Com pole position, vitória praticamente de ponta a ponta e maior pontuação da etapa, campeão mais jovem da Stock Car foi o principal nome da rodada de El Pinar. Felipe Massa mantém liderança do campeonato, agora seguido por Gabriel Casagrande

Felipe Fraga está de volta ao topo da Stock Car Pro Series. O tocantinense concretizou um grande fim de semana na estreia da principal categoria do automobilismo brasileiro no Uruguai e, depois de conquistar a pole position, confirmou a performance maiúscula com a vitória na corrida principal disputada no Autódromo de El Pinar, na tarde deste sábado (26 de outubro), a bordo do seu Chevrolet Cruze. Este é o primeiro triunfo de Fraga correndo com a Blau Motorsport, também o primeiro desde seu retorno à Stock Car e o 20º da carreira, em feito que o coloca entre os dez maiores vitoriosos da categoria.

Dudu Barrichello (Toyota Corolla da Mobil Ale Full Time) foi outro nome de destaque desta tarde em El Pinar. Combativo, o jovem de 23 anos largou em quarto, chegou até a ser um postulante à vitória, mas marcou mais um resultado positivo na temporada com seu quarto pódio ao receber a bandeira quadriculada na segunda posição. Fraga e Dudu fizeram o mesmo número de pontos, 106, mas o piloto da Blau levou o Troféu Vivo Man of the Race por ter sido o vencedor da etapa.

O pódio foi completado por um piloto que, novamente, vem mostrando ser de “chegada”: em franca ascensão nesta reta final de campeonato, o bicampeão Gabriel Casagrande (A.Mattheis Vogel) conseguiu uma importante terceira colocação que, definitivamente, o coloca com chances reais de buscar o tricampeonato da Stock Car.

Felipe Massa (TMG Racing) concluiu a corrida principal no quarto lugar, embora o resultado esteja pendente em razão da investigação por parte dos comissários após incidente com outro postulante ao título, Felipe Baptista (Crown Racing). Autor da maior escalada do sábado, Gianluca Petecof (Full Time Sports) largou em 24º e finalizou na quinta posição, resultado que o tornou um dos nomes da prova. Rafael Suzuki (TMG) foi o sexto, terminando logo à frente de Ricardo Zonta (RCM Motorsport). Baptista foi o oitavo colocado, enquanto Julio Campos (Pole Motorsport) e Arthur Leist (Full Time Sports) fecharam a relação dos dez primeiros, enquanto Rubens Barrichello terminou em 11º na sua 250ª corrida pela Stock Car.

Como foi a corrida — A prova principal da primeira jornada da Stock Car no Uruguai teve Felipe Fraga na pole position. O campeão de 2016 e piloto da Blau Motorsport largou lado a lado com Felipe Massa, vindo de uma corrida sprint complicada pela manhã. Na esteira do triunfo no começo do mês, em Buenos Aires, Gabriel Casagrande partiu de terceiro, à frente de Dudu Barrichello e Gaetano Di Mauro, enquanto Felipe Baptista iniciou a tarde na sexta posição do grid. Baptista e Massa iniciaram a corrida empatados na liderança do campeonato, ambos com 706 pontos.

Fraga tinha somente uma estratégia em mente: usar os 35 pushes — dos 38 que foram disponibilizados para a etapa — para buscar sua primeira vitória correndo pela equipe Blau. Massa largou com 36 pushes para usar nesta tarde, um a mais que Felipe Baptista. Por sua vez, Casagrande tinha 27 acionamentos remanescentes do botão de ultrapassagem.

O começo de prova foi favorável a Fraga, que mostrou performance e abriu para Massa, enquanto Dudu Barrichello usou o push para ultrapassar Casagrande. Entretanto, o safety-car foi acionado pela direção de prova por conta de incidente envolvendo Ricardo Maurício, Cesar Ramos e Cacá Bueno. Na relargada, o piloto do Chevrolet Cruze #88 sustentou com propriedade a liderança, enquanto logo atrás Dudu passou Massa e subiu para segundo antes da abertura da janela de pit-stops obrigatórios.

Na ponta da prova, Fraga foi um dos primeiros a fazer sua parada, enquanto Dudu aproveitou a pista livre para acionar o push e tentar conquistar a posição. O Toyota Corolla #91 foi aos boxes na volta 13. No fim das contas, levou a melhor quem parou antes, Fraga voltou à frente e partiu para buscar a vitória em El Pinar. Massa também se deu bem após o pit-stop e deixou Barrichello para trás ao assumir novamente a segunda posição. Mas logo em seguida, o ex-Fórmula 1 escapou na saída da curva Gonzalo Rodríguez e foi superado por Dudu e Casagrande.

Massa voltou a enfrentar problemas quando se envolveu em incidente com Felipe Baptista, que voltava à pista após ter feito seu pit-stop. Em meio às investigações dos comissários, a sequência da prova teve disputas bem interessantes. Uma delas envolveu Gianluca Petecof, que escalou muitas posições depois de ter largado em 24º e deixou Felipe Baptista para trás para assumir a nona posição, que virou oitava quando Átila Abreu foi o último a cumprir o pit-stop obrigatório. Outra batalha rendeu um duelo de gerações entre o tricampeão Daniel Serra e o “rookie” Zezinho Muggiati.

Perto da volta final, Gaetano Di Mauro teve de lidar com a quebra no semieixo do carro e abandonou quando vinha em quarto. Massa herdou a colocação e a manteve até a bandeirada final, seguido bem de perto por Gianluca Petecof, um dos nomes da corrida depois de conquistar 19 posições e terminar em quinto lugar.

A festa do pódio — O vencedor da corrida principal destacou o trabalho da equipe para entregar um carro que se mostrou confiável e com muita performance para lhe dar a vitória neste sábado. “Pra falar a verdade, foi muito tranquilo. O carro estava muito bom, pit-stop tipicamente perfeito, e consegui abrir bastante. Lógico que é sempre tenso até o fim porque, na Stock Car, se você vacilar, perde tudo. Mas hoje foi uma corrida tranquila. Ano passado fiz três poles, mas nunca foi tranquilo. E hoje deu tudo certo para a gente. Só agradecer à minha equipe, todos os mecânicos, que nunca desistiram, sempre tentando trazer essa vitória. Eles merecem demais”, declarou.

Dudu Barrichello enalteceu o resultado de El Pinar, o seu quarto no ano, e reforçou a curva de aprendizado que vive em sua segunda temporada na Stock Car. “Foi uma corrida bem bacana. Evoluímos bastante o carro durante o fim de semana e estou muito feliz. Viemos de uma etapa bem complicada em Buenos Aires, e agora subi no meu primeiro pódio em corrida principal. Tentei otimizar no pódio e acabei errando, é um risco que a gente corre, e tenho muito a aprender. Agradeço à Full Time, que fez um trabalho excepcional com um pit-stop super bom. Sem eles, não teria chegado em segundo, então estou bem feliz com esse pódio”.

Por fim, Casagrande ressaltou a ascensão nas últimas etapas e enfatizou: “Crescemos na hora certa. Estou muito feliz pelo desempenho nas duas últimas etapas. A vitória na Argentina nos trouxe um ânimo a mais. Agora estamos em segundo no campeonato, muito perto. Tudo isso nos dá ainda mais energia para buscarmos muitos pontos nessas duas etapas restantes. Estou bem confiante, por tudo o que fizemos nessas últimas etapas”, afirmou o bicampeão.

A caminho da reta final — Depois do mês internacional de outubro, a Stock Car se encaminha para definir os finalistas de uma acirrada e imprevisível temporada 2024. A capital de Goiás será o cenário da última oportunidade para os pilotos buscarem uma boa pontuação para garantir um lugar na luta pelo título na Super Final BRB, marcada para o Autódromo de Interlagos, entre 13 e 15 de dezembro, com muitas atrações dentro e fora da pista, com a BRB Stock Car Fan Zone Mr. Moo.

Em fim de semana repleto de velocidade, com sétima etapa do BRB Fórmula 4 Brasil e a definição dos campeões sprint da Turismo Nacional em 2024, a 11ª e penúltima etapa da Stock Car será realizada entre 23 e 24 de novembro, no Autódromo Internacional de Goiânia Ayrton Senna.

Stock Car Pro Series, temporada 2024
Etapa 10, El Pinar, Uruguai
Corrida principal, resultado final*
1º – Felipe Fraga (Blau Motorsport/Chevrolet Cruze), 37 voltas em 52min13s292
2º – Dudu Barrichello (Mobil Ale Full Time/Toyota Corolla), a 5s497
3º – Gabriel Casagrande (A.Mattheis Vogel/Chevrolet Cruze), a 6s013
4º – Felipe Massa (TMG Racing/Chevrolet Cruze), a 6s952
5º – Gianluca Petecof (Full Time Sports/Toyota Corolla), a 7s581
6º – Rafael Suzuki (TMG Racing/Chevrolet Cruze), a 9s623
7º – Ricardo Zonta (RCM Motorsport/Toyota Corolla), a 10s658
8º – Felipe Baptista (Crown Racing/Toyota Corolla), a 11s392
9º – Júlio Campos (Pole Motorsport/Chevrolet Cruze), a 12s315
10º – Arthur Leist (Full Time Sports/Toyota Corolla), a 13s213
11º – Rubens Barrichello (Mobil Ale Full Time/Toyota Corolla), a 14s982
12º – Lucas Foresti (A.Mattheis Vogel/Chevrolet Cruze), a 18s259
13º – Zezinho Muggiati (KTF Racing/Chevrolet Cruze), a 19s235
14º – Bruno Baptista (RCM Motorsport/Toyota Corolla), a 25s550
15º – Thiago Camilo (Ipiranga Racing/Toyota Corolla), a 26s004
16º – Allam Khodair (Blau Motorsport/Chevrolet Cruze), a 32s098
17º – Nelson Piquet Jr. (Cavaleiro Sports/Chevrolet Cruze), a 32s887
18º – Enzo Elias (Crown Racing/Toyota Corolla), a 33s360
19º – Marcos Gomes (KTF Racing/Chevrolet Cruze), a 33s733
20º – Lucas Kohl (WOKIN Garra Racing/Chevrolet Cruze), a 35s063
21º – Daniel Serra (Eurofarma RC/Chevrolet Cruze), a 40s782
22º – Átila Abreu (Pole Motorsport/Chevrolet Cruze), a 44s828
23º – Vitor Baptista (Scuderia Chiarelli/Toyota Corolla), a 54s279
24º – Cacá Bueno (KTF Sports/Chevrolet Cruze), a 1min21s642
25º – Gaetano Di Mauro (Cavaleiro Sports/Chevrolet Cruze, a 1 volta

Não completaram
Cesar Ramos (Ipiranga Racing/Toyota Corolla), a 16 voltas
Ricardo Maurício (Eurofarma RC/Chevrolet Cruze), a 35 voltas
*resultado extraoficial

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.