Estudo inédito revela preferências regionais e fatores que influenciam o consumo
A Associação Brasileira do Sorvete e Outros Gelados Comestíveis (ABRASORVETE) divulga pesquisa que pela primeira vez usou a metodologia de entrevistar os consumidores, para comemorar o Dia do Sorvete, celebrado em 23 de setembro. O estudo inédito, realizado pela consultoria EJFGV (Empresa Júnior da Fundação Getúlio Vargas, que atua desde 1988) em parceria com a ABRASORVETE, apresenta o panorama do consumo de sorvetes no Brasil.
As regiões que mais consomem sorvete são: São Paulo 20%, Minas Gerais 9,87% e Rio de Janeiro 9,73%. Segundo o levantamento, 25,20% dos consumidores têm entre 25 e 34 anos, indicando que o sorvete é consumido por diversas faixas etárias. O formato mais popular é o sorvete de massa, com 73,47% de preferência, seguido por picolé com 13,20% e o Soft (casquinhas de fast food) com 10,93%.
A pesquisa revelou também que o consumo médio anual de picolé no Brasil é de 3,19 litros por pessoa, ou cerca de 45 unidades, por ano. Já o sorvete de massa registra um consumo médio de 5,94 litros por ano. Totalizando todos os formatos, o estudo indica o consumo de 9,1 litros de sorvete por ano. Vale destacar que cerca de 10% a 15% da população brasileira não consome sorvetes e não foram considerados no estudo.
Os principais motivos para o consumo de sorvete são: como sobremesa para 64,40% dos consumidores, durante passeios para 60,27% e como lanche para 21,20%. Além disso, 66,53% afirmam que o clima influencia sua decisão de compra, enquanto 33,47% não consideram a temperatura.
Quanto aos locais de compra, as sorveterias lideram com 69,6%, seguidos pelos supermercados 54,8% e restaurantes e cafeterias com 28,13%. Vale ressaltar que 17,7% dos respondentes indicam que não substituem o sorvete por outras sobremesas, de forma alguma. Isso sugere uma fidelidade ao produto ou uma preferência específica pelo sorvete que outras sobremesas não conseguem satisfazer.
A pesquisa revelou ainda que cerca de 56% do público que consome sorvetes têm renda de até dois salários mínimos, o que sugere que o sorvete ainda é uma das sobremesas mais populares no cardápio do consumidor brasileiro. A maioria dos consumidores, 67,46%, não possui nenhuma restrição alimentar. Isso sugere que a maior parte do mercado de sorvetes pode ser atendida com produtos tradicionais sem necessidade de adaptações especiais. “Os dados da pesquisa reforçam a força do mercado de sorvete no Brasil, impulsionado por fatores como a diversificação dos produtos, dinamismo e modernização da indústria brasileira, além do aumento das temperaturas em algumas regiões. Isso abre um leque de oportunidades para o setor, e a ABRASORVETE está pronta para apoiar esse crescimento”, reforça o presidente da entidade Martin Eckhardt.
A Associação Brasileira do Sorvete e Outros Gelados Comestíveis (ABRASORVETE) também anuncia uma campanha especial para celebrar o Dia do Sorvete, em 23 de setembro. Neste dia, os consumidores poderão desfrutar de um desconto de até 35%, equivalente ao valor do imposto sobre o sorvete, em diversos produtos das sorveterias participantes. A lista completa das empresas participantes será divulgada a partir do dia 20/09, no site da entidade, www.abrasorvete.com.br “Ao oferecer descontos, estamos não apenas celebrando a data e destacando o impacto da tributação do setor, mas também incentivando a descoberta de novos sabores e formatos. É uma excelente oportunidade para fortalecer o vínculo com nossos consumidores”, reforça Martin.
A história do sorvete
A história do sorvete é tão antiga quanto deliciosa. Originário da China, onde era consumido em forma de leite e arroz congelado há mais de 2 mil anos, o sorvete evoluiu para uma iguaria apreciada em diversas culturas. Na Pérsia, por exemplo, era feito com leite, frutas e especiarias, e na Itália, a invenção do método de congelamento com sal e gelo o tornou mais acessível.
No Brasil, a chegada do sorvete se deu no século XIX, com a importação de grandes quantidades de gelo. Inicialmente, era um produto de luxo, mas com o tempo se popularizou, graças à imigração europeia e à expansão da indústria alimentícia. A adaptação de sabores aos costumes brasileiros, como os de frutas tropicais, contribuiu para o sucesso do sorvete no país.
Hoje, com um consumo médio de 9,1 litros anuais, o Brasil se destaca como um grande mercado para a indústria de sorvetes. No entanto, a ABRASORVETE acredita que há potencial para um crescimento maior e está trabalhando para impulsionar o setor, com ações que visam a redução da carga tributária, a valorização do produto e o incentivo à qualificação e inovação com desenvolvimento de produtos de maior saudabilidade, atendendo a todos os públicos. A meta da entidade é aumentar em 50% o consumo de sorvete no Brasil nos próximos 10 anos.
Sobre a ABRASORVETE
A ABRASORVETE (Associação Brasileira do Sorvete e Outros Gelados Comestíveis) foi fundada em 2020 e é hoje a voz oficial do mercado de sorvetes no Brasil. Por sua representatividade nacional, tornou-se referência na consolidação de dados e informações do setor, posicionando-se como uma entidade que entende as necessidades e potencialidades dos empresários para, através da comunicação, união e cooperatividade, estar presente e atuante na defesa dos interesses de todos os atores da cadeia produtiva do sorvete e outros gelados comestíveis. Dentre os quatro principais objetivos da ABRASORVETE estão: 1) Redução da carga tributária de toda cadeia produtiva; 2) Elevação do consumo per capita de sorvetes no Brasil com projetos como a Campanha 50 em 10, lançada em 2023, cujo objetivo é ampliar em 50% o consumo do sorvete em 10 anos; 3) Valorização do produto e da indústria brasileira de sorvetes e 4) Fortalecimento e representatividade devida ao setor junto às autoridades e órgãos competentes. Saiba mais em www.abrasorvete.com.br e @abrasorveteoficial.
Fonte: Mali Contente