Piloto da TMG Racing foi soberano na sessão classificatória, e nem escapada no fim do Q3 ameaçou conquista da posição de honra na manhã de sábado. Com grid invertido, Felipe Fraga vai largar na frente na prova desta tarde na capital argentina
Com performance soberana, Rafael Suzuki cravou a pole position da nona etapa da temporada 2024 da Stock Car Pro Series nesta manhã de sábado (5), em Buenos Aires. Mais rápido em todos os segmentos da sessão classificatória, o paulista de 37 anos conduziu o Chevrolet Cruze #8 para a posição de honra no Autódromo Oscar y Juan Gálvez ao marcar 1min15s709 na fase decisiva da tomada de tempos. O piloto da TMG Racing conquistou pela segunda vez seguida a ponta do grid, repetindo o feito alcançado no Velopark (RS), em setembro, marcando também a terceira pole position da carreira na Stock Car.
Nos minutos finais da classificação, Suzuki escapou na saída do Tobogã e se chocou com o carro na barreira de pneus. Entretanto, nem assim sua pole position ficou ameaçada. O paulista vai dividir a primeira fila da corrida principal da etapa, neste domingo, com Thiago Camilo (Ipiranga Racing), o piloto que mais se aproximou de Rafael na sessão classificatória. Bruno Baptista (RCM Motorsport) vai largar em terceiro, com o atual campeão Gabriel Casagrande (A.Mattheis Vogel) ao seu lado, em quarto lugar.
Felipe Massa (TMG Racing) partirá do quinto posto, seguido por Ricardo Maurício (Eurofarma RC), Arthur Leist (Full Time Sports) e Cesar Ramos (Ipiranga Racing). Já o líder do campeonato, Felipe Baptista (Crown Racing), terá de buscar a recuperação depois de uma manhã difícil, quando obteve o 24º lugar no grid das duas provas deste fim de semana em Buenos Aires. Por sua vez, Felipe Fraga registrou o 12º melhor tempo no Q2 e, pela regra do grid invertido, vai puxar a fila lado a lado com Rubens Barrichello (Mobil Ale Full Time) na Corrida 1, que acontecerá na tarde deste sábado, às 15h30.
Ao falar sobre a conquista, que vem semanas depois de marcar a pole position no Velopark e após revés quando enfrentou uma quebra e perdeu a chance de triunfar na prova principal da etapa gaúcha, Suzuki destacou a conquista em Buenos Aires. “Venho tendo uma semana muito forte. Momentos assim não acontecem sempre, então tem de aproveitar. Pena que não foi perfeito porque cometi um erro no Tobogã. Entrei muito forte, estava querendo melhorar o tempo, não sabia quanto os outros estavam virando. Foi uma pena. Feliz e triste ao mesmo tempo porque vou fazer o pessoal trabalhar muito para poder arrumar o carro para correr na sprint. Espero que não tenha sido nada grave, então vamos lá. Estou 90 e poucos por cento feliz”, disse.
Como foi a classificação — O Q1 foi aberto com a presença dos pilotos em posições ímpares na tabela do campeonato, entre eles o ponteiro da temporada, Felipe Baptista. Mas o paulista da Crown Racing enfrentou um revés na manhã deste sábado com problemas de aderência e foi eliminado na primeira parte da sessão ao marcar o 12º tempo no seu grupo, que teve como mais rápido Daniel Serra, seguido por Felipe Fraga e Ricardo Maurício.
O grupo 2 foi à pista logo depois e trouxe nomes que se destacaram nos treinos livres de sexta-feira, como Thiago Camilo e Rafael Suzuki, que manteve a forte performance e foi o mais rápido do Q1 ao virar 1min15s906, seguido por Arthur Leist, que fechou as duas sessões do dia anterior no top-10. Bruno Baptista foi o terceiro, à frente de Enzo Elias, enquanto Cesar Ramos foi o quinto. Por somente 0s006, Gaetano Di Mauro foi superado por Dudu Barrichello e foi um dos eliminados na sessão, tal qual Marcos Gomes, de volta à Stock Car com a KTF para o mês internacional com as etapas na Argentina e no Uruguai.
Com 20 pilotos na pista, a segunda parte da sessão classificatória começou novamente com Suzuki na frente após o piloto registrar 1min15s924. Na sequência, o paulista da TMG Racing melhorou ainda mais sua marca ao anotar tempo 0s2 (dois décimos) mais rápido. A marca de 1min15s724 foi a melhor do Q2. Além de Suzuki, avançaram para a disputa da pole position Bruno Baptista, Gabriel Casagrande, Thiago Camilo, Arthur Leist, Ricardo Maurício, Felipe Massa e Cesar Ramos.
O 12º lugar na classificação e a primazia de largar na frente na Corrida 1, na tarde deste sábado, foi definido nos segundos finais entre os companheiros de equipe da Blau Motorsport. Allam Khodair tinha a colocação até ser superado em 0s035 por Felipe Fraga, que vai puxar a fila da prova de logo mais, às 15h30.
Suzuki despontou como favorito à pole position depois de cravar 1min15s709 em sua primeira volta rápida no Q3. Quem mais chegou perto da marca do Chevrolet Cruze #8 foi Thiago Camilo, a 0s066. Bruno Baptista vinha na terceira posição. Na sequência da sessão, Rafael vinha para fazer tempo ainda melhor, mas escapou na saída do Tobogã, bateu na barreira de pneus e provocou bandeira vermelha.
Ainda houve tempo para que os demais pilotos melhorassem seus tempos, mas ninguém ameaçou Suzuki, pole position pela segunda vez consecutiva e pela terceira na categoria.
Tem corrida neste sábado — A primeira prova da Stock Car na etapa deste fim de semana na capital argentina tem largada logo mais, às 15h30. A novidade é que, especialmente para a rodada de Buenos Aires, as corridas de sábado e de domingo terão a mesma duração: 40 minutos mais uma volta. A prova principal da jornada será realizada neste domingo, às 12h20.
Buenos Aires é palco de um fim de semana histórico com o Festival Sul-Americano de Velocidade, evento que reúne sete categorias: três brasileiras — Stock Car Pro Series, BRB Fórmula 4 Brasil e TCR Brasil Banco BRB —, três argentinas — TC2000, Fórmula Nacional e Fiat Competizione — e o continental TCR South America Banco BRB. Além dos mais de 100 carros que vão acelerar na pista do Autódromo Oscar y Juan Gálvez, haverá muitas outras atrações para fãs de várias idades: shows musicais, exposição de carros clássicos, visitação aos boxes, meet and greet com pilotos, áreas para toda a família e espaço kids.
A Stock Car Pro Series é transmitida ao vivo pelo canal oficial da categoria no YouTube, Band (TV aberta), SporTV e BandSports (canais por assinatura), Motorsport.tv — atingindo mais de 170 países em cinco idiomas diferentes a cada etapa —, Motorsport.tv Brasil no YouTube, MAVTV Brasil Motorsports Network, MAVTV América do Norte e também pelo canal argentino TyC Sports.
Stock Car Pro Series, temporada 2024
Etapa 9, Buenos Aires
Corrida 2 (domingo), grid de largada*
1º – Rafael Suzuki (TMG Racing/Chevrolet Cruze), 1min15s709
2º – Thiago Camilo (Ipiranga Racing/Toyota Corolla), 1min15s775
3º – Bruno Baptista (RCM Motorsport/Toyota Corolla), 1min15s849
4º – Gabriel Casagrande (A.Mattheis Vogel/Chevrolet Cruze), 1min15s883
5º – Felipe Massa (TMG Racing/Chevrolet Cruze), 1min15s979
6º – Ricardo Maurício (Eurofarma RC/Chevrolet Cruze), 1min16s017
7º – Arthur Leist (Full Time Sports/Toyota Corolla), 1min16s021
8º – Cesar Ramos (Ipiranga Racing/Toyota Corolla), 1min16s063
9º – Daniel Serra (Eurofarma RC/Chevrolet Cruze), 1min16s178
10º – Ricardo Zonta (RCM Motorsport/Toyota Corolla), 1min16s198
11º – Rubens Barrichello (Mobil Ale Full Time/Toyota Corolla), 1min16s201
12º – Felipe Fraga (Blau Motorsport/Chevrolet Cruze), 1min16s249
13º – Allam Khodair (Blau Motorsport/Chevrolet Cruze), 1min16s284
14º – Enzo Elias (Crown Racing/Toyota Corolla), 1min16s334
15º – Júlio Campos (Pole Motorsport/Chevrolet Cruze), 1min16s410
16º – Lucas Foresti (A.Mattheis Vogel/Chevrolet Cruze), 1min16s424
17º – Cacá Bueno (KTF Sports/Chevrolet Cruze), 1min16s514
18º – Gianluca Petecof (Full Time Sports/Toyota Corolla), 1min16s571
19º – Dudu Barrichello (Mobil Ale Full Time/Toyota Corolla), 1min16s657
20º – Átila Abreu (Pole Motorsport/Chevrolet Cruze), 1min18s367
21º – Gaetano Di Mauro (Cavaleiro Sports/Chevrolet Cruze), 1min16s247
22º – Nelson Piquet Jr. (Cavaleiro Sports/Chevrolet Cruze), 1min16s446
23º – Zezinho Muggiati (KTF Racing/Chevrolet Cruze), 1min16s693
24º – Felipe Baptista (Crown Racing/Toyota Corolla), 1min16s695
25º – Vitor Baptista (Scuderia Chiarelli/Toyota Corolla), 1min16s907
26º – Marcos Gomes (KTF Racing/Chevrolet Cruze), 1min16s976
27º – Lucas Kohl (WOKIN Garra Racing/Chevrolet Cruze), 1min17s037
*resultado extraoficial
Corrida 1 (sábado), grid de largada*
1º – Felipe Fraga (Blau Motorsport/Chevrolet Cruze)
2º – Rubens Barrichello (Mobil Ale Full Time/Toyota Corolla)
3º – Ricardo Zonta (RCM Motorsport/Toyota Corolla)
4º – Daniel Serra (Eurofarma RC/Chevrolet Cruze)
5º – Cesar Ramos (Ipiranga Racing/Toyota Corolla)
6º – Arthur Leist (Full Time Sports/Toyota Corolla)
7º – Ricardo Maurício (Eurofarma RC/Chevrolet Cruze)
8º – Felipe Massa (TMG Racing/Chevrolet Cruze)
9º – Gabriel Casagrande (A.Mattheis Vogel/Chevrolet Cruze)
10º – Bruno Baptista (RCM Motorsport/Toyota Corolla)
11º – Thiago Camilo (Ipiranga Racing/Toyota Corolla)
12º – Rafael Suzuki (TMG Racing/Chevrolet Cruze)
13º – Allam Khodair (Blau Motorsport/Chevrolet Cruze)
14º – Enzo Elias (Crown Racing/Toyota Corolla)
15º – Júlio Campos (Pole Motorsport/Chevrolet Cruze)
16º – Lucas Foresti (A.Mattheis Vogel/Chevrolet Cruze)
17º – Cacá Bueno (KTF Sports/Chevrolet Cruze)
18º – Gianluca Petecof (Full Time Sports/Toyota Corolla)
19º – Dudu Barrichello (Mobil Ale Full Time/Toyota Corolla)
20º – Átila Abreu (Pole Motorsport/Chevrolet Cruze)
21º – Gaetano Di Mauro (Cavaleiro Sports/Chevrolet Cruze)
22º – Nelson Piquet Jr. (Cavaleiro Sports/Chevrolet Cruze)
23º – Zezinho Muggiati (KTF Racing/Chevrolet Cruze)
24º – Felipe Baptista (Crown Racing/Toyota Corolla)
25º – Vitor Baptista (Scuderia Chiarelli/Toyota Corolla)
26º – Marcos Gomes (KTF Racing/Chevrolet Cruze)
27º – Lucas Kohl (WOKIN Garra Racing/Chevrolet Cruze)
*resultado extraoficial
Programação em Buenos Aires
Sábado, 5 de outubro
12h15 – BRB Fórmula 4 Brasil – Corrida 2 (20 minutos + 1 volta)
13h10 – TCR South America BRB/TCR Brasil BRB – Classificação
14h05 – TC2000 – Classificação e Corrida Sprint
15h30 – Stock Car Pro Series – Corrida 1 (40 minutos + 1 volta)
16h35 – TCR South America BRB/TCR Brasil BRB – Corrida 1
17h35 – Fiat Competizione – Corrida 2
Domingo, 6 de outubro
08h15 – BRB Fórmula 4 Brasil – Corrida 3 (30 minutos + 1 volta)
09h05 – Fórmula Nacional – Corrida 2
10h20 – TCR South America BRB/TCR Brasil BRB – Corrida 2
12h20 – Stock Car Pro Series – Corrida 2 (40 minutos + 1 volta)
13h05 – TC2000 – 200 Km de Buenos Aires