Além de triunfar no autódromo gaúcho, piloto do S-Way #28 marcou mais um pódio com o terceiro lugar na Corrida 1 e agora é o vice-líder da temporada, enquanto Wellington Cirino levantou troféu com top-5 na prova complementar e está em quarto no campeonato
A Iveco Usual Racing viveu um domingo (13 de outubro) muito especial em sua trajetória na Copa Truck. Em fim de semana que se desenhava muito promissor desde o início dos treinos livres, a equipe sediada em Laranjal Paulista (SP) venceu com Danilo Dirani no desfecho da etapa disputada no Autódromo Internacional de Tarumã, em Viamão, na Região Metropolitana de Porto Alegre. Dirani ainda marcou um terceiro lugar na Corrida 1, enquanto Wellington Cirino concluiu no top-5 as duas provas da rodada gaúcha do campeonato.
Foi o primeiro triunfo de Dirani representando a Iveco e a Usual Racing na categoria dos ‘brutos’. “É muito bacana poder vencer com eles. Já havia feito poles, mas a vitória ‘bateu na trave’ algumas vezes. Terminei a Corrida 1 em terceiro, vi que tinha um ritmo bom. E a segunda prova foi divertida, tinha potencial para estar lá em cima, e aí no fim pintaram algumas punições, incidentes, e veio a primeira vitória”, comemorou.
“Só quero agradecer a todo mundo da Iveco e da Usual Racing pela confiança. Estamos, aos trancos e barrancos, melhorando e evoluindo nosso caminhão. Acho que agora deu para entrar no campeonato, e vamos buscar seguir nessa crescente nas duas últimas etapas da temporada”, destacou um dos grandes nomes do dia em Tarumã.
Na primeira corrida da etapa, Dirani largou em terceiro e Cirino em quinto. Foi uma prova marcada pela cautela e também pelas dificuldades de ultrapassagem no autódromo gaúcho. Mesmo com ritmo muito forte, os pilotos da Usual Racing mantiveram as colocações originais de largada e somaram pontos importantes para o campeonato, com ambos se garantindo no top-5.
A prova que fechou a etapa de Tarumã foi muito agitada e marcada por diversos incidentes e punições. Com performance muito sólida ao longo de todo o domingo em Tarumã, Dirani escalou o pelotão e galgou posições importantes para seguir entre os primeiros após ter largado em sexto. O piloto do Iveco S-Way #28 chegou a ser tocado por um concorrente na disputa pela segunda colocação e viu outro oponente ser punido em confronto válido pelo primeiro lugar.
Com a aplicação das punições por parte da direção de prova, Dirani foi confirmado como vencedor da Corrida 2 e fechou com chave de ouro um grande fim de semana. Wellington Cirino também concluiu etapa bastante consistente para marcar mais um quinto lugar e assegurar um troféu em Tarumã.
Por sua vez, Djalma Pivetta viveu um fim de semana complicado no Rio Grande do Sul. No último sábado, o piloto e gestor da Iveco Usual Racing foi prejudicado por problemas nos freios e se classificou em 12º no grid da categoria Elite. O competidor enfrentou problemas com o acerto do caminhão, teve de lidar com as dificuldades em ultrapassar em Tarumã, tratou somente de levar seu ‘bruto’ #21 intacto até o fim e completou uma prova em décimo e outra em nono.
Com os resultados deste domingo, Danilo Dirani subiu para a vice-liderança da temporada, restando uma etapa para o desfecho da temporada regular, com 172 pontos, enquanto Wellington Cirino está na quarta colocação, a três pontos do top-3. Na Elite, Djalma PIvetta segue em boa posição na tabela e ocupa a quarta posição do campeonato.
A próxima jornada da Iveco Usual Racing na Copa Truck já tem data marcada. Danilo Dirani, Wellington Cirino e Djalma Pivetta vão acelerar no Circuito dos Cristais, em Curvelo, no regresso da categoria ao autódromo mineiro, entre os dias 15 e 17 de novembro. Será a oitava e última etapa da temporada regular, antecedendo à decisão do título da temporada 2024.
Fonte: BV Press