Evento acontece no dia 16, a partir das 12h, e reunirá coral, banda e canil da corporação
O Mercado Municipal Paulistano, o Mercadão, será palco de uma apresentação do Corpo Musical e do Canil da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo (GCM-SP) no próximo sábado, 16 de novembro, a partir das 12h.
Com mais de 36 anos de história, a banda da GCM tocará clássicos da música popular brasileira e sucessos internacionais da música contemporânea, com um repertório que vai de Demônios da Garoa e Tim Maia a Coldplay. O evento contará com 17 cantores e 20 instrumentistas, sob a regência do Inspetor Renan Gomes Luiz e do GCM Valdyr Aguiar Filho.
O Coral, com 23 anos de trajetória, apresentará um repertório diversificado, com músicas em inglês, alemão, latim, espanhol, além de línguas africanas e indígenas. Atualmente, o Coral é composto por 23 integrantes e regido pelo Classe Distinta José Carlos Milanez e pelo GCM Davi Bastos dos Santos, ambos com formação em canto lírico.
Por fim, o Canil da GCM realizará uma demonstração das atividades dos cães policiais que atuam na corporação, com uma dinâmica de improviso. O Canil desempenha um papel crucial nas ações de segurança de São Paulo, realizando patrulhamento preventivo e apoiando as demais forças de segurança. Além do trabalho nas ruas, a unidade também promove ações educativas e sociais em escolas, eventos e hospitais, conscientizando o público sobre a importância dos cães na segurança pública e sobre o respeito aos animais.
“Sabemos da importância do Mercadão para os paulistanos, brasileiros e estrangeiros. Estar presente com o nosso trabalho nesse evento é uma grande vitória para nós. Contribuímos, assim, para expandir os horizontes do Mercadão e da GCM”, afirma o Inspetor Davi Bastos dos Santos, maestro da Banda da Guarda Civil Metropolitana.
“É com grande alegria que recebemos a Guarda Civil Metropolitana no Mercadão. A parceria com a GCM não apenas nos permite oferecer um espetáculo de alta qualidade, mas também reforça nosso compromisso com a construção de um ambiente seguro e acolhedor para todos. A GCM desempenha um papel fundamental no fortalecimento da segurança no entorno do Mercadão, garantindo que nossa comunidade – visitantes e comerciantes – possa desfrutar deste espaço com tranquilidade”, afirma Aldo Bonametti, CEO da Mercado SP, concessionária que administra o Mercadão e o Mercado Kinjo Yamato.
O evento é gratuito e acontece no Espaço de Gastronomia e Cultura do Mercadão.
Serviço:
Apresentação da banda, Coral e Canil da GCM-SP
Dia: 16 de novembro, a partir das 12h
Local: Espaço de Gastronomia e Cultura do Mercadão
Endereço: Rua da Cantareira, 306, Centro Histórico
Sobre a Mercado SP SPE S.A
Desde 2021, a Mercado SP SPE S.A – Mercado SP é a concessionária responsável pela administração do Mercado Municipal Paulistano (Mercadão) e do Mercado Kinjo Yamato pelo prazo de 25 anos. A concessão envolve a operação, manutenção, reforma, restauro e exploração de ambos os mercados, com a missão de revitalizar os espaços, os mais importantes pontos turísticos da cidade de São Paulo, oferecendo uma experiência única em gastronomia, cultura e história, a partir de uma gestão eficiente, transparente, inovadora e ética, com resultados sustentáveis.
Sobre o Mercado Municipal Paulistano (Mercadão)
Inaugurado em 25 de janeiro de 1933, dia e mês do aniversário da cidade de São Paulo, o Mercado Municipal Paulistano foi projetado pelo arquiteto Felisberto Ranzini, do escritório de arquitetura de Ramos de Azevedo e se tornou um dos principais pontos turísticos da cidade e um entreposto comercial importante para o centro histórico expandido da capital paulista, que atrai visitantes do Brasil e do mundo. Em 2004, o prédio foi tombado pelo patrimônio histórico. Desde 2021 sob concessão da Mercado SP SPE, o objetivo é tornar o Mercadão a maior experiência gastronômica do mundo.
Sobre o Mercado Municipal Kinjo Yamato
Inaugurado em 1936, quando ainda era chamado de Mercado Municipal da Cantareira, passou a se chamar Kinjo Yamato em homenagem a um dos pioneiros da imigração japonesa no Brasil, na celebração dos 80 anos da chegada dos nipônicos ao país, em 1988. Desde setembro de 2021 sob concessão da Mercado SP SPE, o objetivo é reapresentar o Kinjo Yamato, o hortifruti mais charmoso da cidade. Localizado no centro histórico expandido de São Paulo, o Kinjo Yamato é um dos primeiros mercados públicos da cidade, concebido como um espaço especializado em hortifruti, inicialmente a céu aberto. Ainda nos anos 1930, recebeu, como doação, uma cobertura metálica vinda da Escócia que seria utilizada em uma estação de trem do Anhangabaú. A cobertura foi tombada pelo patrimônio histórico.
Fonte: Agência Pub