Piloto paraibano de apenas 16 anos venceu pela primeira vez em seu ano de estreia no automobilismo após a conquista dos campeonatos de kart.

Em seu primeiro ano no automobilismo após conquistar os títulos pernambucano e paraibano de kart em 2024, o jovem João Guimarães (PBGás, Armazém Paraíba, JW Construtora, Construtora Daterra, JR Esquadrias e TVT Transportes) venceu pela primeira vez na Fórmula 1600.

A maior categoria de fórmula do Brasil realizou a 9ª etapa da temporada 2024 no Autódromo de Interlagos (SP) e nos treinos o piloto provou que estava em um final de semana muito competitivo. Na classificação que definiu o grid de largada, Guimarães conquistou o segundo melhor tempo, ficando apenas atrás do atual líder do campeonato.

Na primeira corrida do final de semana realizada no sábado com pista úmida, João já mostrou uma excelente performance, chegando a ultrapassar o líder JP Morato, mas terminou a corrida na segunda colocação.

No domingo a condição de pista era sem chuva e com sol, temperatura ambiente na casa dos 20°C, mas na corrida certeza que muito mais calor: largando na segunda colocação Guimarães mantinha o líder no seu campo visual.

Quando a bandeira amarela foi acionada para a entrada do Safety Car agrupar os pilotos para remover um carro acidentado, João estava na terceira colocação perdendo a posição Lucas Monteiro, que na relargada foi ultrapassado pelo jovem piloto que já aproveitou para encostar novamente no líder.

Faltando 4 voltas para o final, João Guimarães colocou de lado na freada na reta oposta para assumir a liderança na divisão Light abrindo vantagem em relação a JP Morato. Após 12 voltas o piloto do carro #113 da equipe Rosset Racing conquistou sua primeira vitória na categoria com 2s177 de vantagem em relação ao piloto Lucas Monteiro.

Estreando na segunda etapa da atual temporada, ou seja, com uma etapa a menos em relação ao demais pilotos, João subiu ao pódio em todas as corridas que participou até aqui e ocupa a quarta colocação no campeonato, o que já seria ótimo analisando a experiência dos concorrentes.

“Incrível vitória, estou muito feliz pela minha equipe, pelos meus patrocinadores que me apoiam. As disputas foram incríveis, estou muito feliz”, comentou o piloto logo após o pódio praticamente sem voz.

Além da sua primeira vitória na categoria é uma das mais disputadas do automobilismo brasileiro, João colocou a Paraíba no topo do pódio pela primeira vez na história da categoria que tem a fama de formar grandes pilotos para categorias nacionais e até internacionais.

O próximo desafio de João Guimarães será nos dias 20, 21 e 22 de dezembro novamente no Autódromo de Interlagos para a disputa da etapa final da temporada 2024. Antes disso o piloto retorna ao nordeste para receber o carinho da sua torcida e recarregar as baterias para o último desafio do ano.

CONFIRA O CALENDÁRIO DO CAMPEONATO PAULISTA DE FÓRMULA 1600:

ETAPA 01 – 26 e 27/01 – Interlagos (SP)
ETAPA 02 – 24 e 25/02 – Interlagos (SP)
ETAPA 03 – 13 e 14/04 – Interlagos (SP)
ETAPA 04 – 04 e 05/05 – Interlagos (SP)
ETAPA 05 – 25 e 25/05 – Interlagos (SP)
ETAPA 06 – 22 e 23/06 – Interlagos (SP)
ETAPA 07 – 20 e 21/07 – Interlagos (SP)
ETAPA 08 – 12 e 13/10 – Goiânia (GO)
ETAPA 09 – 23 e 24/11 – Interlagos (SP)
ETAPA 10 – 21 e 22/12 – Interlagos (SP)

O piloto João Guimarães é piloto da equipe Rosset Racing, utiliza o seu tradicional número 113 que o acompanha desde o kart e agora também no Campeonato Paulista de Fórmula 1600 e conta com patrocínio de PBGás, Armazém Paraíba, JW Construtora, Construtora Daterra, JR Esquadrias e TVT Transportes e apoio de Espaço Físico Academia, Pilotech, Kumon, Crescer Soluções Tecnológicas para Construção, Mareh Marcas e Patentes e Adriano Barbearia.

—–
Fonte:  VG3 – Assessoria de Imprensa e Comunicação

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.