As três finalistas da seletiva promovida pelo TCR South America Banco BRB e Cobra Racing Team tiveram o primeiro contato com o Audi RS3 LMS TCR da equipe chefiada por Nonô Figueiredo.
Kaká Magno, Maria Nienkötter e Renata Camargo completaram ao todo 50 voltas no Autódromo de Interlagos como parte do processo pioneiro que dará o subsídio de 50% do valor da temporada do certame para uma piloto brasileira disputar a temporada de 2025, em uma iniciativa conjunta entre o TCR South America Banco BRB, a Cobra Racing Team e a CBA.
Além do staff técnico completo da equipe, o experiente piloto Felipe Maluhy também esteve nos 4.309m do principal palco do automobilismo brasileiro para auxiliar a rápida adaptação das candidatas ao carro e ao conceito TCR. Maluhy acumula vasta quilometragem no Audi RS3 LMS TCR da Cobra Racing Team, além de já ter largadas na categoria pela mesma organização.
Cada uma das pilotos teve a oportunidade de sair para a pista com seu próprio jogo de pneus, deixando-as em condições iguais para experimentar o carro do conceito TCR. Kaká foi a primeira a completar voltas, seguida por Renata e, por fim, Maria.
A seletiva visa escolher a piloto que reunir o maior número de predicados para uma carreira profissional dentro do conceito TCR.
Mais experiente nos carros de turismo, Kaká Magno tem longa carreira internacional, participando inclusive do FIA Motorsport Games em Valência e em Paul Ricard. Atualmente compete pela Stock Series.
Renata Camargo é oriunda dos campeonatos de drift e arrancada, mas fez a transição para os carros de corrida nas 1000 milhas, tradicional prova de endurance em Interlagos e compete regularmente no grid da Copa Hyundai HB20.
A mais nova das três finalistas é Maria Nienkötter. Com experiência no kartismo, inclusive se sagrando vencedora do FIA Girls on Track em 2024. A piloto de 17 anos de idade compete na Fórmula Delta e testou o carro da NASCAR Brasil.
O resultado da seletiva será informado posteriormente pela categoria, em conjunto com a Cobra Racing Team e a CBA.
O que eles disseram:
“Estou muito feliz com a oportunidade de pilotar o TCR! É um carro muito rápido, tração dianteira, que nunca tinha guiado. Ele responde muito bem nas curvas e eu sinto que me adaptei muito bem ao carro no treino de hoje.”
Kaká Magno
“Foi uma experiência incrível. Digo que recentemente a palavra experiência tem sido recorrente na minha vida. Estar em um tração dianteira do TCR, com pneus slick e em Interlagos é algo surreal. Imaginei poder fazer isto a um tempo atrás e joguei para o universo, hoje estou aqui.
Foi um dia para entender o carro, ‘vestir’ bem dentro dele e se adaptar a potência e as manhas do carro. Foi algo surreal, é um sonho realizado. Além disso, foi um objetivo cumprido. Cheguei aqui e fiz o meu melhor. A iniciativa é muito importante também, ver cada vez mais mulheres nas pistas é muito gratificante. Felicidade é pouco para definir o que estou sentindo no momento.”
Renata Camargo
“Foi uma experiência incrível. É um carro sensacional, muito potente, com muito chão! Senti que vesti bem com o carro e acredito que vestirei no ano que vem também. A equipe foi muito acolhedora e eu prometo entregar tudo que eu puder para estar aqui no ano que vem. Feliz com o sonho realizado e com esse aprendizado tanto profissional como pessoal.”
Maria Nienkötter
“Foi um dia muito proveitoso, que tudo correu muito bem. As meninas andaram em mais de 50 voltas em Interlagos. Foi interessante ver o comportamento delas em um carro completamente novo. Importante ver também como elas lidaram com a competição, que apesar de competir entre elas, todas estavam muito unidas e cada uma delas teve a mesma condição de ir para a pista.
Todas tiveram a mesma quantidade de voltas para mostrar seu potencial. Agradeço à CBA e ao TCR South America pela iniciativa e vamos levar uma mulher para completar a temporada no conceito aqui no continente.”
Nonô Figueiredo – Chefe de equipe da Cobra Racing Team