Único brasileiro do grid do Mundial de Fórmula E, Lucas competirá pela Lola Yamaha ABT
O Campeonato Mundial de Fórmula E inicia neste sábado (7) o ciclo da temporada 2025 com a primeira etapa sendo disputada na pista montada no Sambódromo do Anhembi, em São Paulo. A cidade natal de Lucas Di Grassi, único brasileiro no grid, abre a temporada com novidades técnicas importantes e também representa o início de um novo desafio para o piloto, que estreará pela recém-formada equipe Lola Yamaha ABT.
Conhecido e muito valorizado por seu conhecimento técnico, além da velocidade e competitividade, Lucas será peça fundamental no projeto que reúne três marcas com longo histórico no esporte a motor mundial em várias categorias. Mas que ainda está dando os primeiros passos. Paralelamente, o brasileiro também estará às voltas com a estreia e desenvolvimento do modelo Gen3 EVO, nova versão do carro da categoria.
Di Grassi explica que o carro oferecerá desafios ainda mais radicais em termos de pilotagem. “Até o ano passado, na F-E, um piloto só podia acelerar tudo a partir de 160 km/h. O motivo: antes disso as rodas patinavam e você perdia bastante tempo controlando o carro. Tinha que dosar no acelerador”, conta ele. “Isso não vai mudar muito na nova configuração do carro, com tração 4×4 pela primeira vez na história. Mas essa nova característica vai sem dúvida mudar a forma da pilotagem, exigindo uma técnica diferente que todos estamos aprimorando desde os testes realizados nos últimos meses, melhorando bem a performance em contorno de curva e aceleração, por exemplo”, explica.
Aceleração brutal – Segundo cálculos dos projetistas da FIA e da própria F-E, o novo carro acelera cerca de 30% mais rápido do que é capaz um Fórmula 1. E é 36% mais veloz que a versão usada pela categoria até o final da temporada 2024. “Ele vai de 0-100 km/h em apenas 1s8, o que é espetacular. É o carro tipo Fórmula mais veloz entre todas as categorias FIA. Isso se deve em grande parte ao uso da tração 4×4, que será permitida não apenas nas largadas, mas também no classificatório e durante o modo ataque”, detalha Lucas.
O companheiro de Lucas na Lola Yamaha ABT será o veloz barbadiano Zane Maloney, que fará sua estreia na Fórmula E. Sobre a nova equipe, Lucas, como sempre, aposta no trabalho duro: “O Mundial tem várias fábricas muito consagradas por sua expertise na área da tecnologia, e só isso já dá a medida do desafio de iniciar uma nova equipe em tão pouco tempo”, diz ele.
“De outro lado, nós temos um bom corpo técnico, que sabe o que está fazendo. Mas temos também pouco tempo de trabalho juntos. Então, falta o entrosamento que somente a vivência em conjunto é capaz de oferecer. Uma parte do desafio então é integrar todas as áreas e trabalhar juntos com máxima eficiência. Vamos ter um primeiro entendimento de onde estamos nesse desenvolvimento na corrida de São Paulo. Mas é certeza de que a chave de tudo será trabalhar duro e muito focado em cada etapa do desenvolvimento do carro. Estamos otimistas e felizes com nossa nova equipe. Os bons resultados irão vir. É questão de tempo”, avaliou o brasileiro.
O piloto, que trabalhou por uma década para que uma etapa da F-E pudesse acontecer no Brasil, também falou sobre a pista do Anhembi. “São Paulo tem uma pista desafiadora, com o fator temperatura e as longas retas interferindo bastante no acerto e na corrida. É uma combinação que pode levar ao superaquecimento da bateria, um problema crítico. Precisamos ficar de olho aberto com isso. Espero representar bem o Brasil, buscar um bom resultado e honrar nossa bandeira”, finalizou Lucas Di Grassi.
O início das atividades acontecerá já na sexta-feira, com um treino livre à tarde. No sábado, o público paulistano terá um dia repleto de atividades, com outro treino livre, a classificação e, por fim, a corrida, que terá largada às 14h. O calendário 2024-2025 da Fórmula E é composto por 16 rodadas, distribuídas por 10 países.
Programação E-Prix de São Paulo
Sexta-feira, 6 de dezembro
17h00 – Treino Livre 1
Sábado, 7 de dezembro
07h30 – Treino Livre 2
09h40 – Classificação
14h00 – Corrida
Calendário temporada 2024-2025
07/12 – São Paulo, Brasil
11/01 – Cidade do México, México
14/02 – Jeddah, Arábia Saudita
15/02 – Jeddah, Arábia Saudita
12/04 – Miami, Estados Unidos
03/05 – Monte Carlo, Mônaco
04/05 – Monte Carlo, Mônaco
17/05 – Tóquio, Japão
18/05 – Tóquio, Japão
31/05 – Xangai, China
01/06 – Xangai, China
21/06 – Jacarta, Indonésia
12/07 – Berlim, Alemanha
13/07 – Berlim, Alemanha
26/07 – Londres, Reino Unido
27/07 – Londres, Reino Unido
Fonte: Best PR