Combativo, argentino vê pódio escapar com rodada no fim ao disputar o primeiro lugar; Matheus Comparatto conserva a liderança do campeonato

O domingo da OAKBERRY Bassani F4 em Buenos Aires foi digno de um dramático tango. Matheus Comparatto e Gino Trappa tiveram contratempos ao disputar a primeira posição em momentos distintos e acabaram fora do pódio. Já Cecília Rabelo avançou bem e terminou a corrida a uma posição do top5.

Com o desfecho da rodada tripla portenha, a primeira da FIA F4 Brasil fora das fronteiras do País, Comparatto conservou a liderança do campeonato. O estreante do ano em 2023 está 16 pontos à frente de seu concorrente mais próximo, Álvaro Cho.

O competidor do #118 foi o protagonista da fase inicial da prova. Largou muito bem a partir da terceira posição, chegou a emparelhar com o ponteiro, que era mais lento. Atacou quando o concorrente deixou a porta aberta, mas houve contato entre os carros e os comissários acharam adequado punir Comparatto, minando suas ambições na prova.

A liderança foi herdada por Ethan Nobels, que passou a ser sistematicamente pressionado por Trappa. O argentino chegou a ultrapassar duas vezes por dentro na curva 1, para levar o troco do concorrente com clássicas manobras em X. Então resolveu atacar por fora. Emparelhou, acabou na parte suja da pista e rodou, caindo para o fim do pelotão.

Com uma tocada segura, Cecília foi galgando o pelotão, avançando de décimo lugar no início da prova para sexto na bandeirada.

A próxima etapa da F4 Brasil será no evento suporte do GP São Paulo de F1, em novembro

 

A corrida:

Comparatto tracionou muito bem no apagar das luzes, saltando de terceiro no grid para dividir a freada com Arthur Pavie pela liderança. Trappa também reagiu bem na largada, conservando o quarto lugar. O argentino logo tratou de atacar Ethan Nobels, que bloqueou as rodas para não ceder posição.

Já Cecília Rabelo fechou a primeira volta em décimo.

Na volta 4, Comparatto mergulhou por dentro de Pavie na freada da curva 1. Depois de deixar a porta escancarada, o concorrente resolveu fechar quando o líder do campeonato já tinha mais de meio carro por dentro. Os carros tiveram contato e quem levou a melhor foi Ethan Nobels, que avançou para a liderança.

O incidente foi para avaliação dos comissários desportivos, que acharam por bem impor drive-thru a Comparatto. Assim garantiram emoção ao campeonato, minando os esforços do líder nos pontos ampliar sua margem.

Trappa herdou o segundo lugar e tratou de pressionar Ethan, determinado a vencer em casa. Comparatto retornou em décimo, duas posições atrás de Cecília.

Na volta 9, credenciado pela melhor volta da corrida, Trappa reduziu para menos de 0.5s a margem de Nobels na liderança.

O argentino mergulhou por dentro de Nobels na primeira curva na abertura da volta 11, mas, forçado a frear muito dentro, acabou levando um X. Ele logo retomou a pressão.

Na volta 12, a diferença já era outra vez inferior a 1s. Nesta mesma passagem, Cecília avançou para sétimo e Comparatto para nono.

Trappa repetiu a manobra na abertura da volta 15, para novamente levar o troco de Nobels.

Eis que na volta 18, resolveu atacar por fora no mesmo ponto. Ethan bancou a linha interna, mas Trappa ficou na sujeira e acabou rodando. Ele reingressou no pelotão em 11º.

As voltas finais reservaram à OAKBERRY Bassani F4 a briga de Cecília com Pepe Souza por uma vaga no top5. Comparatto seguia tentando recuperar terreno e era o oitavo.

E assim eles foram até a bandeirada, com Cecília em sexto, Comparatto em oitavo e Trappa em 11º.

 

O que ele disse:

“Saímos da Argentina com um gostinho de que poderíamos ter vencido ao menos duas corridas. Estou contente pelo desempenho dos carros. Gino disputou a vitória e era o mais rápido da pista. Matheus, de pneus usados, estava competitivo também, mas infelizmente se envolveu em um incidente de corrida e pagou o preço. Sei que estaremos competitivos na preliminar da F1 em Interlagos”
Eduardo Bassani

 

Campeonato (top5)
1.⁠ ⁠Matheus Comparatto 194
2.⁠ ⁠Alvaro Cho 178
3.⁠ ⁠Ethan Nobels 162
4.⁠ ⁠Rafaela Ferreira 148
5.⁠ ⁠Ciro Sobral 104

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