Por 0s028, paulista da Cavaleiro Sports vai largar na posição de honra da corrida principal válida pela penúltima etapa do campeonato. Neste sábado, a partir de 14h30, Rafael Suzuki vai puxar a fila da prova Sprint no Autódromo Internacional Ayrton Senna
Com performance dominante na manhã deste sábado (23), Gaetano Di Mauro conquistou pela primeira vez a pole position na Stock Car Pro Series. O paulista da Cavaleiro Sports liderou os três segmentos da tomada de tempos que definiu o grid de largada das corridas principal e sprint da 11ª e penúltima etapa da temporada 2024, no Autódromo Internacional de Goiânia Ayrton Senna. Na fase decisiva, Gaetano superou Ricardo Zonta (RCM Motorsport) por meros 0s028 e anotou 1min27s887 com seu Chevrolet Cruze para conquistar o Troféu Snapdragon Pole Position no Planalto Central, em etapa decisiva para a definição dos finalistas do campeonato.
“Queria muito. Foi inesperado!”, vibrou o pole position da corrida principal da etapa, com largada às 12h15 deste domingo. “Não sabíamos que teríamos um desempenho tão sólido como foi hoje. Estou muito feliz. Estamos a caminho do fim da temporada com a Cavaleiro Sports, que fez grande trabalho durante o ano, tivemos duas vitórias juntos, então é um feito que a equipe merece. Ano que vem vou para a Eurofarma RC, time muitas vezes campeão, e espero seguir tendo o desempenho que tive neste ano com a Cavaleiro”, complementou.
Como tem sido de praxe na Stock Car, as diferenças foram muito apertadas entre os pilotos. Pouco mais de 0s6 separaram os oito primeiros colocados. Zonta, que neste domingo vai completar 300 largadas na principal categoria do automobilismo brasileiro, cravou 1min27s915 a bordo do seu Toyota Corolla e foi somente 0s021 mais rápido que Guilherme Salas, terceiro do grid com o Cruze da KTF Sports.
O tricampeão Daniel Serra (Eurofarma RC) garantiu a quarta posição, seguido por Lucas Foresti (A.Mattheis Vogel) e Ricardo Maurício (Eurofarma RC). Na luta por um lugar entre os finalistas, Felipe Baptista (Crown Racing) conquistou o sétimo lugar no grid da prova principal, enquanto Nelson Piquet Jr., companheiro de equipe de Gaetano, completou a relação dos oito primeiros.
Tal qual na abertura da etapa, realizada também em Goiânia no mês de março, Rafael Suzuki marcou o 12º tempo da classificação e, por conta da inversão do grid, vai puxar a fila da corrida sprint deste sábado, a partir de 14h30.
Soberano em Goiânia — A classificação começou da melhor forma para Di Mauro, autor da volta mais rápida da primeira parte do Q1. Vencedor duas vezes na temporada, o paulista da Cavaleiro Sports anotou 1min27s674 na sua melhor passagem, seguido por Daniel Serra e Bruno Baptista. Thiago Camilo foi o quarto, à frente de Felipe Fraga e Felipe Massa. Cesar Ramos, Rafael Suzuki, Gabriel Casagrande e Guilherme Salas completaram a relação dos dez que avançaram no Grupo 1 para o Q2.
A marca de Gaetano permaneceu como a melhor do Q1 depois da ida dos pilotos do Grupo 2 à pista. O mais rápido nesta fase da sessão foi Ricardo Zonta, um dos destaques da última sexta-feira, que registrou 1min27s704 para alcançar o topo, com 0s023 de frente para Felipe Baptista. Lucas Foresti foi o terceiro colocado, enquanto Ricardo Maurício e Enzo Elias fecharam o top-5. A lista dos competidores que seguiram para o Q2 foi completada por Nelson Piquet Jr., Julio Campos, Dudu e Rubens Barrichello e o pentacampeão Cacá Bueno.
A segunda parte da classificação consolidou o desempenho de Gaetano, que garantiu passagem para a decisão da pole position com volta em 1min27s686. Surpresa mesmo foi ver pilotos candidatos à posição de honra do grid fora da relação dos oito primeiros, casos de Gabriel Casagrande, Bruno Baptista, Felipe Fraga e Felipe Massa — que, aliás, registrou exatamente o mesmo tempo de Rubens Barrichello: 1min28s179.
Suzuki marcou o 12º tempo no Q2 ao registrar 1min28s110, meramente 0s006 mais rápido que Bruno Baptista. A diferença valeu ao piloto da TMG Racing novamente a chance de largar na frente na corrida Sprint da etapa goiana. “Esperava um pouquinho mais. A ideia era buscar entre o quinto e oitavo, mas na Stock Car um décimo faz toda a diferença. Mas, já que veio [a liderança no grid da Sprint], vamos tentar pela vitória e somar o máximo de pontos, porém sem esquecer de domingo. Quero pontuar bem para chegar ali em Interlagos entre os finalistas”, declarou.
A fase final da classificação confirmou a grande manhã de Gaetano com a pole position em Goiânia. Quem despontou como grande ameaça ao paulista foi Ricardo Zonta, dono de duas vitórias no traçado de 3.835 metros e que passou no primeiro setor com a volta mais rápida. Mas prevaleceu a boa forma de Di Mauro, que conquistou assim sua primeira pole na Stock Car.
Tem corrida logo mais — A Stock Car Pro Series volta a acelerar logo mais, a partir das 14h30, com a prova mais curta do fim de semana. A sprint de Goiânia terá 30 minutos mais uma volta de duração. No domingo, será realizada a corrida principal da rodada, marcando assim a despedida da geração dos carros sedan da categoria do Autódromo Internacional Ayrton Senna. Com 50 minutos mais uma volta, a disputa tem largada prevista para 12h10.
A Stock Car Pro Series é transmitida ao vivo pelo canal oficial da categoria no YouTube, Band (TV aberta), SporTV e BandSports (canais por assinatura), Motorsport.tv — atingindo mais de 170 países em cinco idiomas diferentes a cada etapa —, Motorsport.tv Brasil no YouTube, MAVTV Brasil Motorsports Network e MAVTV América do Norte.
Uma das grandes novidades para o fim de semana é a estreia do app Paddock Fan. Com ele, o público amante do automobilismo poderá interagir com os pilotos, acompanhar as corridas de um ponto de vista imersivo com câmeras exclusivas, ter descontos e acessos especiais, ouvir o rádio das equipes e competidores em tempo real, entre tantas outras funcionalidades.
A partir desta etapa, o app será a base de votação no Vivo Fan Push by Snapdragon, pleito que concederá a seis pilotos potência extra, trazendo ao fã a possibilidade de influenciar de forma direta nas rodadas do campeonato. A votação para a etapa deste fim de semana será concluída no próximo domingo (24/11), horas antes da largada da Corrida Principal. Mais informações sobre como baixar o aplicativo, na Play Store (Android) ou App Store (iOS) podem ser acessadas no link a seguir.
Stock Car Pro Series, temporada 2024
11ª etapa, Goiânia (GO)
Corrida principal (domingo), grid de largada
1º – Gaetano Di Mauro (Cavaleiro Sports/Chevrolet Cruze), 1min27s887
2º – Ricardo Zonta (RCM Motorsport/Toyota Corolla), 1min27s915
3º – Guilherme Salas (KTF Sports/Chevrolet Cruze), 1min27s936
4º – Daniel Serra (Eurofarma RC/Chevrolet Cruze), 1min28s075
5º – Lucas Foresti (A.Mattheis Vogel/Chevrolet Cruze), 1min28s075
6º – Ricardo Maurício (Eurofarma RC/Chevrolet Cruze), 1min28s106
7º – Felipe Baptista (Crown Racing/Toyota Corolla), 1min28s154
8º – Nelson Piquet Jr. (Cavaleiro Sports/Chevrolet Cruze), 1min28s374
Eliminados no Q2
9º – Cesar Ramos (Ipiranga Racing/Toyota Corolla), 1min28s066
10º – Thiago Camilo (Ipiranga Racing/Toyota Corolla), 1min28s078
11º – Felipe Fraga (Blau Motorsport/Chevrolet Cruze), 1min28s095
12º – Rafael Suzuki (TMG Racing/Chevrolet Cruze), 1min28s110
13º – Bruno Baptista (RCM Motorsport/Toyota Corolla), 1min28s116
14º – Enzo Elias (Crown Racing/Toyota Corolla), 1min28s166
15º – Rubens Barrichello (Mobil Ale Full Time/Toyota Corolla), 1min28s179
16º – Felipe Massa (TMG Racing/Chevrolet Cruze), 1min28s179
17º – Júlio Campos (Pole Motorsport/Chevrolet Cruze), 1min28s242
18º – Dudu Barrichello (Mobil Ale Full Time/Toyota Corolla), 1min28s271
19º – Cacá Bueno (KTF Sports/Chevrolet Cruze), 1min28s274
20º – Gabriel Casagrande (A.Mattheis Vogel/Chevrolet Cruze), 1min28s293
Eliminados no Q3
21º – Vitor Baptista (Scuderia Chiarelli/Toyota Corolla), 1min28s168
22º – Arthur Leist (Full Time Sports/Toyota Corolla), 1min28s259
23º – Marcos Gomes (KTF Racing/Chevrolet Cruze), 1min28s344
24º – Gianluca Petecof (Full Time Sports/Toyota Corolla), 1min28s450
25º – Allam Khodair (Blau Motorsport/Chevrolet Cruze), 1min28s485
26º – Átila Abreu (Pole Motorsport/Chevrolet Cruze), 1min28s661
27º – Lucas Kohl (WOKIN Garra Racing/Chevrolet Cruze) , 1min28s856
28º – Zezinho Muggiati (KTF Racing/Chevrolet Cruze), sem tempo
Corrida sprint (sábado), grid de largada
1º – Rafael Suzuki (TMG Racing/Chevrolet Cruze)
2º – Felipe Fraga (Blau Motorsport/Chevrolet Cruze)
3º – Thiago Camilo (Ipiranga Racing/Toyota Corolla)
4º – Cesar Ramos (Ipiranga Racing/Toyota Corolla)
5º – Nelson Piquet Jr. (Cavaleiro Sports/Chevrolet Cruze)
6º – Felipe Baptista (Crown Racing/Toyota Corolla)
7º – Ricardo Maurício (Eurofarma RC/Chevrolet Cruze)
8º – Lucas Foresti (A.Mattheis Vogel/Chevrolet Cruze)
9º – Daniel Serra (Eurofarma RC/Chevrolet Cruze)
10º – Guilherme Salas (KTF Sports/Chevrolet Cruze)
11º – Ricardo Zonta (RCM Motorsport/Toyota Corolla)
12º – Gaetano Di Mauro (Cavaleiro Sports/Chevrolet Cruze)
13º – Bruno Baptista (RCM Motorsport/Toyota Corolla)
14º – Enzo Elias (Crown Racing/Toyota Corolla)
15º – Rubens Barrichello (Mobil Ale Full Time/Toyota Corolla)
16º – Felipe Massa (TMG Racing/Chevrolet Cruze)
17º – Júlio Campos (Pole Motorsport/Chevrolet Cruze)
18º – Dudu Barrichello (Mobil Ale Full Time/Toyota Corolla)
19º – Cacá Bueno (KTF Sports/Chevrolet Cruze)
20º – Gabriel Casagrande (A.Mattheis Vogel/Chevrolet Cruze)
21º – Vitor Baptista (Scuderia Chiarelli/Toyota Corolla)
22º – Arthur Leist (Full Time Sports/Toyota Corolla)
23º – Marcos Gomes (KTF Racing/Chevrolet Cruze)
24º – Gianluca Petecof (Full Time Sports/Toyota Corolla)
25º – Allam Khodair (Blau Motorsport/Chevrolet Cruze)
26º – Átila Abreu (Pole Motorsport/Chevrolet Cruze)
27º – Lucas Kohl (WOKIN Garra Racing/Chevrolet Cruze)
28º – Zezinho Muggiati (KTF Racing/Chevrolet Cruze)
Programação em Goiânia
Sábado, 23 de novembro
13:00 – Visitação aos Boxes
14:30 – Stock Car Pro Series – Corrida Sprint (30 minutos + 1 volta)
15:50 – Turismo Nacional – Corrida 3 (15 minutos + 1 volta)
16:15 – Turismo Nacional – Corrida 4 (15 minutos + 1 volta)
Domingo, 24 de novembro
08:25 – BRB Fórmula 4 Brasil – Corrida 3 (30 minutos + 1 volta)
09:40 – Turismo Nacional – Corrida 5 (20 minutos + 1 volta)
10:20 – Visitação aos Boxes
12:15 – Stock Car Pro Series – Corrida Principal (50 minutos + 1 volta)
14:00 – Turismo Nacional – Corrida 6 (20 minutos + 1 volta)