Brasileiro largou em 8º e venceu a Final disputada neste sábado no Chile
Mais jovem bicampeão brasileiro da história, o mineiro Pedro Campos (Trader Pro | XM Global | Sparco | Sarzedo), de apenas 9 anos de idade, chegou neste sábado (28) ao título mais importante de sua carreira. No Kartódromo Las Perdices, no Chile, ele se consagrou campeão sul-americano da categoria Rotax Micro Max após superar sete concorrentes na corrida decisiva.
Sem treinar em oportunidades anteriores na pista chilena, Pedro Campos e o preparador André Briola trabalharam em busca do melhor acerto possível a partir do primeiro treinos oficial em Las Perdices.
“Não treinamos ou fizemos o Open e isso dificultou bastante. Mas o acerto foi sendo buscado aos poucos, com paciência e bastante trabalho”, relembrou Weldes Campos, pai de Pedro. “O Pedro ‘tomava’ seis décimos de segundo no primeiro dia e na sexta-feira, antes da tomada de tempos, já estava entre os mais rápidos”, completou.
O otimismo, porém, foi arrefecido com um mau resultado na tomada de tempos, quando Pedro Campos teve problemas técnicos e foi o 18º e último colocado, o que o obrigou a largar desta posição nas duas classificatórias. Era o momento de buscar a recuperação, o que efetivamente aconteceu após Pedro Campos (Trader Pro | XM Global | Sparco | Sarzedo) fazer 21 ultrapassagens nas duas classificatórias para finalizá-las em 8º e 7º, respectivamente.
A Pré-Final foi problemática para Pedro Campos, que cometeu alguns erros que não o permitiram crescer na penúltima corrida do Campeonato Sul-Americano Rotax. Assim, depois de largar em 6º, ele finalizou apenas em 10º, o que lhe deu a 8ª posição no grid de largada da Final.
“O Pedro estava irreconhecível, errando muito”, contou Weldes Campos. “Ele chegou a desanimar, mas eu e o Briola conversamos bastante com ele, o orientamos e isso fez com que sua confiança retornasse”, emendou.
Pedro Campos, então, fez uma Final exemplar no Chile. Decidido e com belas ultrapassagens, ele precisou de apenas três voltas para superar cinco concorrentes e assumir o terceiro lugar. Depois, superou mais dois e partiu para a vitória, abrindo distância a cada volta para receber a bandeirada com quase 2 segundos de diferença.
“Foi sensacional, o Pedro foi muito constante e decidido na Final”, comemorou Weldes Campos. “Pilotou muito, abriu vantagem, foi uma linda vitória. Agora vamos para o Mundial, representar o Brasil”, completou.
Com o título conquistado no Chile, Pedro Campos está classificado para o disputar o Rotax Max Finals, o Campeonato Mundial Rotax, que será disputado em Sarno, na Itália, entre os dias 19 e 26 de outubro.