A primeira vitória na temporada 2024 e, de quebra, a manutenção das chances para o bicampeonato do TCR Brasil Banco BRB. Foi assim o sábado de Galid Osman no CUPRA Leon VZ TCR #28 da equipe W2 ProGP. O brasileiro assumiu a ponta na largada e segurou a primeira posição até a bandeirada final. O argentino Juan Ángel Rosso, com o Toyota Corolla GRS TCR #16 da Paladini Racing, terminou em segundo e também se manteve na briga pelo título.
O destaque do dia foi Pedro Cardoso. O brasiliense mostrou grande maturidade e saiu de último para terminar em quarto, numa das mais marcantes escaladas nos dois anos de história do campeonato. O piloto do Peugeot 308 TCR #43 da PMO Racing carregou punições desde a etapa passada e ainda teve que trocar o motor de seu carro. Mas foi agressivo e preciso durante todo o sábado.
A nota negativa ficou para Raphael Reis, o único piloto do grid a competir em todas as corridas da história do campeonato. Líder do campeonato antes da largada, o brasiliense largou em quinto, foi tocado na primeira volta, tratou de recuperar terreno, mas novamente foi tocado no fim da corrida forçando o CUPRA #77 a se recolher para os pits antes da bandeirada. Na Copa Trophy, vitória de Marcos Regadas.
Com o resultado da primeira corrida, Rosso assumiu a liderança do campeonato com 241 pontos, seguido por Cardoso, com 239. Raphael Reis é o terceiro com 224, seguido por Galid Osman com 215. Matías Rossi é o último piloto com chances matemáticas, com 204. Vale lembrar que 40 pontos ainda estão em jogo na corrida de domingo.
O TCR Brasil Banco BRB usa a configuração número 9 do Autódromo Oscar y Juan Gálvez. Em sentido horário, o circuito tem 3.353 metros de extensão, com dez curvas. Ele tem um primeiro setor muito rápido, com duas retas e uma curva de raio longo. Na sequência, um miolo travado para voltar à reta dos boxes. Um traçado extremamente seletivo e variado para a decisão da temporada 2024 da categoria.
As atividades na pista do fim de semana seguem na manhã deste domingo, com a segunda corrida da decisão do campeonato, que encerra o cronograma da etapa. O canal oficial do TCR South America Banco BRB transmite ao vivo. O canal por assinatura Bandsports exibe a corrida em VT às 13h30 (de Brasília) de domingo.
A corrida
Matias Rossi ficou parado no grid e não conseguiu sair para a volta de apresentação. Quando a luz vermelha apagou, determinando o início da prova, o pole Marcos Regadas não reagiu tão bem quanto Galid Osman e Juan Angel Rosso.
Na saída da curva 1, Raphael Reis foi tocado para fora da pista. Ao término da primeira volta, a liderança era de Galid, seguido por Rosso, Regadas e Juan Manuel Casella. Pedro Cardoso escalou do fundo do grid para 11º na volta inicial.
Na volta 3, Regadas era pressionado por Casella. Cardoso já aparecia em nono. A pressão do uruguaio surtiu efeito na volta 5. Enquanto isso, Galid tinha margem de cerca de 3s sobre Rosso, que tinha quase 1s de vantagem para Casella. Regadas sustentava a última posição do top5, focado em sua missão de vencer na Copa Trophy.
E Cardoso mantinha sua escalada ao passar Vivacqua, avançando para sexto. Na metade da corrida, Casella alcançou Rosso e abriu ataque ao Toyota. Regadas tentava acompanhar à distância, mas era novamente Cardoso o mais veloz da pista, buscando seu companheiro da PMO Racing.
Quando a regressiva apontava menos de 4 minutos para a abertura da volta final, Galid conseguiu um refresco na defesa da liderança. Da mesma maneira, Rosso tinha essa diferença para Casella. E este 0.8s para Cardoso, o maior escalador do dia.
Na volta 22, o que estava difícil para Reis ficou ainda mais complicado. Ele atacou José Maria López pelo 11º lugar e os carros fizeram contato. O CUPRA #77 apareceu fumando algumas curvas mais tarde e foi forçado a recolher para o box da W2 ProGP.
Com autoridade, Galid levou o CUPRA #28 na ponta até a bandeirada para vencer em Buenos Aires, ganhando pela primeira vez no ano. Rosso terminou em segundo, com Casella em terceiro. Cardoso completou o top4. Em quinto, Regadas venceu na Trophy.
O que eles disseram:
“Estou muito feliz, continuamos vivos na disputa pelo título. Foi uma corrida muito difícil, o (Matías) Cravero tinha um ritmo muito melhor que o meu nos treinos e na classificação. Quando o vi em segundo, achei que não ia dar. Mas dei tudo de mim, me concentrei e não cometi nenhum erro. Vencemos mais uma este ano, estou muito feliz. Agora é fazer contas para amanhã para, se Deus quiser, tentar esse bicampeonato.”
Galid Osman
“Estou em primeiro lugar no campeonato, mas vai ser muito difícil ganhar. Amanhã é a corrida com mais pontos e as minhas condições hoje não eram boas. A verdade é que fizemos um grande pódio porque começamos bem e depois conseguimos aguentar o (Juan Manuel) Casella. O carro tem um bom ritmo, mas a parte frontal não é boa e não consigo fazer bem as curvas. No resto do circuito me defendi bem, mas a curva é uma grande vantagem hoje e estamos em desvantagem. Estamos trabalhando muito bem com a equipe, mas precisamos ser mais competitivos. Precisamos de um pouco mais de desenvolvimento, mas se o projeto da Toyota estiver bem, vamos continuar a desenvolvê-lo e, se não, vamos continuar com o mesmo desempenho.”
Juan Ángel Rosso
“Com certeza foi uma corrida extremamente positiva para a gente. Largamos da última posição e chegar no top5 não poderia ser melhor. Agora é descansar e concentrar para terminar o trabalho amanhã. Se terminar na frente do Rosso seremos campeões, então vamos cuidar do carro e fazer o necessário.”
Pedro Cardoso
“Marcar pontos era o objetivo do fim de semana. Começamos em sétimo por causa do grid invertido. Não vi as luzes, não sei o que fiz, já não me acontecia há muito tempo, e acho que caí para 10º ou 11º. Consegui voltar e terminar em quarto no Sul-Americano e em terceiro no Brasileiro. Uma pequena taça para levantar o ânimo. Estou contente, agora vou me divertir, jantar tranquilamente e descansar para amanhã.”
Juan Manuel Casella
“Acho que a gente estava querendo focar no campeonato da Trophy. Então não quis arriscar nada, sempre que chegava alguém eu abria para passar. Meu foco é o Brasileiro e acho que hoje fizemos uma boa prova pensando nos pontos. Tinha um carro com ritmo dos líderes, mas não queria forçar e tomar riscos desnecessários.”
Marcos Regadas
Cronograma – TCR Brasil Banco BRB – Buenos Aires, Argentina
Domingo, 6 de outubro:
10:19 – Corrida 2 (30 minutos + 1 volta)
Classificação do TCR Brasil Banco BRB:
1 – Juan Ángel Rosso – 241 pontos
2 – Pedro Cardoso – 239
3 – Raphael Reis – 224
4 – Galid Osman – 215
5 – Matías Rossi – 204
6 – Juan Manuel Casella – 188
7 – Rafael Suzuki – 165
(Em negrito e itálico, pilotos com chance de título)