Ao longo do mês de outubro, acontece a 5ª edição do projeto Juventudes: Arte e Território. A ação realizada pelo Sesc São Paulo em 26 unidades na capital, Grande São Paulo, interior e litoral do estado, incentiva, discute e valoriza a potência das produções culturais das diversas juventudes.
Outubro é o mês da juventude no Sesc São Paulo, com o projeto “Juventudes: Arte e Território” destacando a diversidade e suas produções culturais. A programação vai além do fazer artístico, promovendo conexões reais e dando espaço para novas vozes, com atividades como intervenções, debates e oficinas. Focado em jovens de 13 a 29 anos, o projeto busca ampliar o acesso à cultura, formar vínculos e valorizar as vivências dos jovens, em sintonia com os objetivos do Estatuto da Juventude e do Estatuto da Criança e do Adolescente.
Por meio de uma Feira de Ideias, que acontecerá no domingo dia 20 a partir das 12h no Sesc Santo André, será possível compartilhar as histórias, vivências e as formas como as diversas juventudes expandem os limites de seus territórios, não só geograficamente, mas também culturalmente. Um espaço pra trocar ideias, conhecimentos e vivências de jovens para jovens.
É especialmente das periferias – locais, por vezes, estigmatizados e marginalizados, mas também cada vez mais reconhecidos como espaços de potente produção cultural – que surgem expressões e manifestações de resistência e reivindicação de pessoas jovens quanto ao seu lugar. A ação do Sesc dá palco e reverbera a voz dessas produções, que vão além do fazer artístico.
Criado em 2019, o Juventudes: Arte e Território vêm reunindo, ao longo de suas edições, jovens artistas como o cartunista Pedro Vinicio, que participou da edição on-line de 2020 e, atualmente, faz sucesso nas redes com desenhos que refletem o cotidiano; e o rapper e escritor Owerá, jovem Guarani que vive na Terra Indígena do Krukutu Guarani, situada no extremo sul da cidade de São Paulo, que passou pelo projeto em 2022, e realizou parcerias com nomes como Criolo e Alok.
Juventudes
Desde sua criação, há 78 anos, o Sesc São Paulo tem atendido adolescentes e jovens em diversas atividades e programas, reconhecendo a importância desse público ao longo de sua trajetória. O programa Juventudes intensifica esse trabalho com estímulo à participação efetiva e ao protagonismo de pessoas com idades entre 13 e 29 anos, atuando com a finalidade de ampliar o repertório cultural, estimular a convivência, formar vínculos e respeitar as diferenças desses públicos. O Arte e Território é uma das ações desenvolvidas pelo programa, que tem no acesso à cultura e ao lazer, garantido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente e pelo Estatuto da Juventude, uma importante referência de atuação.
Sesc Santo André:
Feira de ideias: As Juventudes no Trajeto
Com MC David, DJ Gurunga e Organizações, Coletivos e Empreendedores LGBT+ da Região do ABCDMRR
A Feira de Ideias: As Juventudes no Trajeto se apresenta como uma proposta de integração, com ênfase nas juventudes LGBTQIAPN+ e visa contribuir para a promoção das pautas da diversidade, oferecendo múltiplas atividades ao longo do dia, como bate-papos, mesas de ideias e apresentações culturais. A programação se insere no Projeto Trajeto-Afeto, que busca fortalecer espaços e iniciativas de acolhimento na região do ABCDMRR, incluindo o Sesc.
Programação do dia:
– 12h: Abertura da Feira
– 12h – 16h: Intervenções entre as falas com DJ Luan Gurunga
– 12h10: Fala das educadoras do Programa Juventudes.
– 12h20: Apresentação do MC Dedeh
– 12h30: Bate-papo com Spartanos
– 12h55: Bate-papo com ABCD’s
– 13H20: Bate-papo com Associação Parada LGBT+ de São Bernardo
– 13h50: Bate-papo com Instituto Lar Dona Claudia
– 14h15: Bate-papo com IBRAT – ABC
– 14h40: Bate-papo com Viva a Diversidade
– 15h05: Bate-papo com ONG Atravessam
– 15h30: Bate-papo com Ocupa Sapatão ABC
– 15h55: Bate-papo com Casa Neon Cunha
– 16h05: Encerramento com as Educadoras do Programa Juventudes
– 16h20: Intervenção de Poesia com Dedeh.
– 17h30: Apresentação Mandinga do Futuro: Capoeira Vogue
Dia 20/10, domingo, das 12h às 16h
Área de Convivência
Livre – Autoclassificação
Grátis
Fonte: Sesc Santo André