A Maré está subindo e chegando em diversas linguagens para celebrar a riqueza cultural nordestina em uma programação explosiva
O Festival Maré Cearense desembarca em São Paulo, trazendo ao público paulistano um panorama vibrante da cena artística cearense. Durante os dias 23 de novembro a 01 de dezembro, as águas da Maré vão movimentar o Sesc Ipiranga em um verdadeiro encontro de dança e teatro. O festival que foi idealizado pelo Instituto Dragão do Mar, celebra a diversidade cultural do Ceará e é uma oportunidade de encontros e intercâmbios entre regiões tão ricas culturalmente.
Inspirado na jornada dos jangadeiros liderados por Manuel Jacaré em 1941, o festival traz o conceito de “maré” como uma força cultural que carrega e traz renovação, troca e vida. A Maré Cearense propõe um mergulho na produção artística cearense e destaca-se como uma vitrine cultural no cenário nacional, promovendo a conexão entre artistas, agentes culturais e novos públicos. Além disso, o evento conta com programação gratuita e acessível em Libras, ampliando a inclusão e o acesso.
Teatro e dança em cena
No teatro, A Força da Água, peça do Pavilhão da Magnólia, com dramaturgia e direção de Henrique Fontes, traça o percurso da seca no Ceará, desde as promessas de Dom Pedro até o presente, quando a água não é reconhecida como um direito. De forma bem-humorada, o espetáculo documental revela fatos apagados e denuncia a “indústria da seca” e a falta de acesso à água potável. O espetáculo Vulcão Anastácia, do Vulcão Coletivo, promete uma experiência transmídia poderosa que explora a biografia e o simbolismo de Anastácia, ícone de fé e resistência afro-brasileira. Em uma fusão de improviso, jazz, hip-hop e dança, o espetáculo busca novas possibilidades narrativas e estéticas, incorporando o onirismo e a cultura hip-hop nas suas experimentações cênicas. Além disso, a Cia. Vata, também conhecida como Cia de Brincantes Valéria Pinheiro, traz o espetáculo Touro {Bull}, que reflete o espírito indomável do corpo e sua resistência. Essa apresentação celebra a essência da dança popular cearense e valoriza o movimento como expressão cultural de força e liberdade.
Serviço:
Teatro | A Força da Água
com Pavilhão da Magnólia
Dias 23 e 24/11, sábado 20h e domingo às 18h.
Classificação: 14 anos. Duração: 70 minutos
Teatro | Touro
com Cia. Vatá
Dias 28 e 29/11, quinta e sexta, 20h
Classificação: 12 anos. Duração: 60 minutos
Teatro | Vulcão Anastácia
com Amandyra
Dias 30/11 e 01/11, sábado 20h e domingo às 18h.
Classificação: 12 anos. Duração: 60 minutos
Todas as apresentações são gratuitas, com ingressos retirados uma hora antes no local.
Sesc Ipiranga
Rua Bom Pastor, 822 – Ipiranga – São Paulo SP | (11) 3340-2000
Fonte: Sesc Sp