiras posições. Picanço aproveitou o melhor ritmo desde o início, marcou a volta mais rápida e abriu relevante vantagem na frente.
Dono de desempenho impressionante, Pedro Picanço fez corrida muito segura e jamais teve sua vitória em risco, com vantagem em torno de 5s para o segundo pelotão. Foi aí que a prova teve sua melhor briga, que envolveu Ralph Benitez, Emanuel Santos, Slan Santos e Leandro Werle. Com menos de dez minutos para a bandeirada, todos os cinco primeiros colocados fizeram suas respectivas paradas obrigatórias.

Emanuel Santos passou Benitez nos boxes e assumiu a segunda posição. O topo do pódio ficou com Picanço, que coroou uma jornada irretocável com vitória de ponta a ponta em Lédenon. Slan Santos foi o quarto colocado após suportar pressão de Leandro Werle até o fim. Daniel Mageste terminou em sexto, seguido por André Nassutti e Raphael Silva. Gabriel Vernieri foi o nono e Gabriel Corrêa, o décimo.
Líder da segunda fase, Picanço festejou mais um triunfo no campeonato, em nova dobradinha da AC7. “Fiquei muito feliz com meu ritmo e consegui entender bem a pista. Consegui garantir a pole, depois economizei pushes, andei bem até o fim da corrida. Feliz também pelo Emanuel, que está andando cada vez melhor e terminou em segundo de novo. Estamos nos esforçando para nos garantir para a final em Interlagos”, destacou.

AM reserva surpresas — A segunda etapa para a categoria AM nesta segunda fase foi apertada antes mesmo da corrida. A classificação teve como protagonista João Pessato, que marcou 1min26s667. O tempo do piloto do Chevrolet Cruze #9 foi somente 0s019 mais rápido que Augusto Gribel, segundo colocado na sessão. Carlos Erwig largou em terceiro, seguido por Paulo Nunes, Felipe Pagni e Fernando Takahashi. Jonathan Mendes, Leo Monfort, Rodrigo Pedroso e Bernardo Schramm completaram a relação dos dez primeiros de um grid de largada formado por 35 pilotos.

A prova teve um início em que os competidores adotaram a cautela, com poucos incidentes nas primeiras voltas. Pessato manteve a liderança e tratou de aproveitar a pista livre à frente para tentar abrir vantagem perante seus adversários mais próximos. Erwig assumiu o segundo lugar depois de deixar Gribel para trás, enquanto Paulo Nunes era o quarto e Felipe Pagni vinha em quinto.
Carlos Erwig chegou a assumir a ponta no início da prova, mas Pessato retomou a dianteira e permaneceu na liderança no primeiro terço da corrida. O piloto da Union Esports só não contava com um problema técnico, escapou na curva, bateu e teve de abandonar a corrida. Desta forma, o caminho ficou livre para Erwig, mas Paulo Nunes vinha em seu encalço na segunda posição. Os dois foram juntos fazer o pit-stop obrigatório, adotando assim estratégias idênticas.

Em seguida, Nunes acionou o push-to-pass, superou Erwig e assumiu a liderança quando faltavam sete minutos para a bandeirada. Daí em diante, Paulo construiu vantagem significativa, não foi mais superado e cruzou a linha de chegada na frente para vencer pela primeira vez na E-Stock. Erwig foi o segundo e Felipe Pagni completou o pódio. Augusto Gribel terminou em quarto, seguido por Jonathan Mendes, Rodrigo Pedroso, Caio Menezes, Leo Monfort, Bernardo Schramm e Fernando Takahashi, o décimo colocado.
“A corrida aconteceu em uma pista muito difícil. Acabei cometendo um erro ali na classificação, poderia ter feito um tempo melhor. Larguei em quarto, e essa era a minha meta, como foi o resultado da primeira etapa. Mas vi que tinha um ritmo bom, estava conseguindo disputar, estava confiante. Estava mais tranquilo e consegui acompanhar o Erwig na primeira parte da prova. Poupei pushes para atacar depois do pit-stop. Deu tudo certo e conseguimos sair com a vitória. Sempre uma honra subir em uma categoria tão disputada”, comemorou.

A próxima etapa da E-Stock para a categoria AM será realizada em 3 de outubro no circuito alemão de Oschersleben. Já a PRO acelera para a terceira rodada válida pela segunda fase no domingo, 6 de outubro, em etapa que será transmitida ao vivo na sequência da corrida principal da Stock Car Pro Series em Buenos Aires, na Argentina.

E-Stock, temporada 2024, segunda fase
Etapa 2, Circuito de Lédenon
PRO, resultado final (top-15)
1º – Pedro Picanço (AC7 E-Racing Team/Toyota Corolla), 21 voltas
2º – Emanuel Santos (AC7 E-Racing Team/Chevrolet Cruze), a 9s023
3º – Ralph Benitez (Delinte Esports by TK/Toyota Corolla), a 9s450
4º – Slan Santos (W2 E-ProGP/Chevrolet Cruze), a 11s560
5º – Leandro Werle (Vogel Motorsports/Chevrolet Cruze), a 12s129
6º – Daniel Mageste (W2 E-ProGP/Chevrolet Cruze), a 17s893
7º – André Nassutti (Braclean E-Sports/Toyota Corolla), a 18s470
8º – Raphael Silva (W2 E-ProGP/Toyota Corolla), a 22s066
9º – Gabriel Vernieri (Union Esports/Toyota Corolla), a 31s081
10º – Gabriel Corrêa (CEL Energia/Toyota Corolla), a 33s719
11º – Edgard Mesquita (Team Brasil Racing/Toyota Corolla), a 35s336
12º – Nícolas Amaral (Richard’s Racing/Toyota Corolla), a 37s602
13º – Nicholas da Silva (Hub Racing/Toyota Corolla), a 41s838
14º – Maico Rosa (W2 E-ProGP/Toyota Corolla), a 43s308
15º – Gabriel Paiva (piloto independente/Toyota Corolla), a 45s596

AM, resultado final (top-15)
1º – Paulo Nunes (piloto independente/Toyota Corolla), 21 voltas
2º – Carlos Erwig (MW GP/Chevrolet Cruze), a 5s830
3º – Felipe Pagni (Track Friends/Chevrolet Cruze), a 9s381
4º – Augusto Gribel (Titan Racing Team/Toyota Corolla), a 14s617
5º – Jonathan Mendes (AlienLab/Toyota Corolla), a 18s190
6º – Rodrigo Pedroso (Track Friends/Toyota Corolla), a 19s085
7º – Caio Menezes (Rocas Racing Team RRT/Toyota Corolla), a 23s054
8º – Leo Monfort (Savior/Toyota Corolla), a 23s126
9º – Bernardo Schramm (Rockets E-Sports/Chevrolet Cruze), a 23s274
10º – Fernando Takahashi (Rosso Esports/Toyota Corolla), a 25s210
11º – Ulisses Mantovani (Rosso Esports/Chevrolet Cruze), a 26s988
12º – Rodrigo Luiz (piloto independente/Chevrolet Cruze), a 28s371
13º – Junior Rinaldo (piloto independente/Toyota Corolla), a 33s140
14º – Fernando Signoretto (Sub Racing/Toyota Corolla), a 33s234
15º – Everton Novacki (Taiwan Hardline Racing/Toyota Corolla), a 36s265

E-Stock 2024, segunda fase, calendário
Etapa 1: Navarra (05 e 08/09)
Etapa 2: Lédenon (12 e 15/09)
Etapa 3: Oschersleben (03 e 06/10)
Etapa 4: Virginia (24 e 26/10)
Etapa 5: Charlotte (31/10 e 03/11)
Etapa 6: Interlagos (21 e 24/11)

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.