O projeto promove empreendedorismo e segurança alimentar por meio de instalação de cozinhas profissionais e capacitações de agentes multiplicadores

O Governo de São Paulo, por meio do Projeto Cozinhalimento, promovido pela Coordenadoria de Segurança Alimentar (Cosali), vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo (SAA), capacitou mais de 24 mil pessoas este ano. Os alunos participaram dos cursos oferecidos pelo projeto, dentro das 251 cozinhas espalhadas pelo estado. Vale destacar que, somente este ano, 71 unidades foram inauguradas em São Paulo e a meta é alcançar 305 cozinhas até o final de 2026.

Com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre alimentação saudável, combate ao desperdício, manipulação adequada de alimentos e incentivo ao empreendedorismo, o Cozinhalimento celebra os resultados e, principalmente, os impactos positivos na vida de seus alunos.

Uma das alunas formadas pelo projeto é Julia Damelio, de 34 anos, que participou do curso de estreia do Cozinhalimento na cidade de Cordeirópolis, em fevereiro de 2023. Enfermeira de formação, Júlia é mãe de uma criança com espectro autista e abandonou a carreira para poder cuidar da filha. Desde então, passou a trabalhar em casa produzindo pães e bolos. Com o curso, Júlia conta que o aprendizado adquirido com o Projeto Cozinhalimento possibilitou o aperfeiçoamento de suas receitas e ampliou os nichos culinários. “O curso ajudou muito, aprendi sobre reaproveitamento de alimentos, tirando dúvidas presencialmente com as nutricionistas. Agora, eu consegui ampliar meu cardápio, aumentei a lucratividade e fiz adaptações que evitam o desperdício”, conta Júlia.

LEIA TAMBÉM: Governo de SP lança plataforma para encontrar produtores registrados com Selo Agro SP Artesanal

A assistente agropecuária do Departamento de Segurança Alimentar da Cosali, Anna Carolina de Brito Borges, que faz parte da equipe do Projeto Cozinhalimento, comemora os resultados do ano e almeja resultados ainda melhores em 2025. “Foi um ano de muito sucesso nas entregas do Cozinhalimento, além das cozinhas inauguradas, tivemos mais de 24 mil pessoas capacitadas, o que fortaleceu o conceito de Segurança Alimentar por todo Estado de São Paulo. No ano que vem, esperamos superar os números com novos convênios e capacitações”, comemora.

O Projeto

O Projeto Cozinhalimento realiza a instalação de cozinhas profissionais para capacitação de agentes multiplicadores das ações de segurança alimentar e nutricional sustentável, e incentivo à geração de renda.

As ações são desenvolvidas por meio de cursos, palestras, treinamentos e eventos educativos, visando a capacitação nutricional, o combate ao desperdício, a manipulação adequada e o incentivo ao empreendedorismo.

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.