Evento acontece dias 13, 14 e 15 de dezembro e terá degustações, oficinas pratos típicos, produtos artesanais e apresentações musicais

Mercado Municipal Paulistano, o Mercadão, será palco do Festival de 15 anos da Rota Eco Gastronômica do Cambuci nos dias 13, 14 e 15 de dezembro. O evento, gratuito e aberto ao público, é uma celebração à biodiversidade da Mata Atlântica e suas frutas nativas, e traz na programação degustações, oficinas de culinária, pratos típicos, produtos artesanais e apresentações musicais. 

Durante três dias, os visitantes terão a oportunidade de conhecer e saborear uma variedade de licores, cachaças, cervejas artesanais, drinks, batidas, salgados, sorvetes, picolés, doces, compotas, geleias, antepastos, chutneys, bombons, bolo de rolo, pães e frutas nativas da Mata Atlântica e do Cerrado. Além disso, haverá uma feira de artesanato. 

A programação musical terá cortejo pelas ruas do Mercadão com a banda Junior Kaboclo e o Pife das Matas, além de show com Mestre Nico & O Balanço da Manipueira no sábado, 14. No domingo, o evento conta com uma roda de choro com o Trio Cambuci e convidado especial Luiz Nassif, em homenagem ao Mestre Paulo Vanzolini. 

Já o Espaço Gourmet, do Mercadão, irá receber, na sexta-feira, 13, uma série de oficinas gastronômicas. Na programação, estão a chef Ana Tomazoni Sabor & Saber Gastronomia; e o chef Davi, da Jango Gastronomia. No palco do Espaço de Eventos, Beth Magini irá promover a oficina Brincando com as Frutas. 

“Este evento é uma oportunidade única para destacar a riqueza da biodiversidade brasileira, promover a sustentabilidade e fortalecer a cultura local. Estamos orgulhosos de receber, pela segunda vez, um festival tão significativo no Mercadão, um espaço que valoriza a gastronomia e as tradições do nosso país”, afirma Aldo Bonametti, CEO da Mercado SP, concessionária que administra o Mercadão e o Mercado Kinjo Yamato. 

Confira a programação 

Dia 13, sexta-feira 

10h – Abertura da Feira de Produtores da Rota do Cambuci 

12h – Oficina: Sabores da Mata Atlântica
Com Chef Ana Tomazoni Sabor & Saber Gastronomia
Local: Espaço de Gastronomia e Cultura do Mercadão 

14h – Oficina: Sabores da Mata Atlântica
Com Chef Davi – Jango Gastronomia
Local: Espaço de Gastronomia e Cultura do Mercadão 

15h – Beth Magini – Oficina Brincando com as Frutas
Local: Palco do Espaço de Eventos

Dia 14, sábado
10h – Abertura da Feira de Produtores da Rota do Cambuci e cerimônia de agradecimento aos homenageados 

14h – Saída do cortejo da banda Junior Kaboclo e o Pife das Matas, pelos corredores do Mercadão  

15h – Show com Mestre Nico & O Balanço da Manipueira

Dia 15, domingo
10h – Abertura da Feira de Produtores da Rota do Cambuci

11h – Oficina de degustação e brincadeiras Pró-Juçara – Fundação Florestal 

14h – Roda de Choro com o Trio Cambuci e Convidado Especial Luiz Nassif, em homenagem ao Mestre Paulo Vanzolini

Sobre a Rota do Cambuci
A Rota do Cambuci é um projeto do Instituto Auá que visa promover o resgate da cultura em torno do cambuci, um fruto nativo da Mata Atlântica. A iniciativa combina festivais gastronômicos, práticas sustentáveis de produção, roteiros turísticos e pesquisas científicas, com o objetivo de fortalecer a economia local e o comércio justo. A Rota é uma parceria entre o Instituto Auá e diversos municípios, incluindo São Paulo, São Lourenço da Serra, Mogi das Cruzes, Ribeirão Pires e Bertioga, entre outros. Para mais informações, acesse Instituto Auá

Serviço
Festival de 15 anos da Rota Eco Gastronômica do Cambuci
Dias 13, 14 e 15 de dezembro
Local: Espaço de Eventos do Mercadão – acesso pelo portão 12
Endereço: Rua da Cantareira, 306, Centro Histórico
Funcionamento do Mercadão: de segunda a sábado, das 6h às 18h; aos domingos e feriados, das 6h às 16h
Grátis 

Sobre a Mercado SP SPE S.A  

Desde 2021, a Mercado SP SPE S.A – Mercado SP é a concessionária responsável pela administração do Mercado Municipal Paulistano (Mercadão) e do Mercado Kinjo Yamato pelo prazo de 25 anos. A concessão envolve a operação, manutenção, reforma, restauro e exploração de ambos os mercados, com a missão de revitalizar os espaços, os mais importantes pontos turísticos da cidade de São Paulo, oferecendo uma experiência única em gastronomia, cultura e história, a partir de uma gestão eficiente, transparente, inovadora e ética, com resultados sustentáveis.  

Sobre o Mercado Municipal Paulistano (Mercadão)  

Inaugurado em 25 de janeiro de 1933, dia e mês do aniversário da cidade de São Paulo, o Mercado Municipal Paulistano foi projetado pelo arquiteto Felisberto Ranzini, do escritório de arquitetura de Ramos de Azevedo e se tornou um dos principais pontos turísticos da cidade e um entreposto comercial importante para o centro histórico expandido da capital paulista, que atrai visitantes do Brasil e do mundo. Em 2004, o prédio foi tombado pelo patrimônio histórico. Desde 2021 sob concessão da Mercado SP SPE, o objetivo é tornar o Mercadão a maior experiência gastronômica do mundo.

Sobre o Mercado Municipal Kinjo Yamato  

Inaugurado em 1936, quando ainda era chamado de Mercado Municipal da Cantareira, passou a se chamar Kinjo Yamato em homenagem a um dos pioneiros da imigração japonesa no Brasil, na celebração dos 80 anos da chegada dos nipônicos ao país, em 1988. Desde setembro de 2021 sob concessão da Mercado SP SPE, o objetivo é reapresentar o Kinjo Yamato, o hortifruti mais charmoso da cidade. Localizado no centro histórico expandido de São Paulo, o Kinjo Yamato é um dos primeiros mercados públicos da cidade, concebido como um espaço especializado em hortifruti, inicialmente a céu aberto. Ainda nos anos 1930, recebeu, como doação, uma cobertura metálica vinda da Escócia que seria utilizada em uma estação de trem do Anhangabaú. A cobertura foi tombada pelo patrimônio histórico.  


Fonte: Agência Pub  

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.