Tecnologia de câmeras melhorou a segurança das escolas municipais e das áreas com totens de vigilância; números de homicídios e outros crimes diminuíram
Inaugurado há dois anos, o CIM – Centro Integrado de Monitoramento da Guarda Civil Municipal (GCM) de Diadema opera quase 350 câmeras dos 25 totens de vigilância e das escolas municipais. O serviço é 24 horas. O sistema de imagens reforça o patrulhamento preventivo e colabora com o trabalho da Polícia Militar e a Polícia Civil, no combate à criminalidade.
Com base nos dados da Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP-SP), o município de Diadema registrou este ano (de janeiro a outubro) a redução de alguns tipos de crimes em comparação com o mesmo período do ano anterior. Veja as principais reduções: homicídios dolosos (-36%); homicídio culposo por acidente de trânsito (-47%); roubo de veículo (-48%); latrocínio (-50%); roubo de carga (-43%); roubo – outros (-35%); furto de veículo (-12%); estupro (-11%); furto – outros (-6%); lesão corporal culposa – outras (-10%).
Graças ao sistema de totens adquirido pela Prefeitura, houve prevenção de crimes e esclarecimentos de outros. O caso de maior repercussão foi a prisão de suspeitos do assassinato de um policial militar em Diadema, a partir da imagem de um totem que registrou a passagem dos mesmos, pilotando a motocicleta. Já em outra ocorrência, imagens da Central da Prefeitura auxiliaram o DEIC de São Bernardo a desmantelar uma quadrilha especializada em roubar e desmanchar caminhões em São Paulo, mas que atravessavam o município.
Visando intensificar ainda mais a vigilância eletrônica, a Administração formalizou um convênio estadual e implantou o Sistema DETECTA, para combater o número de roubos, furtos e clonagens de veículos, com câmeras que fazem a leitura de placas em pontos estratégicos de circulação. As medidas adotadas contribuíram na melhoria da segurança de Diadema, conforme apontam a queda dos índices criminais.
“Cuidar da segurança pública é atribuição do Governo do Estado, mas a Prefeitura de Diadema fez a parte dela e priorizou a questão nos últimos quatro anos, centrada em três pilares principais: inteligência, prevenção e integração. Nesse sentido, investimos em tecnologia, viaturas e equipamentos, contratamos reforço de 49 novos GCMs e seguimos atuando sempre em conjunto com o 24º Batalhão da Polícia Militar e a Polícia Civil de Diadema”, explicou o secretário municipal de Segurança Cidadã, Deivid Couto.
“Como ensina o prefeito Filippi, ninguém faz nada sozinho. Por isso, também agradecemos ao Governo Lula que tem sido um importante parceiro e aliado do nosso município na área da segurança pública. Por meio do Ministério da Justiça e Segurança Pública, já recebemos algumas viaturas e incrementos, mas ainda há outros veículos e equipamentos para chegar”, destacou o secretário.
Atlas da Violência e Observatório apontam redução de homicídios
Câmeras e viaturas novas deixam Escolas Municipais mais seguras
A melhoria da proteção escolar também contou com o apoio do Ministério da Justiça e Segurança Pública que, por meio do convênio federal “Observatório de Segurança Escolar” entregou cinco viaturas para Ronda Escolar, em julho passado.
Patrulha Maria da Penha recebe viaturas do Governo Federal
O total de atendimentos da Patrulha Maria da Penha – GCM Diadema desde 2021, quando foi criada pelo prefeito Filippi, até novembro de 2024, alcançou 1.255 medidas protetivas, expedidas pelo Ministério Público. Durante este período, a equipe efetuou 55 prisões de agressores. Atualmente, 228 mulheres estão sendo assistidas e mais 45 que já estão na fase inicial de contato com as equipes de trabalho.
“Agora, com a chegada de duas viaturas novas e computadores enviadas pelo Governo Federal, a nossa Patrulha Maria da Penha vai fortalecer e aprimorar ainda mais o serviço de proteção oferecido às mulheres vítimas de violência”, explicou o comandante da GCM, Edivaldo Mendes.
Delegacia da Mulher ganha uma nova sede
“Agora vamos acelerar os preparativos para fazer a mudança e inaugurar o mais rápido possível. Ainda não consigo afirmar a data exata, mas posso garantir que conseguiremos oferecer um atendimento muito melhor às mulheres da cidade”, explicou dra. Renata Cruppi.