Lucas Moraes subiu de 8º para 5º na geral da prova. Piloto liderou parte do dia, até freios traseiros acabarem e um pneu furar faltando apenas 30 dos 397km do percurso cronometrado
O brasileiro Lucas Moraes foi um dos principais protagonistas nesta terça-feira (7), durante a terceira etapa do Rally Dakar, disputada entre as regiões de Bishá e Al Henakiyah, nos desertos da Arábia Saudita. Parceiro do navegador espanhol Armand Monleón no Toyota GR DKR Hilux da equipe TGR, Moraes perdeu a ponta faltando cerca de 100km dos 397 cronometrados do dia, quando os freios traseiros pararam de funcionar. Depois disso, foi ainda prejudicado por um pneu furado a 30km da chegada, que obrigou a dupla a realizar uma parada para fazer a substituição. Mesmo assim, o duo terminou na nona colocação na especial desta terça-feira e, com isso, subiu da oitava para a quinta posição na classificação geral da prova. Moraes e Monleón disputam a categoria Ultimate, a principal da competição, que tem neste momento a liderança da dupla sul-africana Henk Lategan/Brett Cummings na classificação geral.
O piloto sul-africano Saood Variawa e o francês François Cazalet, a bordo de um Toyota da equipe TGR, venceram a especial. Aos 19 anos de idade, Saood é o mais jovem vencedor de etapa na história da categoria Ultimate. Mesmo encurtada em 169km pela organização devido às tempestades que assolam a região nesta fase do ano, a especial (trecho cronometrado) desta terça-feira foi exigente, em particular pelo piso rochoso que predominou em longos trechos. E o desafio se mostrou complicado logo de início: já no quilômetro 12, o Dacia SandRider do multicampeão de rally de velocidade Sébastien Loeb (França) e de seu navegador, Fabian Lurquin (Bélgica), capotou ao passar sobre uma depressão, fazendo dois giros até parar sobre as quatro rodas. O acidente atrasou em vários minutos o piloto francês, um dos principais favoritos, que mais tarde parou para conserto novamente devido à quebra da barra de direção – provavelmente em função da violência da capotagem. Ontem, um acidente similar tirou da corrida o Ford Raptor dos atuais campeões, os espanhóis Carlos Sainz e Lucas Cruz.
Brasileiro não sabia que era líder – Apesar dos problemas que enfrentou, Lucas Moraes ficou satisfeito com o desempenho nesta terça-feira. “Essa especial começou muito boa pra gente. Sabíamos que estávamos indo num ritmo bom porque passamos alguns carros bem no início e a gente sabia que devia estar vindo bem. Só após a chegada é que a gente viu que estava liderando.”, disse Lucas Moraes.
“Começamos a perder os freios faltando 100km pra acabar. A partir disso, viemos meio que na estratégia de “sobreviver”, de só levar o carro até o final. Mas mesmo assim tivemos um pneu furado, faltando uns 30km da chegada. No fim das contas, o mais importante é que estamos em quinto na geral, só 18 minutos, eu acho, atrás do líder. Então, está tudo embolado, realmente uma disputa bem interessante. Amanhã começa a maratona, quem tem duas etapas, nesta quarta e na quinta-feira. Estamos numa ótima posição pra largar nesse tipo de especial. Vamos com tudo!”, completou.
Acelerando fora da trilha – Além de Moraes na quinta colocação da classificação geral e na briga por um pódio nesta que é a 47ª edição do Dakar, o Brasil conta com representantes em mais dois carros da Ultimate. Marcos Moraes e Maykel Justo são parceiros na condução de um Toyota Overdrive. A dupla foi uma das últimas a largar e, com isso, enfrentou mais dificuldades que o normal: “Tivemos que passar caminhões, UTVs… e em várias ocasiões tivemos que sair muito da trilha para fazer a ultrapassagem porque a poeira era gigantesca, não dava pra ver nada”, disse Marcos, que terminou na 24ª colocação da etapa e subiu duas posições na classificação geral, ocupando agora o 26º posto. Já o Century CR7 do brasileiro Marcelo Gastaldi e o francês Adrien Metge enfrentou problemas pelo segundo dia consecutivo. Foi o 47º carro a cruzar a linha de chegada e agora ocupa o 34º lugar na soma de todas as etapas na prova.
Quinto nome brasileiro neste Dakar, o navegador Cadu Sachs compete na categoria Challenger (protótipos leves) a bordo de um Taurus T3 Max juntamente com o piloto português Gonçalo Guerreiro. Nesta terça-feira, eles terminaram em sétimo e com o resultado mantiveram a vice-liderança da categoria. Os primeiros colocados na Challenger são os argentinos Nicolas Cavigliasso e Valentina Pertegarini, também com um Taurus T3 Max. Nas demais categorias, a liderança também não mudou: o australiano Daniel Sanders, da KTM, continua na ponta na categoria Motos, enquanto o trio checo Martin Macik/Frantisek Tomasek/David Svanda, com um MM Powerstar, segue na frente na categoria Caminhões.
Terror para os pneus – Esta quarta-feira será um momento especial no Dakar, com a abertura da “fase maratona”, composta por duas etapas, a quarta (realizada amanhã) e a quinta, na quinta-feira. Nestes dois dias, pilotos e navegadores não poderão receber ajuda das equipes e dormirão em um acampamento separado de seus times, formado por barracas coletivas. No entanto, será permitido que a tripulação de um carro auxilie outra, da mesma equipe, em caso de necessidade.
Dessa forma, mecânicos e engenheiros só terão acesso aos veículos na noite da quinta-feira. “Sabemos que a maior parte do trajeto de 415km cronometrados de amanhã vai acontecer entre cânions e terá um piso de rocha vulcânica. Um terror para os pneus”, observou Moraes, que já parou com pneus furados em três ocasiões neste Dakar – e sabe que terá mais pela frente. Confira as informações do Dakar:
RESULTADO CATEGORIA ULTIMATE – CARROS
Etapa 03 / 7 de janeiro / Bishá-Al Henakiyah / 397km cronometrados / 679km totais
1) Saood Variawa (África do Sul)/François Cazalet (França), Toyota TGR, a 397km em 3h16min52s
2) Guerlain Chicherit (França)/Alex Winocq (França), Mini X-Raid, a 0min33s
3) Seth Quintero (EUA)/Dennis Zenz (Alemanha), Toyota GR DKR Hilux, a 01min48s
4) Guillaume de Mevius (Bélgica)/Mathieu Baumel (França), Mini X-Raid, a 01min55s
5) João Ferreira (Portugal)/Felipe Palmeiro (Portugal), Mini X-Raid, a 3min15s
6) Nasser Al-Attiyah (Qatar)/Edouard Boulanger (França), Dacia SandRider, a 3min34s
9) Lucas Moraes (Brasil)/Armand Monleón (Espanha), Toyota GR DKR Hilux, a 6min14s
24) Marcos Moraes (Brasil)/Maykel Justo (Brasil), Toyota Overdrive, a 21min06s
48) Marcelo Gastaldi (Brasil)/Adrien Metge (França), Century CR7, a 1h29min13s
Classificação Geral / Após três etapas / Seis primeiros + brasileiros
1) Henk Lategan (África do Sul)/Brett Cummings (África do Sul), Toyota GR DKR Hilux, 19h04min53
2) Nasser Al-Attiyah (Qatar)/Edouard Boulanger (França), Dacia SandRider, a 7min17s
3) Mattias Ekström (Suécia)/Emil Bergvist (Suécia), Ford Raptor, a 9min34s
4) Yazeed Al Rajhi (Arábia Saudita)/Timo Gottschalk (Alemanha), Toyota Overdrive, a 11min45s
5) Lucas Moraes (Brasil)/Armand Monleón (Espanha), Toyota GR DKR Hilux, a 19min40s
6) Toby Price (Austrália)/Sam Sunderland (Inglaterra), Toyota Overdrive, a 20min17s
26) Marcos Moraes (Brasil)/Maykel Justo (Brasil), Toyota Overdrive, a 2h49min22s
34) Marcelo Gastaldi (Brasil)/Adrien Metge (França), Century CR7, a 4h49min54s
47º DAKAR RALLY
País Arábia Saudita
6ª edição no Oriente Médio
Roteiro inédito
Principal desafio deserto Empty Quarter
70 nacionalidades na disputa
190 países assistem à prova
70 emissoras de TV em todo o mundo
OS COMPETIDORES
807 pilotos e navegadores
43 mulheres
120 estreantes
AS MÁQUINAS
439 veículos
8 categorias
139 carros
139 motos
65 caminhões
54 protótipos leves
40 UTVs (produzidos em série)
2 Stocks (carros de produção modificados)
OS BRASILEIROS
Lucas Moraes – piloto, categoria Ultimate (carros), modelo Toyota GR DKR Hilux EVO, equipe TGR
Marcos Moraes – piloto, categoria Ultimate (carros), modelo Toyota Hilux Overdrive, equipe Overdrive
Marcelo Gastaldi – piloto, categoria Ultimate (carros), modelo Century CR7, equipe Century Racing
Maykel Justo – navegador de Marcos Moraes (acima), categoria Ultimate (carros), modelo Toyota Hilux Overdrive, equipe Overdrive
Cadu Sachs – navegador do português Gonçalo Guerrero, categoria Challenger (protótipos leves), modelo Taurus T3 Max, equipe BBR
A CORRIDA
7.753 quilômetros de percurso
5.145 quilômetros de “especiais” (trechos cronometrados)
13 dias de corrida
1 dia de descanso (10 de janeiro)
1 desafio de 48 horas (etapa 2, dias 5 e 6 de janeiro)
1 etapa maratona (8 de janeiro)
Largada primeira etapa dia 4 de janeiro
Chegada 17 de janeiro
AS DISTÂNCIAS
Atividade / Data / Trecho / Cronometrado / Total_
Prólogo / 3 de janeiro / Bisha-Bisha / 29km / 79km
Etapa 01 / 4 de janeiro / Bisha-Bisha / 412km / 500km
Etapa 02 / 5 e 6 de janeiro / Bisha-Bisha / 971km / 1.067km
Etapa 03 / 7 de janeiro / Bisha-Al Henakiyah / 327km / 679km
Etapa 04 / 8 de janeiro / Al Henakiyah-Alula / 415km / 588km
Etapa 05 / 9 de janeiro / Alula-Hail / 428km / 491km
Intervalo / 10 de janeiro / Hail
Etapa 06 / 11 de janeiro / Hail-Al Duwadimi / 606km / 829km
Etapa 07 / 12 de janeiro / Al Duwadimi-Al Duwadimi / 481km / 745km
Etapa 08 / 13 de janeiro / Al Duwadimi-Riad / 487km / 733km
Etapa 09 / 14 de janeiro / Riad-Haradh / 357km / 589km
Etapa 10 / 15 de janeiro / Haradh-Shubaytah / 123km / 636km
Etapa 11 / 16 de janeiro / Shubaytah-Shubaytah / 284km / 516km
Etapa 12 / 17 de janeiro / Shubaytah-Shubaytah / 62km / 132km
TOTAIS: 5.145km de trechos cronometrados (etapas) e 7.753km de percurso total
Fonte: Best PR