A ação faz parte da campanha  “Acelerando pelo Meio Ambiente” e contará com três pontos de coleta nos portões de Interlagos no domingo, 15

A Super Final, etapa que decidirá o título da Stock Car Pro Series, marcada para o dia 15 de dezembro, em Interlagos, tem sido um dos eventos mais aguardados pelos fãs de automobilismo no Brasil. Além dos shows e das emoções na pista, o encontro ainda terá uma pegada sustentável, com um grande mutirão de descarte de resíduos eletroeletrônicos realizado na entrada do autódromo, nos portões 7, 9 e M.  O mutirão integra a campanha “Acelerando pelo Meio Ambiente”, uma iniciativa da equipe Eurofarma-RC e da startup Circulare, responsável pelo recolhimento, transporte e rastreamento de todo material arrecadado. “Temos um compromisso que vai além da nossa ação nas pistas. Quando fazemos um movimento coletivo para um mundo melhor, todos saem ganhando”, diz Ricardo Maurício, tricampeão da Stock Car e piloto da equipe Eurofarma-RC.

 

A campanha começou em fevereiro, durante a pré-temporada da Stock Car, na estação CPTM Brás da cidade de São Paulo, e passou por 9 etapas, sempre com troca de bonés e brindes por descartes de eletroeletrônicos fora de uso. Até agora, já foram descartadas mais de 4 toneladas de resíduos e a expectativa é que o mutirão em Interlagos tenha recorde de arrecadação. O município de Goiânia foi o que mais contribuiu para o sucesso da campanha, com 984 quilos de descarte em apenas 3 horas. “Esse movimento é fundamental para que possamos levar conscientização sobre os benefícios do descarte correto e ainda, facilitar o acesso da população aos pontos de coleta”, explica Livia Santarelli, Gerente de Ações e Eventos da Circulare.

“É muito importante que eventos esportivos de grande porte apoiem iniciativas como essa. Estamos felizes por essa campanha ter se iniciado com a participação de uma de nossas equipes, a Eurofarma-RC, e também muito satisfeitos por podermos apoiar esse movimento. Todos ganham com uma ação dessa natureza”, disse Lincoln Oliveira, controlador da Vicar, promotora da Stock Car Pro Series.

Uma equipe da Circulare estará nos portões 7, 9 e M a partir das 7h, com profissionais uniformizados, trocando eletrônicos quebrados e fora de uso por itens como bonés da equipe, balas Valda, produtos e squeezes, até o limite de brindes disponíveis.  Serão recolhidos eletrônicos de pequeno porte, como cabos de energia, computadores, notebooks, celulares quebrados, telefones, brinquedos eletrônicos, controle remoto, televisores, tomadas, entre outros. Não devem ser descartados neste local itens não-eletrônicos, pilhas, lâmpadas, toners, baterias e tv de tubo, devido à periculosidade.

Itens maiores de 30 kg, como geladeiras, fogões, lava-roupas de qualquer marca, não serão aceitos no local. Porém, a Circulare, em parceria com a Whirlpool Corporation, oferece um serviço gratuito de coleta em domicílio através do Sistema de Logística Reversa da Whirlpool. Para mais informações, acesse o site https://circulare.com.br/logisticareversa/whirlpool/.

Segundo dados do Monitor Global de Resíduos Eletrônicos de 2024, desde 2010 foram gerados aproximadamente 62 milhões de toneladas de resíduos eletrônicos, mais de 7,7 quilos para cada habitante da terra, ou seja, um crescimento de 82%.  No mesmo período, foi relatado que apenas 22,3% desses resíduos foram devidamente coletados e reciclados. A campanha passou por São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Goiás, e conseguiu que 5.247 quilos de eletrônicos deixassem de impactar o meio ambiente negativamente.

 

A campanha “Acelerando pelo Meio Ambiente” é uma realização da equipe Eurofarma-RC e Circulare, e em São Paulo recebe o apoio da Stock Car, Whirlpool Corporation e CPTM.

Fonte: Patrícia Alves

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.