Última prova do fim de semana em Buenos Aires teve pódio que apimenta a sequência da temporada 2024. Próxima etapa será em Interlagos, como evento-suporte do GP de São Paulo de Fórmula 1
O BRB Fórmula 4 Brasil concluiu sua primeira etapa internacional neste domingo (06/10), no Autódromo Oscar y Juan Gálvez, em Buenos Aires, marcando a terceira vitória de Ethan Nobels (Cavaleiro Sports) na temporada. A prova, bastante movimentada e de alta intensidade, deixou o campeonato da categoria certificada pela FIA totalmente em aberto, apontando muitos ‘players’ na luta pelo título.
A terceira corrida do fim de semana largou nesta manhã de domingo, com a pista fria e o clima nublado na Argentina, apresentando um desafio adicional para os pilotos: o aquecimento dos pneus. Logo no início, Nobels, que partiu na pole, viu Matheus Comparatto (Oakberry Bassani F4) e Arthur Pavie (TMG Racing) se aproximarem na primeira curva, com Pavie assumindo a liderança.
As duas primeiras voltas foram marcadas pela recuperação de Alvaro Cho (TMG Racing), que aproveitou as curtas distâncias entre os carros para ganhar posições, indo de último para quinto em três voltas. A disputa pela liderança esquentou, com Comparatto e Pavie se enfrentando de maneira intensa. Os pilotos acabaram se envolvendo em um incidente, no qual Pavie escapou da pista. Isso permitiu que Ethan Nobels se aproximasse e retomasse a liderança. Comparatto, por sua vez, foi punido com um drive-through, perdendo assim qualquer chance de lutar por vitória.
Os momentos seguintes foram marcados pela disputa pela sexta posição, onde Pepê Souza e Lucca Zucchini, companheiros de Cavaleiro Sports, protagonizaram boas manobras, com Pepê conseguindo manter a posição. Na frente, Alvaro Cho se aproximou de Rafa Ferreira (TMG Racing) em uma tentativa de ultrapassagem pela terceira colocação, sendo seguido de perto por Rogério Grotta (Cavaleiro Sports), mas Rafa conseguiu se defender.
O duelo pela liderança tornou-se mais acirrado com o dono da casa, Gino Trappa, se aproximando de Ethan Nobels. O argentino tentou a ultrapassagem, mas Nobels conseguiu se defender, aumentando um pouco a vantagem. Com menos de dez minutos para o fim, Trappa voltou a atacar, mas o piloto da Cavaleiro Sports novamente encontrou o traçado ideal para manter sua posição.
Nos últimos três minutos, Trappa rodou na pista durante uma tentativa de ultrapassagem, perdendo várias posições. Com isso, Ethan assumiu definitivamente a liderança com boa distância para a segunda colocada, Rafa Ferreira, até a bandeirada final. Alvaro Cho completou o pódio.
Luta aberta pelo título — O pódio da Corrida 3 no traçado argentino foi composto por pilotos que estão em uma posição favorável na disputa pelo título. Isso porque Alvaro Cho, Ethan Nobels e Rafa Ferreira precisam de menos de 70 pontos para alcançar Matheus Comparatto, atual líder do campeonato.
O resultado da prova, que teve Comparatto finalizando em oitavo, deixa Cho, vice-líder, com apenas 14 pontos de diferença na tabela. Nobels aparece em terceiro, a 30 tentos do ponteiro do campeonato. Por sua vez, Rafa Ferreira está em quarto no campeonato, com 16 pontos de diferença para Nobels e a 46 do líder Comparatto.
A sexta etapa do campeonato, que será evento-suporte do cronograma do GP de São Paulo de Fórmula 1 acontece entre os dias 2 e 3 de novembro, no Autódromo de Interlagos, e deve ser, pelo segundo ano consecutivo, uma grande festa e uma oportunidade para o público assistir de perto ao futuro do automobilismo nacional e sul-americano em ação.
Circuito mais tradicional do BRB Fórmula 4 Brasil, Interlagos é bastante conhecido pelos pilotos da categoria-escola, que terão de extrair o melhor desempenho de seus carros equipados com motores Abarth e abastecidos com Gasolina Podium Petrobras para continuar a deixar um verdadeiro enigma sobre quem será o campeão de 2024.
BRB Fórmula 4 Brasil, etapa 5, Buenos Aires
Corrida 3, resultado final (top-10)
1º – Ethan Nobels #12 – Cavaleiro Sports, 19 voltas em 32min01s463
2º – Rafaela Ferreira #18 – TMG Racing, +9s067
3º – Alvaro Cho #21 – TMG Racing, +9s886
4º – Rogério Grotta #7 – Cavaleiro Sports, +10s275
5º – Pepê Souza #27 – Cavaleiro Sports, +17s501
6º – Cecília Rabelo #98 – Oakberry Bassani F4, +19s285
7º – Lucca Zucchini #9 – Cavaleiro Sports, +25s198
8º – Matheus Comparatto #118 – Oakberry Bassani F4, +31s827
9º – Ciro Sobral #71 – TMG Racing, +36s332
10º – Alceu Feldmann #01 – Cavaleiro Sports, +42s550
Campeonato após a etapa (top-10)
1º – Matheus Comparatto, 194 pontos
2º – Alvaro Cho, 178
3º – Ethan Nobels, 164
4º – Rafaela Ferreira, 148
5º – Ciro Sobral, 104
6º – Gino Trappa, 102
7º – Arthur Pavie, 99
8º – Rogério Grotta, 94
9º – Lucca Zucchini, 82
10º – Guilherme Favarete, 44