O mês do horror está aí recheado de festas e filmes que animam o mês do Halloween, fantasias assustadoras, decorações em bares, restaurantes, especiais de filmes de terror nos streamings, mas para os amantes da literatura também é um momento para ler os livros mais assustadores da estante e para ajudar vocês nisso vou apresentar livros que farão você se arrepiar.
Mas antes precisamos nos perguntar o motivo das pessoas terem tanto fascínio pelo terror, como gostar de algo que lhe dá medo? E a resposta está exatamente ai! As pessoas gostam de testar seus medos de forma controlada, e nada melhor do que um filme ou livro de terror.
A neuropsicóloga Kristen Knowles afirma que assistir a filmes ou ler livros de terror é uma forma segura de vivenciar o medo, pois as ficções produzem endorfina e dopamina, hormônios associados ao prazer e ao alívio do estresse.
Noël Carroll, que desenvolveu o conceito Paradoxo do terror, é estudioso e filosofo renomado do tema, defende que o horror é uma emoção que surge em resposta a situações que nos causam medo, aflição, que possam de algum modo comprometer nossa integridade física.
As histórias de terror nos permitem explorar o obscuro, paranormal, podemos entrar em realidades distópicas, imaginar como seria viver entre zumbis, entrar em cenários de perseguição com assassinos, até conseguimos prever algumas ações, como ver as personagens, entrando num porão escuro após ouvir um barulho assustador e já saber o que vai acontecer.
Os livros de terror sempre permearam nossa sociedade, podemos iniciar citando nosso querido Edgar Alan Poe que desde meados de 1840 escreve contos arrepiantes como O Gato Preto, Os Assassinatos na Rua Morge e o clássico, O corvo.
E como falar de terror sem citar o mestre Stephen King, com dezenas de livros aterrorizantes e muitas adaptações para filmes como, IT, O Cemitério, O Iluminado e tantos outros, confesso que a leitura do livro Cemitério me causa arrepios até hoje. Não posso deixar de fora o Drácula de Bram Stoker e as obras de H.P Lovecraft.
Novos autores também ganharam muito espaço ao longo dos anos como Neil Gaiman com Coraline e Sadman, a autora C.J Tudor, dos livros Homem de Giz e O que aconteceu com Annie, autora Annie Ricce com Entrevista com Vampiro. Como autor nacional indico nosso querido Raphael Montes e seu livro O Vilarejo.
Para quem não curte livros grandes, temos livros com contos, as Graphic Novel ou HQ, indico Creepshow do Stephen King, A Noite dos Mortos-Vivos do Instin Bonnetti, uma atualização modernizada do clássico filme de mesmo nome do diretor George A. Romero.
Agora você está pronto para aproveitar a última semana do mês do horror, hora de colocar as leituras em dia e morrer de medo com essas histórias.
Por Leticia Fermiano
Muito bom Lelê!
Nossa eu já li muitos livros de terror, são ótimos.
Gostei muito Le, sua escrita é muito boa.
Voltou a escrever Lele? Muito bom como sempre, você é incrível.
Adoro o halloween! Já li alguns desses livros.
Voltou a escrever artigos! Estava com saudade, já li o Cemitério medooooo
Adorei as dicas !
Oiee
Curto muito halloween
Tenho medo de filme de terror
Mas gosto de assistir
Adoro Halloween
Eu amo filmes e livros de terror
Amei as dicas
O halloween é uma festa !!!
🎃
Eu amo filmes e livros de terror
Amei as dicas
O halloween é uma festa !!!
🎃
Eu adorei as dicas de livros e filmes, ainda mais nesse dia tão especial!
Já assisti Entrevista com Vampiro na adolescência e sem dúvidas é um dos meus favoritos.
Parabéns pelo artigo e certamente vou aproveitar a indicação de algum filme para hoje.
O Halloween é uma das melhores épocas do ano, das mais divertidas, não só pelos filmes, mas pelo clima que o período traz!! Só der ler já da uma alegria, pois ainda tem uma semana pra curtir!