Parceria, ainda em projeto piloto, visa impactar moradores em prol da geração de renda
A eduK, socialtech que ajuda as pessoas no desenvolvimento técnico e sociocomportamental para empreender ou entrar no mercado de trabalho, lança um projeto inédito com a Gerando Falcões, ecossistema de desenvolvimento social idealizado por Edu Lyra para acelerar o poder de impacto de líderes de favelas de todo o país. O piloto da parceria tem período estimado de três meses e já atende à Cidade de Deus, em Ferraz de Vasconcelos, na Grande São Paulo, onde a ONG atua desde 2023. Os moradores passam a ter acesso aos cursos da empresa, que incentiva a geração de renda e a inclusão produtiva de milhares de brasileiros em situação de vulnerabilidade.
Iniciado em outubro, o projeto tem como objetivo principal capacitar pessoas em situação de vulnerabilidade em diferentes estágios da trajetória de crescimento pessoal e profissional, promovendo inclusão produtiva. Por meio dos cursos da eduK, os beneficiários podem desenvolver habilidades e receber direcionamentos para a geração de renda e, com isso, começar o próprio negócio, conquistar oportunidades no mercado de trabalho ou até mesmo adotar práticas que tragam mais eficiência financeira no dia a dia, como planejamento e controle de gastos.
A eduK passa a integrar a corrente do bem da Gerando Falcões na região, que já teve uma profunda transformação com a chegada da ONG há 8 anos – desde então, a atuação da organização se consolidou nas cidades de Ferraz de Vasconcelos e Poá, com Polos Culturais que são referências na criação de oportunidades e no desenvolvimento de habilidades. A eduK, com essa parceria, disponibilizará cursos voltados à população em situação de vulnerabilidade, com foco em promover capacitação e inclusão para os moradores a partir dos 16 anos.
“A nossa filosofia tem total sinergia com o trabalho desenvolvido pela Gerando Falcões ao longo de todos esses anos. Ambos temos como propósito transformar a vida das pessoas a partir da geração de renda e da inclusão produtiva”, afirma Ivan Pereira, CEO da eduK. “Sabemos que a melhor forma de construir uma sociedade mais justa é com a oferta de oportunidades para que o desenvolvimento profissional seja possível. Ao longo de nossos mais de 10 anos de história, já ajudamos a impactar a vida de mais de 9 milhões de pessoas”, acrescenta.
“Por meio das iniciativas de inclusão produtiva como a parceria com a eduK e as feiras de empregabilidade que promovemos por todo o País, conseguimos diminuir a exclusão social e impulsionar a geração de renda nos territórios, levando as pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade à condição de dignidade. Somente em 2024, impactamos 8 mil pessoas e queremos aumentar esse número em 2025”, ressalta Patrícia Ponte, Gerente de Inclusão Produtiva da Gerando Falcões.
Ação em Poá garantiu emprego e capacitação profissional
Entre as ações que compõem a parceria entre Gerando Falcões e eduK, um mutirão de emprego ofereceu oportunidades em Poá, em 11/11. A “Academia do Emprego” garantiu a todos os que compareceram ao local um ano de acesso gratuito à plataforma educacional da eduK. “Agora, esses participantes podem contar com mais de 3 mil cursos online para garantir uma maior capacitação profissional e ainda garantir certificados que certamente os ajudarão na geração de renda e na inclusão produtiva”, conclui Ivan.
Sobre a eduK
A eduK (www.eduk.com.br), é uma empresa que tem sua atuação com foco na Inclusão Produtiva e Geração de Renda para a população em situação de fragilidade social. Com um forte investimento em tecnologia e inovação, a empresa oferece o melhor resultado em capacitação e desenvolvimento de habilidades socioemocionais, comportamentais, habilidades técnicas e de gestão e empreendedorismo para aqueles que desejam gerar renda. Atua com projetos escaláveis, investindo na formação de indivíduos e promovendo a conexão com a renda, com o objetivo de promover a inclusão e ascensão social.
Desde 2021, faz parte do Grupo Mind Lab, líder no desenvolvimento de tecnologias de impacto social com foco na metodologia socioemocional. Criada em 2013, a eduK foi adquirida pela Mind Lab com o principal objetivo de ampliar sua atuação para o duplo desafio brasileiro: educar para o futuro e resolver os débitos do passado por meio da geração de renda.
Fonte: Giusticom