Provas de 6km e 12km serão no dia 13 de outubro e estão com inscrições abertas; alimentação balanceada é fundamental para o desafio

Faltam quase 15 dias para a quinta edição da corrida Vera Cruz, em Campinas (SP), e muitos atletas estão empenhados na preparação para a prova, já tradicional no calendário do interior paulista. E um fator importante, primordial para o desempenho de qualquer atleta, seja amador ou profissional, e em qualquer um dos dois percursos – 6km ou 12km –, está na alimentação.

Segundo a nutróloga Gisele Figueiredo, do Vera Cruz Hospital, o primeiro passo importante para quem deseja participar da corrida ou iniciar a atividade, é elaborar um check-list, cujo ponto inicial é a realização de um check-up médico para que se possa correr com total segurança.

“Como faltam 30 dias para o evento, este check-list também requer um plano estruturado de treinamento, incluindo dias de treino, dias de descanso e também de atividades complementares, como musculação, pois fortalecer a musculatura é um ponto muito importante para se evitar lesões”, diz.

A preparação também deve incluir uma dieta balanceada, hidratação, sono adequado, tênis e roupas adequadas (lembrando que os tênis têm uma duração em torno de 500 a 800 quilômetros de uso). A nutróloga também sugere praticar a atividade com itens adequados, como mochila de hidratação, que facilita o transporte de água e a ingestão do líquido durante a atividade, o uso de relógios com GPS, aplicativos para o monitoramento da corrida, óculos e bonés, bem como protetor solar.

Alimentação

A dieta certa faz muita diferença no desempenho da corrida, contribuindo de diversas formas. Por essa razão, o ideal é que ela seja incluída no check-list prévio à corrida. “Investir na suplementação pré-treino, por exemplo, como um carboidrato de baixo índice glicêmico, como a palatinose, derivado da beterraba ou até mesmo pão e frutas. Outras suplementações, como cafeína, até uma hora antes do treino, podem ajudar na melhora do desempenho e o foco. Ainda há a creatina e a beta-alanina que melhoram a resistência, o desempenho e até a recuperação muscular”, diz.

A dieta pré-treino é indicada para uma corrida em torno de 60 minutos. Caso o tempo de treino seja superior, a nutróloga ressalta a necessidade de um suporte alimentar intra-treino/intra-corrida, e que deve priorizar os carboidratos rápidos, que são aqueles géis energéticos e frutas secas, por exemplo, como o damasco. Existem também formulações prontas de isotônicos, contendo carboidratos e eletrólitos.

Pós-corrida, ou seja, até 30 a 60 minutos após correr, o ideal é investir em carboidrato e proteína, combinação que auxilia na recuperação dos músculos e na reposição do glicogênio. “Duas combinações muito boas são o shake de whey protein com banana ou um sanduíche de pão com frango”, sugere.

Hidratação

Para finalizar, a nutróloga ressalta a importância da água na dose certa, ou seja, nem a desidratação e nem a hiper-hidratação, pois ambas são prejudiciais. “A dica é para que duas horas antes do treino seja ingerido de 500 a 700 ml de água. Durante a corrida, tomar 30 a 40 ml de água por quilo/hora. E pós-corrida, o certo é se pesar e, a cada meio quilo perdido, consumir 500 ml de água”.

 

De modo geral, a medica diz que uma dica importante é para que no dia da corrida não se experimente algo novo, como por exemplo um tênis que nunca usou, gel de hidratação e outros itens, o ideal é que tudo seja adequado durante a fase de treinamento, permitindo a adaptação e evitandos surpresas, como um efeito colateral, no dia oficial da corrida.

 

As inscrições para a Corrida Vera Cruz 2024, que ainda terá caminhada e Corrida Kids, estão abertas e podem ser realizadas clicando neste link.

 

Sobre o Vera Cruz Hospital

Há 80 anos, o Vera Cruz Hospital é reconhecido pela qualidade de seus serviços, capacidade tecnológica, equipe de médicos renomados e por oferecer um atendimento humano que valoriza a vida em primeiro lugar. A unidade dispõe de 166 leitos distribuídos em diferentes unidades de internação, em acomodação individual (apartamento) ou coletiva (dois leitos), UTIs e maternidade, e ainda conta com setores de Quimioterapia, Hemodinâmica, Radiologia (incluindo tomografia, ressonância magnética, densitometria óssea, ultrassonografia e raio x), e laboratório com o selo de qualidade Fleury Medicina e Saúde. Em outubro de 2017, a Hospital Care tornou-se parceira do Vera Cruz. Em quase sete anos, a aliança registra importantes avanços na prestação de serviços gerados por investimentos em inovação e tecnologia, tendo, inclusive, ultrapassado a marca de 2,5 mil cirurgias robóticas, grande diferencial na região e no interior do Brasil. Em médio prazo, o grupo prevê expansão no atendimento com a criação de dois novos prédios erguidos na frente e ao lado do hospital principal, totalizando 17 mil m² de áreas construídas a mais. Há 35 anos, o Vera Cruz criou e mantém a Fundação Roberto Rocha Brito, referência em treinamentos e cursos de saúde na Região Metropolitana de Campinas, tanto para profissionais do setor quanto para leigos, e é uma unidade credenciada da American Heart Association. Em abril de 2021, o Hospital conquistou o Selo de Excelência em Boas Práticas de Segurança para o enfrentamento da Covid-19 pelo Instituto Brasileiro de Excelência em Saúde (IBES) e, em dezembro, foi reacreditado em nível máximo de Excelência em atendimento geral pela Organização Nacional de Acreditação.

Fonte: WGO Comunicação

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.