“Tudo Faz Sentido” é fruto de trabalhos feitos por João Silveira em Harvard e na UFRJ
Em um mundo onde a tecnologia redefine a forma como nos comunicamos e criamos, influenciadores digitais brasileiros como Mari Kruger, que populariza a ciência de forma engraçada e irreverente, Felipe Neto, com sua abordagem diversificada que vai de crítica social a entretenimento, e Casimiro, que revolucionou a forma como consumimos esportes e outros conteúdos, exemplificam uma nova categoria de pensadores multifacetados e transdiciplinares.
João Silveira, pesquisador brasileiro radicado na França, traz em seu livro “Tudo Faz Sentido: Conectando os Pontos entre Arte, Ciência e Inovação“, (Labrador), uma análise profunda sobre como a conexão entre diferentes áreas do conhecimento pode impulsionar a inovação e criar soluções para os desafios modernos, exatamente o que grandes criadores de conteúdo e de inovação fazem em tempos atuais.
Essas pessoas se destacam ao combinar habilidades técnicas e criativas em suas produções, refletindo a síntese entre arte e ciência contemporânea. Embora os influenciadores não sejam o tema do livro e compará-los a um gênio como Da Vinci possa parecer exagerado, é inegável que, assim como ele integrava diversas áreas para inovar, eles também adotam essa convergência ao explorar diferentes temas e aplicar múltiplas competências em seus trabalhos. Isso exemplifica a transdisciplinaridade, tema central do livro e característica de nossa era, que inspira novos caminhos para a criatividade e a inovação.
“A integração entre arte e ciência expande as fronteiras do conhecimento e abre novos caminhos para soluções criativas que o mundo moderno exige”, afirma Silveira, reforçando a importância dessa abordagem em diversos contextos. Essa visão inovadora levou “Tudo Faz Sentido” a se tornar um best-seller em três categorias da Amazon, refletindo o crescente interesse por uma abordagem que conecta diferentes áreas para gerar inovação.
Ter habilidades diversas, como raciocínio lógico, apreço pela arte e competências interpessoais, pode parecer uma combinação incomum, mas é justamente essa união que gera resultados inovadores, perceptíveis com clareza nessas pessoas. Em seu livro, João Silveira traça um panorama histórico da relação entre arte e ciência, argumentando que essa conexão entre disciplinas é essencial para enfrentar os desafios contemporâneos.
“A como a combinação de hard skills (competências técnicas) com soft skills (habilidades interpessoais e emocionais) são essenciais para o mundo contemporâneo. Ao ler o livro, conectamos os pontos e compreendemos que ambas são peças fundamentais para vivermos no mundo de hoje, complementando-se de maneira valiosa. Quando profissionais aliam essas competências, estão essencialmente unindo arte e ciência”, define Silveira.
A abordagem inovadora e o olhar único sobre a união entre arte e ciência garantiram destaque a “Tudo Faz Sentido” em seu mês de lançamento. O livro alcançou o Top #1 na categoria ‘Escolas, Períodos e Estilos’ da Amazon, além de figurar no 7º lugar em ‘Biblioteca e Ciência da Informação Política e Ciências Sociais’ e no 8º lugar em ‘Ensaios e Comentários sobre Ciência’. Esses resultados refletem o interesse crescente por uma visão transdisciplinar que conecta diferentes áreas do conhecimento para gerar soluções criativas e inovadoras.
Sobre o autor:
João Silveira, é um profissional transdisciplinar, como descrito em seu livro. Atuou como bailarino profissional, participando de mais de quatro mil apresentações ao redor do mundo. Graduado em Farmácia pela UFSC e doutor em Educação, Difusão e Gestão em Biociências pela UFRJ, sua busca por integrar diferentes campos do conhecimento o levou a atuar como pesquisador visitante em Harvard. Atualmente, reside na França, onde continua a explorar as interseções entre arte, ciência, educação e inovação.
Serviço:
Título: Tudo faz Sentido: Ligando os pontos entre arte, ciência e inovação (@oficialtudofazsentido)
Autor: João Silveira (joaosilveira.org)
Páginas: 128
Editora: Labrador
Adquira em: https://amz.run/9SPM
Fonte: Aspas e Virgulas