Campeão rookie da temporada passada larga em terceiro e termina na mesma posição em sua estreia em Buenos Aires

 

Matheus Comparatto ampliou para 35 pontos sua vantagem na liderança do campeonato da F4 Brasil com mais um pódio conquistado pela OAKBERRY Bassani Racing. O competidor do carro #118 largou em terceiro lugar, atacou o vice-líder a corrida toda, mas teve que se contentar com o último lugar no pódio na primeira corrida da história da categoria fora do território brasileiro.

O campeão rookie de 2023 mostrou boa adaptação ao traçado de Buenos Aires, aumentando sua vantagem no topo da tabela de pontos.

Os demais pilotos da OAKBERRY Bassani Racing não tiveram a mesma felicidade no Autódromo Oscar e Juan Galvez. Correndo em casa, Gino Trappa foi coletado em incidente no início que danificou sua suspensão. Acabou forçado a se retirar ao término da primeira volta. Já Cecilia Rabelo mostrou velocidade e estava na porta do top5 no início da corrida, quando foi obrigada a cumprir um drive-thru. Ela terminou a prova em nono, a uma posição da zona de inversão do grid para a corrida de sábado.


A corrida:

No apagar das luzes, Matheus Comparatto tracionou bem da terceira posição no grid e sustentou a posição. Gino Trappa largou em quinto em sua estreia em casa e tratou de atacar Rafaela Ferreira logo no início, mas o argentino teve danos na suspensão dianteira direita e acabou obrigado a entrar nos pits ao término da primeira volta para se retirar. 

Já Cecilia Rabelo, que havia largado em oitavo, fechou a primeira volta em sexto lugar. Mas em novo contratempo para a OAKBERRY Bassani Racing, teve um drive-thru imposto por queima de largada.

Após cinco minutos de prova, o líder do campeonato alcançou Ethan Nobels e passou a pressionar o novato pela segunda posição. Eles abriram a volta 6 separados por menos de 0.5s. Comparatto insistia volta após volta, mas o concorrente era preciso ao trancar a porta. Assim, o líder da prova, Arthur Pavie, foi abrindo vantagem.

Após algumas voltas de refresco na pressão, Comparatto voltou a andar mais rápido que Nobels nos giros 12 e 13. Ele chegou até a bloquear roda em uma freada, mas sem o efeito de uma aproximação efetiva para tentar ataque ao adversário.

E assim eles foram até a bandeirada, sacramentando vitória de ponta a ponta do pole Pavie, com Nobels em segundo e o campeão rookie de 2023 conquistando mais um pódio para a OAKBERRY Bassani Racing. Cecilia Rabelo ficou sem alternativa de estratégia com a corrida sem safety-car e acabou a prova em nono, conquistando mais um top10.

A segunda corrida do fim de semana acontece neste sábado, com largada programada para as 12h15 e transmissão pelo Bandsports.

 

O que ele disse:

“A gente vai mexer um pouquinho para amanhã, pois os carros não tiveram o comportamento que esperávamos e que tivemos ontem. Com a quantidade grande carros diferentes e muitas categorias andando na pista, mudou um pouco a situação de aderência. Então vamos dar alguns ajustes. Fiquei especialmente triste pela quebra do Gino, talvez uma herança da batida de quinta-feira. Mas vamos para cima, temos boas posições com o Matheus largando em terceiro e o Trappa em quarto. Então temos boas condições de buscar mais pontos durante o fim de semana.”
Eduardo Bassani


Campeonato (top5)
1. Matheus Comparatto 190
2. Alvaro Cho 155
3. Ethan Nobels 137
4. Rafaela Ferreira 115
5. Arthur Pavie 101

Programação da etapa:
Sábado, 5 de outubro
12h15 – BRB Fórmula 4 Brasil – Corrida 2 (20 minutos + 1 volta)

Domingo, 6 de outubro
08h15 – BRB Fórmula 4 Brasil – Corrida 3 (30 minutos + 1 volta)

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.