Piloto do Toyota Corolla #91 é 11º na corrida principal em Goiânia, enquanto Rubinho sofre furo de pneu
Depois de 11 etapas e 22 corridas em sua segunda temporada completa como piloto da Stock Car, Dudu Barrichello se credenciou para disputar o título de campeão da principal categoria do esporte a motor no Brasil.
O competidor do Toyota Corolla #91 terminou a corrida deste domingo em 11º lugar e figura entre os postulantes do título em qualquer cenário _tanto na tabela de pontos considerando desclassificações de outros carros por uso de pneus irregulares, que foi divulgada pela Stock Car após a prova, quanto na tabela de pontos sem os DQs, o que já foi decidido na última quinta-feira, mas ainda não oficialmente publicado, pelo STJD.
Esta é a primeira vez que Dudu disputa o título da Stock Car e ele será o representante Mobil™ na decisão do campeonato.
Nesta temporada, o bicampeão Rubens Barrichello não se classificou para correr pelo terceiro título da categoria. Ele sofreu furo de pneu em Goiânia e teve que percorrer praticamente uma volta toda muito lento, o que jogou o Toyota Corolla #111 para o fundo do pelotão. Rubinho terminou em 23º neste domingo.
A corrida começou com uma formidável largada da dupla Mobil™. Rubens era 15º no grid e Dudu 18º. Eles fecharam a primeira volta em 11º e 12º lugares, respectivamente.
Dudu tinha mais ritmo e, na segunda volta, eles inverteram as posições. No fechamento da volta 4, ambos já estavam no top10, com Dudu em nono.
Eles seguiram com tocada consistente até a volta 12, quando Dudu era sexto e seu pai sétimo. Então o #111 teve o pneu furado e precisou fazer praticamente uma volta completa se arrastando até os pits. Os dois pararam na abertura da volta 13, mas Dudu entrou nos pits em sexto e Rubinho apenas em 21º.
Com o pelotão reordenado após o serviço de pits de todos os concorrentes, Dudu era décimo, com Rubens em 26º.
Na volta 25, outro concorrente que havia economizado os botões de ultrapassagem na véspera escalou o pelotão e alcançou o #91, para concretizar a manobra. Dudu caiu para 11º e levou até a bandeirada nesta posição.
Rubens por sua vez recuperou terreno e fechou a volta 31 em 25º. Na volta 34, avançou mais duas posições, para receber a bandeirada em 23º.
A próxima etapa da Stock Car acontece em Interlagos, no dia 15 de dezembro. Antes disso, espera-se que a categoria divulgue a pontuação oficial do campeonato após os desdobramentos no tribunal desportivo e com a aplicação dos dois descartes previstos no regulamento da CBA.
O que eles disseram:
“Sempre foi um sonho meu poder disputar o título da Stock Car e estou podendo fazer isto logo no meu segundo ano na categoria. Mas, foi um fim de semana muito difícil para nós, estávamos com as expectativas altas pela ótima etapa no Uruguai. Em geral a equipe não teve muita performance e não tivemos o desempenho esperado. Os finais de semana difíceis são cruciais para a evolução, mas é difícil mentalmente estar nesta condição.
Temos que arriscar muito mais do que o carro permite e andar abaixo do esperado. O que nos salvou foi a largada, pois o ritmo não estava lá.
Agora é sentar, relaxar e descansar um pouco antes de pensar no que podemos fazer na próxima etapa. Todos vão sem lastro e veremos as performances reais de todos os pilotos em São Paulo.”
Dudu Barrichello