Município adquiriu veículo adaptado para pessoa com deficiência com recursos do Ministério da Saúde; atualmente, são cerca de 600 atendimentos por dia
A partir desta terça-feira (15/10), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Diadema passa a contar com um micro-ônibus para ampliar e qualificar o serviço de transporte de pacientes, com mais segurança, agilidade e conforto. A aquisição do veículo, modelo Marcopolo/Volare Attack 8, foi feita com recursos do Ministério da Saúde do governo federal, com investimentos de R$ 575,6 mil.
A capacidade do micro-ônibus é de 24 passageiros, além do motorista. É equipado com elevador para embarque e desembarque de paciente cadeirante, ar condicionado e kit multimídia.
Atualmente, o serviço de transporte de pacientes realiza cerca de 600 atendimentos por dia, com 27 veículos, sendo 14 vans e 13 carros. Está em licitação a aquisição de mais três vans adaptadas.
Transporte sanitário
O serviço de transporte sanitário é destinado a pacientes para consultas, exames e tratamentos eletivos do SUS e funciona de segunda a sexta, das 7h às 18h. São utilizados critérios de prioridade para pacientes de quimioterapia, radioterapia, hemodiálise e oxigenoterapia, conforme protocolo de atendimento do município. O micro-ônibus também será utilizado para atividades dos pacientes atendidos pela Saúde Mental do município.
Para solicitar o serviço, o paciente deve procurar a UBS onde é matriculado e passar por entrevista com assistente social, apresentando cartão do SUS e relatório médico. Em seguida, a equipe de regulação do município realizará a análise do caso. Caso a solicitação esteja de acordo com o protocolo, o paciente é encaminhado ao setor de transporte para cadastro e agendamento.