Serviço conta com voluntários para apoiar e fortalecer crianças que precisam ser separadas de suas famílias
A partir de novembro, o Instituto Fazendo História iniciará uma nova Formação para Famílias Acolhedoras. O Instituto é uma organização que atua pela garantia dos direitos de crianças e adolescentes que vivem em serviços de acolhimento, separados de suas famílias, na cidade de São Paulo. O Serviço Famílias Acolhedoras tem o objetivo de dar cuidado e carinho até que a criança possa voltar para sua família de origem ou ser encaminhada para adoção.
O primeiro passo para quem deseja se candidatar como uma família acolhedora é participar de uma das palestras de apresentação que acontecem mensalmente, online. As próximas serão nos dias 24 de outubro e 13 de novembro e já estão com as inscrições abertas. Neste primeiro momento, serão apresentados mais detalhes sobre o processo de acolhimento, e direcionamentos para a próxima etapa, que é a formação completa.
Já os encontros para formação de novas famílias acontecerão durante o mês de novembro, a partir do dia 19. Ao longo de sete reuniões, que serão revezadas entre online e presenciais, os participantes terão a chance de conhecer mais profundamente sobre o acolhimento, a criação de vínculos, laços e rupturas, histórias de vida de famílias que já acolhem, entre outros pontos. A parte presencial será realizada em uma das sedes do Instituto, na Rua Batista Cepelos 226, Aclimação. Confira abaixo o cronograma completo:
- 19/11 (terça-feira) – 19h – Presencial
-
- Conhecendo o Acolhimento
- 21/11 (quinta-feira) – 19h – Online
-
- Vínculo e desenvolvimento
- 23/11 (sábado) – 10h – Presencial
-
- Famílias
- 25/11 (segunda-feira) – 19h – Presencial
-
- Laços e Rupturas
- 27/11 (quarta-feira) – 19h – Online
-
- Histórias de Vida
- 29/11 (sexta-feira) – 19h – Online
-
- Construindo o acolhimento
- 30/11 (sábado) – 10h – Presencial
-
- Presencial
Entre os requisitos para ser uma família acolhedora junto ao Instituto Fazendo História é necessário morar na região central de São Paulo, ser maior de 25 anos e possuir uma rede de apoio. Não é preciso ser casado(a) e todas as configurações de família são aceitas, independente de gênero, raça, idade ou estado civil. Acima de tudo, é indispensável ter tempo para os cuidados com a criança e o para o acompanhamento da equipe do serviço, e comprometer-se em exercer a função de proteção até o encaminhamento da criança. Todos os critérios que devem ser atendidos estão no formulário de inscrição para a palestra informativa e no site do IFH.
O acolhimento familiar é uma política pública prioritária pelo ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente – para quando crianças ou adolescentes precisam ser afastados temporariamente de suas famílias de origem. Em vez de irem para um abrigo, as crianças acolhidas nessa modalidade são cuidadas por uma família voluntária, que as recebe em casa, até que possam voltar em segurança para suas famílias biológicas ou sigam para adoção. As famílias que forem selecionadas recebem acompanhamento do Instituto durante todo o processo de acolhimento. A criança e as famílias acolhedoras são acompanhadas por psicólogos, enquanto isso, os assistentes sociais oferecem apoio às famílias de origem para atuar na superação dos motivos que levaram à situação de acolhimento.
O Instituto Fazendo História realiza o acolhimento apenas de crianças na primeira infância, até seis anos. “Nessa etapa da vida, o convívio junto a uma família, com um cuidado individualizado e constante, realizado pelos mesmos cuidadores, têm maior potencial transformador. Por isso é tão importante que crianças na primeira infância sejam encaminhadas para famílias voluntárias, como define o Estatuto da Criança e do Adolescente”, explica Andreia Barion, diretora executiva do Instituto Fazendo História. “Não que nas demais fases da vida o convívio familiar não seja prioritário. No entanto, a atenção integral, cuidadosa e consistente, permeada por afeto e carinho, moldam o desenvolvimento sadio dos pequenos”, destaca ela.
Sobre o Instituto Fazendo História
O Instituto Fazendo História é uma organização da sociedade civil fundada em 2005, que colabora com o desenvolvimento de crianças e adolescentes acolhidos, a fim de fortalecê-los para que se apropriem e transformem suas histórias, rompendo ciclos de abandono, ruptura e violência. Atua por meio de 5 programas e um serviço de acolhimento familiar, ferramentas que contribuem para que essas crianças encontrem no acolhimento uma oportunidade de reparação afetiva. É integrante da Coalizão pelo Acolhimento em Família Acolhedora, que tem como meta aumentar para 20% o número de crianças acolhidas nesta modalidade até 2025.
“Toda criança tem o direito de crescer com afeto e cuidado.” É com esse lema em mente que o Instituto Fazendo História tem mudado a realidade de crianças e adolescentes que vivem em abrigos desde 2005. A missão da iniciativa é garantir que esses jovens, separados de suas famílias, possam ter um desenvolvimento integral e sejam protagonistas de suas vidas, interrompendo um ciclo de abandono e violência.
Fonte: Atomica Lab