Hospital Municipal, Quarteirão da Saúde, Sindicato dos Funcionários Públicos e Secretaria de Obras recebem as atividades de conscientização   

A Prefeitura de Diadema, em conjunto com o Sindema (Sindicato dos Funcionários Públicos de Diadema), deu início na manhã da última segunda-feira, 25 de novembro, à SIPAT 2024 (Semana Interna de Prevenção de Acidentes). O evento de abertura ocorreu no Auditório do Quarteirão da Saúde, no Centro, com a presença da vice-prefeita Patty Ferreira. “A participação de cada um de vocês hoje aqui é muito importante. A realização da Semana mostra o compromisso permanente que a Prefeitura mantém com o funcionário público na questão da segurança e prevenção de acidentes de trabalho”, afirma Patty.

A Semana é um evento anual realizado para conscientizar os servidores sobre a importância da segurança no trabalho e prevenir acidentes. Ela inclui palestras e atividades educativas focando em temas como saúde no ambiente de trabalho e segurança.

A abertura do evento contou com a participação da Orquestra da Nova Casa da Música de Diadema, que interpretou diferentes estilos musicais, como pop, samba e canções da Bossa Nova e do Carnaval.

A palestra da abertura foi proferida pela professora Simone Bramante, advogada especialista em Direito Previdenciário e Trabalhista, professora da FGV (Fundação Getúlio Vargas) e pesquisadora da USP do Núcleo TADT (Trabalho Além do Direito do Trabalho), com o tema “Assédio Moral, Sexual e Outras Violências no Trabalho”.

Ela apresentou a legislação nacional e internacional que caracteriza os casos de assédio no trabalho; os tipos de assédio e como combatê-los; novos tipos de assédio surgidos com o desenvolvimento de novas tecnologias online, novos riscos psicossociais, entre outros temas. De acordo com a advogada, o combate ao assédio vem ganhando cada vez mais apoio na sociedade. “Temos que entender que esse processo de mudança não se dá a passos largos, mas está em curso”, afirmou Simone.

Conscientização

De acordo com Keyth Cristina de Oliveira Mendes, agente comunitária de saúde e coordenadora da SIPAT 2024, a realização do evento é importante para reforçar a segurança e prevenção de acidentes dos servidores “A SIPAT é um momento de conscientização e reflexão das situações que interferem no bem-estar e qualidade do trabalho de cada servidor”, afirmou. “O verdadeiro significado da SIPAT é fortalecer a cultura de segurança  no local de trabalho, criando um ambiente mais seguro e saudável para todos” disse a coordenadora.

Claudia Cetrone, do CAPS-AD (Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas), que também faz parte da coordenadoria do evento, ressalta a variedade de temas da SIPAT, que reflete as mudanças da segurança e saúde do trabalhador nos dias atuais. “Um exemplo disso foi a palestra de abertura, sobre assédio, que abordou um tema hoje muito frequente em todas as organizações, sejam elas privadas ou públicas”, disse.

Claudia Cetrone, do CAPS-AD (Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas)
Marcus Vinicius Alves de Oliveira, agente administrativo II da SEDET (Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho) gostou da temática e a organização do evento. “O evento nos proporciona atualizar e identificar situações no dia a dia que afetam a segurança e o bem-estar dos servidores, e que muitas vezes não percebemos”, ressaltou.

Confira a programação dos próximos dias de evento:

27 de novembro – quarta-feira

SINDEMA

Avenida Antonio Piranga, nº 1.156 – Centro

– 13h – Palestra “Uso Abusivo de Substâncias que causam Dependência Química)”, com o educador físico Antonio Claudio Gonçalves da Silva

Hospital Municipal de Diadema

Avenida Piraporinha, 1.682 – Piraporinha

14h e 20h – “Qualidade de Vida X Medicina Integrativa (Medicina que combina terapias alternativas, como fitoterapia, homeopatia, florais, aromaterapia, yoga, massagens, meditação e acupuntura, com procedimentos tradicionais de Saúde), com o Doutor José Roberto Dente

28 de novembro – quinta -feira

Abertura no Auditório do Quarteirão da Saúde Avenida Antonio Piranga, 700 – Centro

– 8h – Credenciamento e coffee break

– 9h – Palestra – “Cuidados com a Saúde Mental e Emocional” – com o psiquiatra Celso Ricardo Bueno; e Andréia de Conto Garbin, psicóloga com especialização em Saúde do Trabalhador e Gestão de Serviços Públicos de Saúde, com mestrado e doutorado pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP-USP). É também professora doutora pelo Departamento de Saúde Ambiental da FSP-USP, e participa do Núcleo Semente – Saúde Mental e Direitos Humanos relacionados ao Trabalho do Instituto Sedes Sapientiae

– 12h – Encerramento
Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.