Em Interlagos, Experimenta! Comida, saúde e cultura tem programação voltada à gastronomia afro-brasileira

Entre os dias 15 e 27 de outubro, o Sesc SP realiza o Experimenta! Comida, saúde e cultura, projeto que aborda o comer em diálogo com diferentes campos do conhecimento. Em sua oitava edição – realizada no mês do Dia Mundial da Alimentação (16/10) -, Entre os dias 15 e 27 de outubro, o Sesc São Paulo realiza a 8ª edição do Experimenta! Comida, saúde e cultura.. Com mais de 130 atividades gratuitas todas as unidades do Sesc, na capital, litoral e interior do estado. , a programação está dividida em eixos temáticos e conta com feiras, vivências, oficinas, bate-papos e palestras com a participação de chefs de cozinha, nutricionistas, historiadores, produtores agrícolas e especialistas com diversas formações na área.

No Sesc Interlagos, a programação reúne duas oficinas que visam aproximar os participantes das contribuições culinárias de matrizes africanas. Passando por aspectos históricos, culturais, pratos típicos e ingredientes ligados à cultura afro-brasileira, é possível aprender receitas, desfrutar de degustações e ainda refletir sobre como a gastronomia tem sido uma importante ferramenta de transformação social. Confira abaixo a programação da unidade:

 

Cozinha Quilombola – Resgatando a história
Oficina com Ieda de Matos
Nesta oficina, a chef Ieda Matos compartilhará com o público a história da culinária quilombola, enquanto prepara um prato típico. Ao final, os participantes poderão desfrutar de uma degustação.
Dias 16 e 26/10, quarta e sábado, das 11h às 13h
Dia 23/10, quarta, das 14h às 16h | CAFÉ CAMPESTRE | A partir dos 12 anos | Distribuição de senha no local com 30 min. de antecedência.

Banquete dos Orixás – Caruru Iorubá
Oficina com Caito Melo
A atividade “Banquete dos Orixás – Caruru Iorubá” celebra um dos pratos que fazem parte do repertório gastronômico e cultural baiano, o caruru, cuja origem remonta aos quilombos e terreiros de matriz afro-brasileira. O prato, também chamado de “caruru iorubá”, “caruru de Cosme e Damião” ou “caruru completo”, vai além de uma refeição: é uma oferenda, e cada um dos preparados é uma homenagem a um Orixá diferente.
Nesta oficina, o gastrônomo, food stylist e diretor de arte Caito Melo conta a história da construção da cozinha quilombola preta no Brasil e ensina os seguintes pratos do caruru iorubá: cabeça de negro (principal base de sabor da culinária baiana), xinxim de galinha, vatapá e caruru simples.
Dias 16 e 17/10, quarta e quinta, das 13h às 16h30 | CAFÉ CAMPESTRE | Todas as idades | Distribuição de senha no local com 30 min. de antecedência.

SERVIÇO
Sesc Interlagos
Endereço: Avenida Manuel Alves Soares, 1100 – Parque Colonial
De quarta a domingo e feriados, das 9h às 17h
Estacionamento: R$ 17,00 com credencial plena e R$ 34,00 sem credencial
Entrada Gratuita

Fonte: Bacuri Comunicação | Angelo Miguel

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.