Piloto Shell larga em 17º, avança até quarto no piso molhado em São Paulo e salva pushes para a corrida final

 

Depois de mais um qualificatório conturbado em 2024, a meta do piloto Shell Gianluca Petecof era clara para a última corrida de sprint da Stock Car no ano: usar todos os botões de ultrapassagem para escalar o pelotão e terminar na frente. 

Mas a chuva que caiu antes da corrida e as seguidas interrupções com carro de segurança o obrigaram a redefinir a rota. Mesmo assim, com bastante agressividade e lutando com um Toyota Corolla sem grande rimo em pista úmida, o estreante do ano de 2023 avançou de 17º no grid para 12º na bandeirada _e ainda salvou 24 pushes para a corrida final, com largada marcada para 14h30 deste domingo.

Choveu fraco pela primeira vez no fim de semana minutos antes da largada, e a direção de prova achou por bem determinar a largada com os carros da principal categoria do esporte a motor no Brasil comboiados pelo carro de segurança.

Alguns competidores já arriscaram parando nos pits logo na primeira volta, para trocar os quatro pneus de chuva por slicks. A relargada veio na abertura da volta 2, com menos de 25 minutos restando na contagem regressiva.

Na volta, 4, o carro de segurança novamente foi acionado após contato entre dois competidores no Bico de Pato. Petecof já aparecia em 13º naquele momento e arriscou ficar na pista depois da abertura da janela de paradas obrigatórias para pit-stop. A chuva aparentava ter apertado na reta principal, e a maioria dos competidores seguia com pneus para piso seco.

Gianluca foi herdando posições de quem parava, até entrar nos pits na volta 11, em quarto lugar.

Com o pelotão reordenado, ele saiu do box da equipe Full Time em 13º e conseguiu a ultrapassagem final na última volta da corrida.

 

O que ele disse:

“Honestamente, o fim de semana tem refletido o ano, com um pouco de falta de ritmo e uma classificação complicada. Na corrida foi bem razoável e conseguimos escalar algumas posições apesar da falta de ritmo no molhado. Vamos ver amanhã se consigo usar mais os 24 pushes que temos ainda, para novamente escalar. Estamos na reta final do campeonato e vamos batalhar até a bandeirada.”
Gianluca Petecof

 

Stock Car Pro Series – Etapa 12 – Interlagos:

Domingo, 15 de dezembro:
14:30 – Corrida Principal (50 minutos +1 volta)

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.