Evento destaca a importância da cultura afro-brasileira em celebração no Teatro Nelson Rodrigues

O Prêmio Ubuntu de Cultura Negra 2024 promete ser um marco na valorização da arte e da cultura afro-brasileira. Em sua quarta edição, o evento acontecerá no dia 13 de novembro no renomado Teatro Nelson Rodrigues, às 17h, no Rio de Janeiro. O grande homenageado será o comentarista Marcos Lucas Valentim, líder do grupo étnico-racial da TV Globo e um dos fundadores do ‘Ubuntu Esporte Clube’ (o primeiro projeto audiovisual da Globo formado exclusivamente por jornalistas negros). Valentim também assumirá o título de Embaixador Ubuntu, sucedendo a saudosa Lea Garcia, uma defensora incondicional da cultura negra.

Resgatando o legado africano
Idealizado por Paula Tanga, assistente social, ativista e presidente da ONG Afrotribo, o Prêmio Ubuntu de Cultura Negra foi criado com o objetivo de enaltecer a cultura negra e destacar ações que fortalecem a cidadania e a coletividade afro-brasileira. “A ocupação cultural, o fazer artístico e a troca entre artistas são essenciais para buscar ações que contemplem o fortalecimento, a reflexão e a visibilidade da cultura afro-brasileira”, destaca Paula, que também é estudante de Relações Internacionais e tem dedicado mais de duas décadas à promoção da cultura afro-brasileira.

A premiação, que já agraciou figuras ilustres como Lea Garcia, Juliana Alves, Hélio de La Peña e a jornalista e economista Miriam Leitão (na categoria antirracista), consolida-se como referência no cenário cultural brasileiro. O evento celebra artistas e personalidades que contribuem para o fortalecimento da cultura afro e resgata o legado ancestral africano, enraizado nas diversas manifestações culturais presentes na música, literatura, culinária, moda e religião.

A filosofia Ubuntu como inspiração
O conceito de Ubuntu, que dá nome ao prêmio, é uma filosofia africana que enfatiza a importância da coletividade e da interdependência entre as pessoas. Na visão de Paula Tanga, essa filosofia reflete a essência do prêmio, que busca valorizar o ser humano em sua plenitude, destacando que “uma pessoa se torna pessoa através de outras pessoas”.

A ONG Afrotribo, responsável pela realização do Prêmio Ubuntu de Cultura Negra, atua há 20 anos em São Gonçalo, Rio de Janeiro, promovendo a educação, a cultura afro-brasileira e a leitura em comunidades carentes. Com cinco salas de leitura e um acervo de mais de 10 mil livros, a organização oferece cursos, oficinas e programas de empregabilidade, sempre com o foco em empoderar e transformar vidas.

Reconhecimento e futuro
Com o Prêmio Ubuntu de Cultura Negra, Paula Tanga reafirma seu compromisso com a valorização da cultura negra e o empoderamento da comunidade afro-brasileira. “Meu trabalho é árduo, mas recompensador. Saber que estamos oportunizando vidas e levando conhecimento para as comunidades carentes não tem preço”, afirma a idealizadora.

Paula, que também é Embaixadora dos Quilombos de Itacaré, na Bahia, sonha em tornar o Prêmio Ubuntu um evento internacional, ampliando ainda mais o alcance e o impacto dessa celebração da cultura negra. “Nunca desistam dos seus sonhos. Não é fácil, mas também não é impossível”, encoraja Paula Tanga, que tem transformado sua paixão pela arte em uma poderosa ferramenta de mudança social.

O Prêmio Ubuntu de Cultura Negra 2024 já é aguardado com grande expectativa e promete ser uma celebração emocionante e inspiradora, reafirmando o poder da cultura afro-brasileira na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Categorias e Homenageados de 2024

Pilares da Resistência: Quilombo Sacopã, Quilombo Ferreira Diniz, Quilombo do Camorim, Quilombo D’Oiti

Potências Esportivas: Robson Caetano, Betânia Silva, Vini Jr.

Potências Literárias: Miriam Alves, Renato Nogueira, Rô Sant’Anna

Influência Negra: Adalberto Neto, Raphael Vicente, Gabriela Loran, Isa Black Woman, Rezzito

Infanto-juvenil: Levi Asaf, Lua Miranda, Ygor Marçal, Gabriely Mota, Tom Zé, Miguelzinho do Cavaco

Cenas Pretas (Ator): Ailton Graça, Raphael Logam, Fabrício Boliveira

Cenas Pretas (Atriz): Tatiana Tibúrcio, Edvana Carvalho, Roberta Rodrigues, Jéssica Ellen

Potências (Revelação): Diogo Almeida, Ludmillah Anjos, King Saints, Amaury Lorenzo, Evaldo Macarrão

Potências (R.P.): Naira Fernandes, Clarisse Miranda, Mônica Nega

Potências Audiovisual: Dom Filó, Sabrina Fidalgo, Clementino Jr, Aline Prado

Potências Arte Movimento: Hilton Cobra, Mãe Baiana, Menina Mojubá, Albatroz CIA

Potências Inspiradoras: Maria Soares, Quitéria Chagas, Alexandre Sil, Daniel Guimarães, Marcele Oliver, Dih Moraes, Ricardinho Pró, Assist, TR Zulu, Estevão Ciavatta, Fred Nicácio, Tainá de Paula, Ronald Pessanha

Potências da Fé: Márcia Marçal, Frei Davi, Kleber Lucas, Álvaro Neto

Potências Antirracistas: Fábio Araújo, Tuka Oliveira, Marcello Peral, Regina Casé, Piero Cabral, Felipe Mattos, Ana Cristina Campello, Ana Paula Brasil, Rodrigo T.Ribeiro, Guilherme Pimentel, Vik Berberck, Alvinho da Camélia, Tiago Gomes

Serviço
Evento: Prêmio Ubuntu de Cultura Negra 2024
Data: 13 de novembro de 2024
Horário: 17h
Local: Teatro Nelson Rodrigues – Av. República do Chile, 230 – Centro, Rio de Janeiro, RJ
Ingressos: Gratuitos, com retirada antecipada na bilheteria do teatro

 

Fonte: Rodrigo – Tô na Fama 

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.