A artista visual Edith Derdyk apresenta a mostra ALFABETO DA RETA até o dia 22 de setembro de 2024 no Centro MariAntonia da USP – Prédio Joaquim Nabuco, na Vila Buarque, em São Paulo.

ALFABETO DA RETA é um projeto expositivo que tem, como ponto de partida, uma pesquisa sobre a Geometria Descritiva desenvolvida por Gaspard Monge, final do século XVIII: um sistema de desenho projetivo que embasou o desenho técnico para efeito da produção industrial, provocando um impacto no desenvolvimento tecnológico na época da Revolução Industrial, por facilitar a visualização de objetos fabricados e sua sistematização.

Edith Derdyk especula sobre os métodos de representação de ‘operações gráficas maquínicas’, frutos da abstração mental calcada na observação do real, facilitando a reprodução massiva de objetos industriais e a produção dos artefatos e suas problematizações com o tempo da costura manual e artesanal estabelecendo uma conversa entre a atividade artesanal fabril e atividade industrial febril. A exposição também alude, por decorrência, ao uso das fontes de energia primária que sustentam os modos de produção industrial, refletindo sobre a intensa exploração dos recursos naturais. A presença do carvão – fóssil antigo e fonte de energia não renovável, o motor da produção industrial de nossa história civilizatória -, sinaliza a problemática das fontes de energia naturais.

Com ensaio crítico de Sylvia Werneck, o projeto se desdobra em diversas frentes e linguagens: a instalação-site specific ALFABETO DA RETA; a série ÉPURA, conjunto de costuras realizadas industrialmente com intervenções manuais; um objeto escultórico, ROTA DE COLISÃO que alude ao uso do combustível fóssil (carvão); 1 livro de mesa acompanhado de 3 impressões (60X4 metros) chamado ROTAÇÃO, um livro de artista, LINHA DE TERRA, impresso em serigrafia com tiragem de 100 exemplares.

Sobre a artista
Edith Derdyk tem realizado exposições coletivas e individuais desde 1981 no Brasil(Museu de Arte Moderna- SP e RJ; Pinacoteca do Estado de São Paulo, Centro Cultural Banco do Brasil-RJ; Museu de Arte de São Paulo, Centro Cultural São Paulo, Instituto Tomie Ohtake, entre outras) e no exterior (México, EUA, Alemanha, Dinamarca, Colômbia, Espanha, Portugal, França, Suécia).

Prêmios, bolsas, residências: 2023_ Edital ProAC 21/2023_ Literatura / Realização e Publicação de Obra Inédita de Não-Ficção; Edital ProAC no 12/2023 Exposição Inédita; 2022_ Pollock Krasner Foundation prêmio de pesquisa; Fun2019. LabVerde_Imersão Artística no Amazonas; 2018. Edital Fundação Marcos Amaro; 2017. Título Doctora Honoris Causa_17,Instituto Estudios Criticos_Cidade do México.México; 2015.Edital ProAC_Incentivo à Literatura_Poesia; 2014. Edital PROAC_Livro de Artista; 2013_Residência_Can Serrat_Espanha; 2012_Prêmio Funarte Artes Visuais; 2007_ Residência_The Banff Centre_Canadá; 2004_Prêmio Revelação Fotografia Porto Seguros;2002_Bolsa Vitae de Artes; 2002_Categoria Tridimensional APCA; 1999_The Rockefeller Foundation_artista pesquisadora_Bellagio Center, Itália; 1993_Artista residente_MAC-USP/Vermont Studio Center_USA; 1990 Bolsa Fiat_Artes Visuais.

Autora de livros: O corpo da Linha, Edições Relicário (no prelo); Da língua e dos dentes_Ed.Urutau; A pesar, a pedra_Ed.Patuá; Edith Derdyk-1997/2017_Edições A; Entre ser um e ser mil – o objeto livro e suas poéticas (organizadora)_Senac; Disegno.Desenho.Desígnio(antologia)_Senac; Linhas de Horizonte_Ed.Escuta; Linha de Costura_C/Arte; Formas de pensar o desenho_Ed.Panda entre outros. Autora /ilustradora de vários livros infantis (Todo mundo tem_Ed.Hedra; Rato_Ed.Cosac&Naify, coleção Folia de Papel_Ed.Jujuba, O colecionador de palavras_Ed.34; Fábulas.Alegorias.Adivinhações_Ed.SM; Coisa com Coisa_Ed.Move e outros) e letrista de algumas canções do Palavra Cantada(Pomar, Ora Bolas, Rato, O que é o que é, Trilhares e outras) e parceira do espetáculo Catopleia –alegorias musicais, com Luz Marina (letras e concepção visual).

Atualmente coordena a Pós Graduação Lato Sensu “Caminhada como método para Arte e Educação” na A Casa Tombada. Para acessar o trabalho da artista: https://issuu.com/livroedithderdyk/docs/livro_edith_derdyk http://cargocollective.com/edithderdyk

Sobre a curadora
Sylvia Werneck é crítica de arte, curadora independente, pesquisadora e professora, especializada em arte contemporânea, sobretudo da América Latina. É membro das Associações Brasileira e Internacional de Críticos de Arte (ABCA e AICA), correspondente da Revista Artnexus e colunista da Revista babEL. Graduada em Artes Plásticas pela Universidade Mackenzie, tem especialização em Estudos de Museus de Arte (MAC-USP, 2004), mestrado em Estética e História da Arte (PGEHA-USP, 2007), doutorado em Integração da América Latina – Comunicação e Cultura (Prolam-USP, 2013). Faz curadorias em museus e espaços culturais desde 2008, foi professora universitária e parecerista de diferentes editais e projetos de artes visuais, ministra cursos livres e conduz mentorias para artistas em instituições e espaços culturais independentes. Integra o corpo curatorial do Lux Espaço de Arte, escreve independentemente para diferentes publicações e assina textos em catálogos de exposições. Atua como parecerista de revistas acadêmicas e participa de júris de premiações, seminários e congressos. Autora do livro “De dentro para fora – a memória do local no mundo global” (Ed. Zouk, 2011) contemplado pelo I Prêmio para publicações sobre arte em língua estrangeira da Fundação Bienal de São Paulo.

Sobre o espaço
O Centro MariAntonia da USP é uma instituição cultural que atua como espaço de extensão e democratização ao acesso das correntes de pesquisa interdisciplinar da Universidade de São Paulo e que viabiliza o fomento da arte em meio a cena cultural de São Paulo.

A programação do MariAntonia oferece cursos de difusão, exposições, palestras, lançamentos de livros e eventos que fomentam o pensamento crítico ao tematizar os direitos humanos, a ciência e a produção do conhecimento.
Além dessas atividades, há, as programações do Teatro da USP (Tusp) e os programas da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP. A sala de cinema Carlos Reichenbach abriga programação própria de mostras e estreias gratuitas de filmes e, em parceria com o Cinusp, a programação aos finais de semana.

Tombado em 1988 pelo Condephaat e inaugurado como centro de cultura em 1993, esse espaço é um patrimônio histórico que dedica-se à preservação da memória coletiva ao representar os marcos da resistência à ditadura militar brasileira e da luta pela democracia.

Atualmente, o conjunto é formado por dois edifícios localizados na Rua Maria Antônia, bairro Vila Buarque, centro da cidade de São Paulo: o edifício Joaquim Nabuco localizado no número 258 e o edifício Rui Barbosa no número 294, construídos na década de 1930 para abrigar o antigo colégio Liceu Nacional Rio Branco. Em 1949 a Universidade de São Paulo tomou posse de três edifícios do antigo Liceu, esses dois atuais e outro na Rua Dr. Vila Nova, onde passou a funcionar a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCL) e a Faculdade de Ciências Econômicas e Administração (FCEA), respectivamente.

SERVIÇO RÁPIDO
exposição “ALFABETO DA RETA” de Edith Derdyk
ensaio crítico: Sylvia Werneck
o quê: instalação-site specific, trabalhos costurados, objeto escultórico, livro de artista, impressões fine art. performance videográfica, livro de artista

visitação: prorrogada até 22 de setembro de 2024
(terça a domingo, e feriados, das 10h às 18h)

local: Centro MariAntonia da USP – Prédio Joaquim Nabuco
rua maria antônia, 258
vila buarque – são paulo – sp 01222-010
tel: (11) 3123-5200 / 5202
valor: gratuito
metrô: Higienópolis-Mackenzie (Linha 4–Amarela)
Santa Cecília (L3 – vermelha)
site: http://www.mariantonia.prceu.usp.br

redes sociais
Edith Derdyk @edithderdyk
Sylvia Werneck @sylwerneck
Rodrigo Gontijo @rodzgontijo
Dudu Tsuda @dudutsuda
Centro MariAntonia da USP @mariantoniausp

 

Fonte: Marmiroli Comunicação

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.