A tecnologia de engenharia impulsionada por IA da Altair vai direcionar o desenvolvimento de estruturas de alumínio fundido 100% reciclado que pesam até 30%
menos e apresentam 95% menos emissões de carbono incorporadas
A Altair, líder global em inteligência computacional, anunciou seu envolvimento no projeto de Tecnologias Integradas para Otimização do Desempenho de Veículos (PIVOT) de £ 5,8 milhões, apoiado pela Innovate UK e pelo Advanced Propulsion Centre (APC). O projeto visa revolucionar a fabricação de veículos, criando componentes mais leves e sustentáveis, graças à inteligência artificial (IA) de ponta e aos recursos de simulação da Altair.
Liderado pela Sarginsons Industries, o projeto PIVOT reúne parceiros importantes, incluindo Altair, Aston Martin, Brunel University London e especialistas em reciclagem de metais GESCRAP. A iniciativa desenvolverá um software inovador que combina simulação de fundição, otimização de topologia e IA, o que permitirá que as organizações projetem componentes otimizados para redução do peso, desempenho estrutural e capacidade de fabricação. Essas inovações resultarão em estruturas de alumínio fundido que são até 30% mais leves, mantendo os requisitos de desempenho.
“Esta colaboração demonstra como nossa tecnologia de engenharia impulsionada por IA permite que os fabricantes desenvolvam componentes de veículos mais eficientes, reduzindo o peso e reduzindo drasticamente o impacto ambiental”, disse Sam Mahalingam, diretor técnico da Altair. “Estamos orgulhosos de trabalhar com organizações com ideias semelhantes para mostrar como as inovações na fabricação contribuem para um futuro automotivo mais sustentável.”
Financiado em parte por uma doação governamental de £ 2,9 milhões da Innovate UK e APC, o projeto PIVOT se concentrará no uso de alumínio 100% reciclado para reduzir as emissões de carbono incorporadas em componentes de veículos em até 95%. Ao superar as fraquezas mecânicas inerentes ao alumínio reciclado por meio de técnicas avançadas de refinamento de grãos desenvolvidas pela Brunel University London, o PIVOT tornará possível o uso de ligas secundárias para aplicações estruturais fundidas, como sistemas de chassis de veículos.
“O PIVOT representa um grande passo à frente para a indústria de fundição”, disse Mark Nunan, diretor administrativo da Sarginsons Industries. “Com a tecnologia de ponta da Altair, estamos expandindo os limites do que é possível, criando componentes que não são apenas mais leves e fortes, mas também significativamente mais ecológicos.”
O projeto PIVOT servirá como uma vitrine de como a IA, materiais reciclados e processos avançados de fundição podem remodelar a fabricação de veículos, reduzindo a pegada ambiental. Espera-se que o projeto forneça avanços críticos nos próximos anos, permitindo que OEMs e fundições adotem métodos de produção mais eficientes e sustentáveis.
Para obter mais informações sobre a Innovate UK e as iniciativas da APC, visite o link clicando aqui.
Sobre a Altair
A Altair é líder global em inteligência computacional que fornece soluções de software e nuvem em simulação, computação de alto desempenho (HPC), análise de dados e IA. A Altair permite que organizações de todos os setores concorram de forma mais eficaz e tomem decisões mais inteligentes em um mundo cada vez mais conectado – tudo isso criando um futuro mais verde e sustentável. Para saber mais, visite www.altair.com.
Fonte: Secco Consultoria de Comunicação