O fim de semana de Abu Dhabi encerra a temporada mais longa da Fórmula 1, durante a qual o esporte viajou pelo mundo em 24 rodadas. Até o momento, o circuito de Yas Marina sediou a categoria mais importante do automobilismo mundial 15 vezes, sendo 12 delas encerrando o ano. Em quatro ocasiões este GP decidiu o resultado do campeonato de pilotos, em 2010, 2014, 2016 e 2021, nesta última também decidiu o campeonato de equipes. A corrida deste domingo decidirá quem leva a coroa de construtores de 2024, McLaren ou Ferrari.

Como tem sido o caso nesta pista, a Pirelli escolheu seus três compostos mais macios para o evento, com o C3 como Duro, o C4 como Médio e o C5 como Macio. Os pneus vermelhos provavelmente só aparecerão na classificação, enquanto os Médios e Duros estarão sob os holofotes, em todos os sentidos da palavra, já que esta é a terceira corrida noturna consecutiva.

Graças a mudanças significativas no layout do traçado introduzidas em 2021, a pista de 5,281 quilômetros é muito mais rápida e fluida, com vários pontos de ultrapassagem. Em geral, as forças exercidas sobre os pneus estão na faixa de média a baixa, devido à falta de curvas de alta velocidade. A superfície oferece pouca aderência e seu nível de abrasividade está na média da temporada. As temperaturas terão um papel importante, com duas das três sessões de treinos livres ocorrendo à luz do dia, enquanto o TL2 e a corrida começam ao pôr do sol, com toda a classificação ocorrendo à noite. Portanto, as condições da pista podem mudar rapidamente à medida que as temperaturas forem caindo e também podem evoluir rapidamente, a medida em que a pista for se emborrachando. Especialmente nos dois primeiros dias, pelo fato de haver três categorias de suporte na programação deste final de semana – com F4 UAE, F1 Academy e F2.

Em uma pista onde a granulação pode ter um impacto significativo e onde, como mencionado anteriormente, existem muitos pontos de ultrapassagem, uma estratégia de duas paradas certamente parece preferível, como de fato foi o caso no ano passado. Além disso, a estratégia de undercut poderá ser muito eficaz e, para que uma parada única funcione, será muito importante o gerenciamento de pneus, para limitar a queda de desempenho.

O piloto mais bem-sucedido em Abu Dhabi é Lewis Hamilton, com cinco vitórias. Max Verstappen pode igualar esse número no domingo, já que venceu em Abu Dhabi quatro vezes consecutivas, de 2020 a 2023. Antes da corrida de domingo, o holandês receberá o Prêmio Pirelli Pole Position do Ano, por garantir o maior número de poles nesta temporada. Quanto às equipes, a Red Bull lidera com sete vitórias no circuito, à frente da Mercedes com 6. Apenas duas outras equipes venceram em Abu Dhabi: Lotus com Kimi Raikkonen em 2013 e McLaren com Hamilton no evento inaugural em 2009.

A noite de domingo marca o fim das corridas para 2024, mas não o fim da ação nas pistas. Todas as dez equipes permanecerão no circuito de Yas Marina para um teste coletivo muito movimentado na terça-feira, 10 de dezembro. Cada uma delas terá dois carros: um para um novato, definido no regulamento esportivo da FIA como um piloto que participou de não mais do que dois GPs e o outro carro para outro piloto. Os dois grupos usarão pneus diferentes: os novatos terão os mesmos compostos de 2024 selecionados para este GP, enquanto os pilotos regulares ou oficiais usarão as versões homologadas de todos os pneus Pirelli de 2025, desenvolvidos ao longo do ano com as equipes, com exceção do C1, que não é adequado para esta pista.

Os estreantes terão oito jogos de pneus cada: dois C3, quatro C4 e dois C5. Os outros pilotos terão dez conjuntos: um C2, três C3 e C4, dois C5 e um C6, sendo este último o novo composto Ultramacio que amplia a gama de 2025. Espera-se que este composto seja usado em alguns circuitos de rua no próximo ano. Ao contrário do teste em competição no GP da Cidade do México, desta vez a Pirelli não definirá seu próprio programa de teste para os pneus de 2025. Portanto, cada equipe pode trabalhar como achar melhor para coletar dados que serão vitais para o desenvolvimento do carro para o próximo ano. Para este teste, o C2 e o C6 apresentarão apenas o logotipo da Pirelli colorido em branco e vermelho, respectivamente, enquanto o C3, C4 e C5 usarão as faixas brancas, amarelas e vermelhas usuais, respectivamente, ao lado do logotipo.

 

Fonte: Néctar Comunicação Corporativa

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