Órgão é dedicado a combater a LGBTfobia no serviço público e fomentar melhores condições de vida e oportunidades à população LGBT de Diadema

“Diadema é uma cidade com amplo histórico de movimentos sociais, um exemplo de luta popular para quem constrói políticas públicas.”

~ Advogado Paulo Mariante, na abertura da II Conferência LGBT de Diadema

A Coordenadoria de Políticas de Cidadania e Diversidades de Diadema (CPOCD) publicou, no início do mês, a revista “Orgulho LGBTQIA+ Diadema”, com as ações da coordenadoria ao longo de toda a última gestão. A criação do órgão, ligado diretamente à Secretaria de Governo, foi um compromisso de campanha do prefeito José de Filippi Júnior.

“Nosso governo está comprometido com todas as pessoas, independentemente de orientação sexual ou identidade de gênero”, afirmou o prefeito. “Criamos a Coordenadoria, criamos o ambulatório DiaTrans para pessoas transgêneras, garantimos o uso do nome social e capacitamos os servidores públicos para atender bem essa população. Esse é o caminho.”

A revista, além de prestar contas à população, ainda explica conceitos fundamentais, como a origem do Orgulho LGBT+, o que são LGBTfobia, homofobia e transfobia e o significado de cada letrinha da sigla.

“A diversidade é um dos pilares fundamentais de uma sociedade justa e progressista,” justificou o coordenador Robson de Carvalho. “Reconhecemos e valorizamos a multiplicidade de expressões e identidades de gênero que compõem a sigla LGBTQIA+, abrangendo lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais, queer, intersexuais, assexuais e outras vivências únicas. Infelizmente, apesar dos avanços conquistados nos últimos anos, a discriminação e a violência baseadas na orientação sexual e identidade de gênero ainda persistem em nossa sociedade.”

Conquistas

Dentre as principais conquistas da Coordenadoria, Robson destaca a criação do Ambulatório DiaTrans e a campanha de retificação de nome Diadema Meu Nome Importa, que concorre ao Prêmio Innovare. Também vale ressaltar as diversas oficinas de sensibilização realizadas nesses quase 4 anos, atingindo mais de 20 mil funcionários públicos e moradores da cidade, além da construção do Manual de Qualificação do Atendimento LGBTI+.

Para dar mais visibilidade e garantir o respeito a esta população, a CPOCD lançou a campanha Diadema de Todos, abraçada por centenas de comerciantes em toda a cidade, que aceitaram marcar suas empresas como locais livres da homofobia e divulgar os telefones de denúncia de violações de direitos. Também foi oferecido todo o apoio da Prefeitura a eventos como o Grito da Diversidade e a projetos audiovisuais como os documentários Vozes do Orgulho e Vidas Trans Importam.

Foi também nesta gestão que a CPOCD voltou a realizar a Conferência LGBT+, depois de 16 anos, e trouxe a Diadema a Ouvidoria LGBT+, recebendo e encaminhando denúncias de LGBTfobia. “Por um lado, oferecemos todas as orientações e acompanhamos cada caso, além de criar um espaço de acolhida e escuta para recepcionar e criar vínculos com os usuários. Ao mesmo tempo, trabalhamos com uma politica de sensibilização tanto nos equipamentos públicos da Prefeitura quanto junto ao comércio da cidade, com as campanhas Acolher & Transformar e DIADEMA DE TODOS, a fim de construir essa cultura de paz”, concluiu o coordenador.

A revista Orgulho LGBTQIA+ Diadema pode ser acessada AQUI

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.