A Temporada 11 do Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E começa em São Paulo, no sábado, 7 de dezembro de 2024, marcando a primeira vez que a cidade sediará a abertura da temporada. As rivalidades e a intensa ação de corrida da Temporada 10 serão reacendidas após a temporada mais competitiva da história da competição ter sido decidida na corrida final da temporada.

Após uma emocionante Temporada 10, a Fórmula E está de volta para a Temporada 11. Desta vez, o campeonato estreia na cidade favorita dos fãs, São Paulo – lar das lendas das pistas Aytron Senna e Emerson Fittipaldi – para o próximo capítulo do Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E diante de uma base de fãs
apaixonados por automobilismo.

O atual Campeão Mundial de Pilotos, Pascal Wehrlein, e os atuais Campeões Mundiais de Equipes, Mitch Evans e Nick Cassidy, da Jaguar TCS Racing, estarão todos competindo para começar a temporada em alta. Com oito vencedores de corrida diferentes em apenas 16 rodadas, a Temporada 10 é a evidência de que, na Fórmula E, cada ponto conta.

Pascal Wehrlein, número 1 da equipe TAG Heuer Porsche Fórmula E, disse: “Nossos objetivos são claros: queremos defender o Campeonato Mundial de Pilotos. No entanto, também há os títulos de Equipe e de Fabricantes. Todos os três são importantes para nós. Os testes com os novos carros GEN3 Evo foram bem.

Pessoalmente, também gosto muito da nossa nova pintura roxa e verde. Renovamos nosso pit para combinar com as novas cores. Também modifiquei meu capacete para garantir que tudo esteja perfeito para o início da nossa sexta
temporada de Fórmula E”.

Para Lucas Di Grassi, esta corrida também terá um significado especial, com o piloto brasileiro ansioso para ter um bom desempenho diante de sua torcida e aumentar seu impressionante recorde de 10 anos na Fórmula E.
Lucas Di Grassi, nº 11, Lola Yamaha ABT, disse: “É ótimo que possamos mostrar mais do potencial da Fórmula E diante da minha torcida no Brasil. A tração nas quatro rodas é uma virada de jogo que, por mais de sete anos, venho pedindo à Fórmula E. A aceleração de 0 a 100 km/h em 1,86s certamente impressionará todos os fãs brasileiros e estou muito orgulhoso de representá-los no grid este ano. Vou dar tudo de mim para alcançar o melhor
resultado possível para eles”.

A largada para o E-Prix de São Paulo 2024 começa às 14h05 do sábado, 7 de dezembro.

DANDO BOAS-VINDAS À ERA GEN3 EVO

A Temporada 11 marca um capítulo revolucionário para a Fórmula E com a estreia do GEN3 Evo – um salto na tecnologia de corrida elétrica que combina desempenho extraordinário, sustentabilidade de ponta e eficiência incomparável. O GEN3 Evo estabelece um novo padrão como o monoposto da FIA de aceleração mais rápida, disparando de 0 a 100 km/h em espantosos 1,86 segundo – 30% mais rápido que os atuais carros de Fórmula 1. Esse feito ressalta o compromisso inabalável da Fórmula E em impulsionar a inovação, priorizando a responsabilidade
ambiental.

DESTAQUES DO GEN3 EVO:
• Aceleração : 0 a 100 km/h em 1,86 segundos – 30% mais rápido que os carros de F1 atuais.
• Aerodinâmica e durabilidade : bodykit reforçado e otimizado para desempenho e resistência.
• Introdução da tração integral : uma mudança radical disponível durante duelos de qualificação, largadas de corrida  e MODO ATAQUE para maior controle e tração.
• Pneus de última geração : os pneus Hankook iON otimizados oferecem aderência superior e agora incluem 35% de materiais reutilizáveis, contra 26% dos compostos anteriores.
• Sustentabilidade na essência : o fornecimento ético e sustentável de materiais para baterias garante impacto ambiental mínimo. Pela primeira vez, os pilotos desbloquearão a tração integral durante momentos críticos dos fins de semana de corrida, proporcionando aceleração e controle inigualáveis quando mais importa. Emparelhado com uma filosofia de design enraizada na sustentabilidade, o GEN3 Evo sinaliza o impulso implacável da Fórmula E para redefinir a tecnologia enquanto pavimenta o caminho para um futuro mais verde.

MOVIMENTOS DO MERCADO DE PILOTOS

Como de costume, a pré-temporada da Fórmula E foi agitada, com mudanças notáveis de pilotos remodelando o grid para a Temporada 11. Maximilian Günther se juntou à DS PENSKE, formando uma dupla formidável com o bicampeão de Fórmula E Jean-Éric Vergne após deixar a Maserati MSG Racing. Embora ambas as equipes utilizem o trem de força Stellantis, a mudança sinaliza um novo começo para Günther, que está no campeonato desde a Temporada 5. Stoffel Vandoorne, enquanto isso, deixou a DS PENSKE para trocar de lugar com Günther, juntando-se à Maserati MSG Racing ao lado do novato Jake Hughes, que faz a transição da NEOM McLaren para a era GEN3 Evo.

Para a Temporada 11, a Envision Racing manteve Robin Frijns e o Campeão Mundia da Temporada 2 Sébastien Buemi, enquanto a TAG Heuer Porsche continua comprometida com o atual Campeão Mundial Pascal Wehrlein e seu companheiro de equipe António Félix da Costa. A Mahindra Racing continua com Edoardo Mortara e Nyck de Vries, e a Jaguar TCS Racing mantém Mitch Evans e Nick Cassidy, que garantiram o Campeonato Mundial de Equipes com um final estelar da Temporada 10 em Londres.

A Andretti Formula E Team reorganizou sua escalação, com o campeão mundial da Temporada 9 Jake Dennis agora em parceria com Nico Müller, que se juntou como piloto de fábrica da Porsche durante a pré-temporada. Norman Nato retorna à Nissan, reunindo-se com Oliver Rowland. Novos rostos também prometem emoção na Temporada 11. O novato Zane Maloney se junta à Lola Yamaha ABT em sua campanha inaugural de Fórmula E, em parceria com o Campeão Mundial da Temporada 3 e herói da cidade natal de São Paulo, Lucas di Grassi. Na NEOM McLaren, Taylor Barnard entra em sua primeira temporada completa ao lado do veterano Sam Bird, após seu desempenho impressionante como substituto na temporada passada.

No último instante, a recém-nomeada equipe Kiro Race Co também confirmou a contratação do britânico Dan Ticktum, além de David Beckmann, que faz sua estreia na temporada completa da Fórmula E após uma aparição anterior como substituto em Jacarta na Temporada 9.

AS RUAS DE SÃO PAULO: ONDE A VELOCIDADE ENCONTRA O SAMBA

Situado logo na saída do centro da maior cidade do Brasil, o palco da terceira aparição da Fórmula E no Brasil promete uma emocionante demonstração de habilidade e velocidade. As 11 curvas do circuito de 2.933 metros veem três longas e rápidas retas unidas por chicanes técnicas e curvas fechadas para a direita, permitindo muitas ultrapassagens, bem como uma verdadeira demonstração da aceleração e do potencial de tração nas quatro rodas do GEN3 Evo.

O layout no sentido horário permanece inalterado em relação aos últimos dois anos, com a zona de ativação do MODO ATAQUE localizada na parte externa da Curva 3. Os fãs podem esperar ultrapassagens, amplo vácuo e gerenciamento crítico de energia.

Na temporada anterior, o E-Prix de São Paulo proporcionou algumas das corridas mais emocionantes da história do campeonato. O circuito do Sambódromo do Anhembi viu mais de 200 ultrapassagens, com uma volta final de roer as unhas que fez Sam Bird garantir a primeira vitória da NEOM McLaren na Fórmula E à frente de seu companheiro de equipe da Temporada 9, Mitch Evans. A posição final do pódio foi decidida ainda mais perto da linha, com Oliver Rowland superando Pascal Wehrlein e Jake Dennis para o terceiro lugar, enquanto os três cruzaram a linha
com 0,2 segundos de diferença um do outro.

Sam Bird, nº 8, NEOM McLaren Formula E Team, disse: “Estou extremamente animado para começar a temporada em São Paulo. Olhando para a temporada passada, foi uma corrida muito memorável para mim e para todos na NEOM McLaren com nossa primeira vitória na série e minha primeira vitória para a equipe. O objetivo é tentar replicar isso este ano, mas sendo a primeira corrida do ano, ficaríamos muito felizes com uma sólida pontuação de
ambos os carros. A competição vai ser acirrada este ano pelo que temos testado, mas estamos entrando com uma mentalidade positiva e uma melhoria em nosso hardware. Mal posso esperar para começar!”

FORMULA E ENFATIZA A SUTENTABILIDADE NO E-PRIX DE SÃO PAULO

A Fórmula E mantém sua posição como o esporte ESG número um do mundo, tendo anunciado esta semana que liderou o Global Sustainability Benchmark in Sport (GSBS) pelo terceiro ano consecutivo , mantendo sua liderança em Corporate, Environment, Social and Governance (CESG). A série continua a apoiar comunidades e ajudar a proteger o meio ambiente não apenas durante a temporada, mas durante todo o ano.

As credenciais de sustentabilidade no E-Prix de São Paulo de 2024 incluem:
• Fontes de energia sustentáveis: o evento será abastecido por uma mistura de combustível HVO sustentável e energia da rede.
• FIA Girls on Track: O evento receberá 120 meninas para o primeiro evento FIA Girls on Track da Temporada 11. As participantes participarão de workshops, jogos, palestras sobre carreira e uma Pit Lane Walk, promovendo empoderamento e educação. Uma palestra sobre carreira externa adicional também foi planejada para mais mulheres jovens em São Paulo.
• Better Futures Fund: O primeiro beneficiário do Better Futures Fund para a Temporada 11 é a Associação PiPA. A Fórmula E está doando € 25.000 para apoiar seu programa educacional e socioemocional ‘The Future Today’ para
280 crianças vulneráveis em São Paulo. O envolvimento durante a semana da corrida com a instituição de caridade incluirá uma visita da Fórmula E e a hospedagem de até 500 crianças e suas famílias no dia da corrida.
• O Inspiration Hour Community Tour envolverá até 320 pessoas de até cinco grupos comunitários diferentes.

ONDE ASSISTIR O E-PRIX DE SÃO PAULO

A Temporada 10 marcou um crescimento recorde para a Fórmula E, com um aumento de 35% na audiência global da TV para 491 milhões e uma audiência máxima da série de 40 milhões para o E-Prix de Mônaco. À medida que a série
totalmente elétrica continua a expandir sua base de fãs, a Temporada 11 promete um engajamento ainda maior, alimentado por sua programação de transmissão inovadora e uma riqueza de novos acordos de transmissão emocionantes em todo o mundo.

O E-Prix de São Paulo comeou na sexta-feira, 6 de dezembro, com o Treino Livre 1 às 17h00, horário local.
Hoje,  sábado, 7 de dezembro, será o dia da corrida, com o Treino Livre 2 começando às 07h30 local, a Classificação segue às 09h40 local e as luzes se apagando para a largada às 14h05 local (17h05 UTC).

Os fãs podem conferir a programação completa do dia da corrida em seu fuso horário aqui (https://www.fiaformulae.com/pt-br/calendar/2024-25/r1-saopaulo?tab=event-info&area=event-schedule ) ou conferir a lista de transmissoras oficiais no site da Fórmula E (https://www.fiaformulae.com/pt-br/ways-to-watch)
para obter mais informações.

Para o Brasil, a transmissão oficial fica a cargo da Band TV (https://www.band.uol.com.br/programacao) e do Grande Prêmio (https://youtube.com/@GrandePremio1)

Serviço E-Prix São Paulo – abertura da Temporada 2024/2025

Datas: 6 de dezembro (sexta-feira): Shakedown, Treino livre 1
7 de dezembro (sábado): Treino Livre 2, Classificação e Corrida
Horário: Sexta-feira a partir de 16h30, sábado a partir das 7h30
Local: Sambódromo do Anhembi – São Paulo
Idade: livre para todas as idades. Os menores de 16 anos deverão estar acompanhados por um dos pais ou um responsável legal

Ingressos: a partir de R$167,50
Compras: Fever UP (URL: https://feverup.com/m/195745)

Sobre a Fórmula E e Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E:
Primeiro campeonato mundial elétrico da FIA – Federation Internationale de l’Automobile, a Fórmula E desponta como único esporte neutro em carbono da história, certificado desde a concepção.

O Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E realiza corridas eletrizantes ao redor das cidades mais icônicas do mundo, onde se tornou se importante plataforma internacional para o desenvolvimento da tecnologia de veículos elétricos e a promoção da mobilidade limpa, através do automobilismo de alta performance.

Na Fórmula E, equipes e parceiros unem-se pela paixão pelo esporte e pela crença no potencial para acelerar o progresso sustentável, criando um futuro melhor para as pessoas e para o planeta.

www.FIAFormulaE.com

Sobre a ABB:

A ABB é líder tecnológica em eletrificação e automação, permitindo um futuro mais sustentável e eficiente. As soluções da empresa conectam conhecimento de engenharia e software para otimizar processos de fabricação, transporte, alimentação e operação. Com mais de 130 anos de excelência, os cerca de 105.000 funcionários da ABB atuam comprometidos em impulsionar inovações que aceleram a transformação industrial.

www.abb.com

 

Fonte: Textual 

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.