Piloto de Amparo foi o vencedor da corrida de domingo; por antecipação, Daniel Almeida ficou com o título na divisão Master.
Fechando a 9ª etapa da temporada 2024 da Fórmula 1600, a corrida 2 foi realizada no domingo (24) com sol, apesar da temperatura estar na casa dos 20°C.
Largando na pole pósiton Lélio Assumpção (Alfia Racing) manteve a ponta na largada, seguido por Marcel Fachini (Juka Motors), Bruno Gonçalves (Juka Motors) e André Nobre (ART Racing), os mesmos que lutaram pela vitória na última volta da corrida de sábado.
Se tocaram na entrada do “S” do Senna os pilotos Sandro Barbosa (Alfia Racing) e Thiago Lunard (San Race), obrigando a entrada do Safety Car na pista quando Fachini já tinha assumido a ponta.
Na relargada Fachini manteve a ponta com Assumpção sendo pressionado por Gonçalves; JP Morato (Fênix) liderava na Light ficando logo atrás de Nobre e mantendo Igor Costa (ART Racing) entre ele e João Guimarães (Rosset Racing) e Lucas Monteiro (Alfia Racing), respectivamente segundo e terceiros colocados. Largando do fundo do grid devido a ter ficado de fora da corrida 1 por problemas no carro, Vinicius Zanuto (Juka Motors) já aparecia em quarto lugar na categoria.
Um novo Safety Car foi acionado na terceira volta devido ao acidente de Felipe Guedes (Gara Competition), obrigando uma bandeira amarela mais longa para remoção do carro.
Restando cinco voltas para o final, Fachini manteve a ponta seguido por Gonçalves, Nobre e Assumpção. Guimarães precisou de mais uma volta para assumir pela primeira vez na prova a liderança na Light, superando Morato que seria pressionado por Monteiro. Na volta seguinte Zanuto se juntava ao grupo para lutar por posição direta com Morato na luta pelo título; quem via isso com bons olhos era João Guimarães que se aproximava de Igor Costa (ART Racing), o quinto na geral mas que não disputava posição por ser da divisão Super.
No pelotão da frente a luta era intensa com os quatro primeiros e Nobre fazendo uma ultrapassagem dupla e assumindo a segunda colocação na última volta; Fachini com isso tentava se distanciar, mas na subida da reta principal via Assumpção também se separar o grupo para tentar novamente surpreender e conquistar a vitória.
Com 0s188 de vantagem, Fachini venceu seguido de Assumpção, Gonçalves, Nobre e Costa fechando o TOP5 na divisão Super; o paraibano João Guimarães conquistou sua primeira vitória na divisão Light, seguido por Monteiro, Zanuto e Morato, enquanto na Master nova vitória de Rogério Teixeira, agora com Almeira em segundo e Edu Dias na terceira colocação.
Fachini precisava apenas completar as duas corridas da 9ª etapa para conquistar o título com uma etapa de antecedência, mas não hesitou em lutar por mais uma vitória na temporada, saindo do Autódromo de Interlagos com o bicampeonato (2022/2024).
Com a segunda colocação na divisão Master, Daniel Almeida conquistou o título também por antecipação: mesmo que Edu Dias vença as próximas duas corridas da etapa final e Almeida não pontue, os pilotos empatam em número de pontos e a desempate será por vitórias. Daniel soma até aqui 9 vitórias na temporada enquanto o número máximo que pode ser alcançado por Dias será de 6 conquistas.
A próxima etapa que marca o encerramento da temporada 2024 está marcada para os dias 20, 21 e 22 de dezembro novamente em Interlagos e marcara a definição do título da divisão Light que poderá acontecer na última bandeira quadriculada do ano: nesse momento JP Morato lidera por apenas 5 pontos contra Zanuto (219×214), sendo que estarão em jogo 40 pontos.
CONFIRA O CALENDÁRIO DO CAMPEONATO PAULISTA DE FÓRMULA 1600:
ETAPA 01 – 26 e 27/01 – Interlagos (SP)
ETAPA 02 – 24 e 25/02 – Interlagos (SP)
ETAPA 03 – 13 e 14/04 – Interlagos (SP)
ETAPA 04 – 04 e 05/05 – Interlagos (SP)
ETAPA 05 – 25 e 25/05 – Interlagos (SP)
ETAPA 06 – 22 e 23/06 – Interlagos (SP)
ETAPA 07 – 20 e 21/07 – Interlagos (SP)
ETAPA 08 – 12 e 13/10 – Goiânia (GO)
ETAPA 09 – 23 e 24/11 – Interlagos (SP)
ETAPA 10 – 21 e 22/12 – Interlagos (SP)
—–
Fonte. VG3 – Assessoria de Imprensa e Comunicação