Iniciativa patrocinada pela empresa incentiva o voluntariado e oferece capacitação socioeducativa e profissionalizante a jovens de 16 a 19 anos
Os participantes da 6ª turma do projeto Pescar Unipar receberam suas certificações no Auditório Boel, na fábrica de Santo André — espaço que também foi palco de diversas atividades ao longo do semestre. Entre julho e dezembro deste ano, os 19 jovens das comunidades vizinhas à Unipar desenvolveram habilidades pessoais e socioafetivas, além de adquirirem conhecimento técnico e profissional. Durante o projeto, foram trabalhados temas como autoconhecimento, saúde, vivência e relacionamento interpessoal e em grupo.
Para Willian da Silva, participar do projeto trouxe um impacto significativo em diversas áreas de sua vida. “Quero agradecer a todos. Como falei na minha jornada, se fossem outras pessoas não seria tão importante como foi. Vocês estão na minha história e são da minha família agora”, declarou emocionado.
Além de toda a capacitação técnica e social, o projeto ainda estimula outra iniciativa: o voluntariado. A programação das aulas e vivências é pautada na doação do tempo e conhecimento de voluntários da companhia e da comunidade.
Um dos voluntários nesta turma foi o diretor executivo industrial da Unipar, Ricardo Congro, que reforçou a importância da ação. “Tive o prazer de passar uma tarde, ensinar e aprender com esta turma. Parabéns a todos, e aos voluntários, que não pouparam esforços para contribuir com o desenvolvimento deles. Que possamos formar outras turmas, outras pessoas capazes de plantar sementes para o desenvolvimento do nosso mundo, que tanto precisa de ideias, cooperação e aprendizado”, disse.
Aos alunos, o executivo relembrou parte de sua trajetória no curso. “Que suas jornadas continuem e lembrem-se de que as maratonas têm a parte fácil, que é o planejamento, e a difícil, que são os treinos. Mas tudo começa com a vontade que vocês demonstraram ao participar do projeto, e também com a determinação de vencer os desafios e estar aqui, conquistando suas certificações. Podem ter certeza de que, em algum momento, vão se lembrar de algo que aprenderam aqui e perceber como essa experiência está fazendo a diferença”, ressalta Congro.
“Como voluntário me sinto feliz e satisfeito. Tenho a oportunidade de fazer novas amizades, compartilhar objetivos e de fazer parte – mesmo que um pouquinho – da história de vida de cada um dos jovens. Na conclusão do curso ocorre um mix de emoções, mas a que impera é a alegria de vê-los felizes por conquistar com sucesso mais uma etapa de muitas que surgirão”, finaliza Valdir Franco Junior, coordenador de Segurança do Trabalho da Unipar Santo André.
Turmas formadas
A Unipar apoia o projeto Pescar desde 2020, quando foi realizada a primeira turma, com aulas realizadas em formato online em virtude da pandemia de Covid-19, respeitando todos os protocolos de distanciamento social. De lá para cá, 103 alunos receberam as certificações pela Unidade Pescar Unipar, que promove formação com noções de cidadania e prepara os jovens para a inserção no mercado de trabalho.
O Projeto Pescar é mantido por uma Fundação criada em 1995 para expandir e consolidar um programa pioneiro de formação socioprofissionalizante voltado para o desenvolvimento de jovens. Apoiado pela Unipar e por diversas outras companhias, o Projeto Pescar já capacitou mais de 36 mil jovens.
Sobre a Unipar
A Unipar, importante ator do setor químico e petroquímico, se destaca como uma das principais fornecedoras para os setores de saneamento e construção civil e produz matérias-primas para todas as indústrias, entre elas têxtil, de papel e celulose, de desinfetantes, alumínio, brinquedos, sapatos, alimentos, bebidas e farmacêutica, entre outras. As ações da Unipar estão listadas na B3 S.A. – Brasil, Bolsa e Balcão sob os tickers: UNIP3, UNIP5 e UNIP6.
A companhia está presente hoje no Brasil e Argentina, com escritórios em São Paulo e Buenos Aires, e fábricas em Santo André e Cubatão (SP) e também em Bahía Blanca (Ar), além de estar construindo uma nova planta em Camaçari (BA). A empresa tem ainda duas joint ventures para autoprodução de energia renovável, com dois parques eólicos na Bahia e Rio Grande do Norte e um parque solar em Minas Gerais.
Em 2023, a Unipar aderiu ao Pacto Global da ONU, a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo e foi reconhecida pela Controladoria-Geral da União (CGU) como empresa Pró-Ética, selo que identifica as empresas que mantêm políticas avançadas de governança e integridade.
Fonte: Giusticom