No aniversário da cidade, a população ganha novos equipamentos públicos, mas mais que isso, a certeza de que a atual gestão deixou encaminhados diversos projetos para as futuras gerações

Diadema completa 65 anos no próximo dia 8 de dezembro e, para celebrar a data, a Prefeitura entrega à população equipamentos públicos novos e revitalizados, além de uma programação de Natal para toda família, que teve início nesta semana (05/12) e segue até 15 de dezembro, na Praça da Moça.

Na próxima semana, estão previstas a entrega da revitalização da EMEB José Martins, no Eldorado, e a cerimônia de inauguração do Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil (CAPS IJ), na região central, e a inauguração da nova Unidade do Bom Prato Móvel, no bairro Piraporinha.

Além disso, ao longo dos últimos quatro anos, a cidade ganhou cinco novas creches, que totalizam mais de mil novas vagas para crianças até três anos. São elas: Creche Vila Nogueira; Creche Santa Rita, no Sítio Joaninha; Creche Eldorado; Creche Professora Azoilda Loretto da Trindade, no Campanário; e Creche Roberto Gordon, na Vila Conceição. Com as entregas e reformulação das vagas, Diadema reduziu em mais de 86% a fila de espera nas creches.

O Programa Escola Bem Cuidada revitalizou as 60 escolas e instalou parques infantis em unidades diretas e conveniadas, além de mobiliário de refeitório, sala de aula e escritório, melhorando a estrutura oferecida para estudantes e profissionais de ensino. Também foi entregue dois novos Centro de Atenção à Inclusão Social (CAIS) e contratação de 460 agentes de apoio escolar.

Na área da Saúde, todas as 20 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) foram revitalizadas com o programa UBS Nota 10 e ganharam reforço com a vinda de 40 profissionais do Programa Mais Médicos; a região sul ganhou um Pronto Atendimento ampliado e reformado com uma base descentralizada do SAMU; novo prédio do CAPS IJ, implantação da UPA Centro e início da construção da UPA Paineiras.

 

As apresentações culturais com artistas nacionais e da cidade foram retomadas com eventos tradicionais como as celebrações de festas juninas e natal. A Casa do Hip Hop foi reformada, assim como o Parque dos Jesuítas que, após 10 anos fechado, foi reaberto ao público e hoje é uma ótima opção de lazer aos finais de semana.

A Prefeitura contratou 49 novos guardas civis municipais (GCM), reformulou a Central de VideoMonitoramento e instalou totens de vigilância nos bairros para ampliar a sensação de segurança dos moradores.

A população ganhou mais uma unidade do Restaurante Popular, no Jardim Marilene, e duas unidades móveis do Bom Prato, disponibilizando comida saudável e nutritiva a preço baixo.

Futuro

O prefeito Jose de Filippi Junior fez um balanço sobre as ações realizadas. “Pegamos a cidade com muitos problemas, com muitas dificuldades. Trabalhamos muito para colocar as coisas no eixo, conseguimos reformar todas as UBSs e o PA Eldorado, todas as escolas, reabrimos serviços importantes que foram fechados, como a Central de Monitoramento. O saldo é muito positivo”, avaliou.

A Prefeitura ainda garantiu, junto ao Governo Federal, R$ 50 milhões para conclusão do CEU de Diadema – Quarteirão da Educação, em construção no bairro Promissão. O complexo vai beneficiar diretamente 1,8 estudantes, além de desenvolver a região.

O espaço terá 25 mil metros quadrados de área construída, em um complexo com três edifícios escolares e amplos espaços para práticas esportivas e culturais: quadra poliesportiva, salas de ginástica, piscinas cobertas para aulas de natação, hidroginástica e atividades recreativas, além de teatro, cineteatro e oficinas culturais. O complexo vai receber 260 estudantes de 0 a 3 anos, 512 de 4 a 5 anos, 869 do Ensino Fundamental (1º aos 5º anos) e 224 da EJA (Educação de Jovens e Adultos).

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.