Evento trará palestras sobre fundos de investimento, concessões de aeroportos, e a influência da cultura jurídica na produção de provas, além de outros temas relevantes
O interesse de empresas pela cláusula de arbitragem em seus contratos vem ganhando mais espaço no mundo empresarial. Para se ter uma ideia, o Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CAM-CCBC), instituição brasileira pioneira e líder na administração dos métodos adequados de resolução de disputas (Alternative Dispute Resolutions – ADRs), registrou no ano passado 117 arbitragens e três procedimentos de árbitros de emergências. Para este ano, a expectativa é que esses números sejam superados, isso porque está havendo aumento e diversificação nos procedimentos.
De olho na importância deste segmento, o CAM-CCBC realizará o nos dias 14 e 15 de outubro o XI Congresso de Arbitragem, que ganha um significado especial por ser integrado à 17ª Conferência Bienal do IFCAI (The International Federation of Commercial Arbitration Institutions), consolidando o Brasil como um centro para a resolução de disputas comerciais globais e projetando São Paulo como um polo para o debate sobre arbitragem internacional.
O Congresso, que integra dois dos mais importantes encontros globais sobre arbitragem, terá como tema geral “O Hoje e o Amanhã da Arbitragem” e reunirá renomados especialistas para discutir os desafios atuais enfrentados pela arbitragem e as tendências que moldarão seu futuro.
Com uma programação elaborada a partir de casos administrados pelo CAM-CCBC, o evento visa proporcionar debates práticos e de alta relevância, como o impacto da mídia na arbitragem comercial, metodologias para restaurar o equilíbrio econômico-financeiro de contratos, a influência da cultura jurídica na produção de provas em arbitragem e dever de revelação e as contribuições das instituições arbitrais.
O evento também contará com duas palestras magnas. No dia 14 de outubro, Edna Sussman, árbitra e mediadora independente, trará sua experiência internacional para enriquecer as discussões. No dia 15 de outubro, Carlos Forbes, que atuou como presidente do CAM-CCBC e integrou a diretoria do IFCAI, compartilhará sua perspectiva sobre o papel das instituições arbitrais.
Além da presença do presidente do CAM-CCBC, Rodrigo Garcia da Fonseca, e dos vice-presidentes Silvia Rodrigues Pachikoski e Ricardo de Carvalho Aprigliano, o evento contará com diversos especialistas como: Stefan Kröll, presidente do German Arbitration Institute (DIS), professor da Bucerius Law School e diretor do Willem C. Vis Arbitration Moot Court, Marinella Ventura, secretaria geral no Centro de Arbitragem da Camara de Comércio de Lima (CCL), Ismail Selim, presidente do IFCAI e diretor do Cairo Regional Centre for International Commercial Arbitration (CRCICA), entre outros. (veja o cronograma completo).
O Congresso inaugurará a São Paulo Arbitration Week, uma semana de eventos colaborativos organizada para escritórios de advocacia, universidades, associações e instituições promoverem um ambiente produtivo em benefício do desenvolvimento da arbitragem.
O evento será realizado em inglês, com tradução simultânea, e é voltado para profissionais de arbitragem, advogados, empresários e todos os interessados no desenvolvimento do campo da arbitragem internacional. Os ingressos estão disponíveis através do site oficial ou pelo link: Sympla.
Serviço:
Evento: XI Congresso de Arbitragem do CAM-CCBC | 17ª Conferência Bienal do IFCAI
Tema Geral: “O Hoje e o Amanhã da Arbitragem”
Datas: 14 e 15 de outubro de 2024
Horário: 09h às 18h10
Local: JW Marriott Hotel São Paulo – Av. das Nações Unidas, 14401 – Chácara Santo Antônio
Idioma: Inglês (com tradução simultânea)
Link do site oficial: https://congressocamccbc.org.br/
Link para inscrições: https://www.sympla.com.br/evento/xi-cam-ccbc-arbitration-congress-17th-ifcai-biennial-conference/2450483?lang=en&referrer=congressocamccbc.org.br
Sobre o CAM-CCBC
O Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CAM-CCBC), fundado em 1979, é a instituição brasileira pioneira na administração dos métodos adequados de resolução de disputas (Alternative Dispute Resolutions – ADRs). Maior câmara brasileira do setor e responsável por uma parcela expressiva das arbitragens que acontecem no País, envolvendo partes nacionais e estrangeiras, o CAM-CCBC também possui certificação de qualidade ISO 9001. No final de 2023, o CAM-CCBC atingiu a marca histórica de 1.544 arbitragens administradas.
Fonte: Cangerana Comunicação