A cidade de Extrema, no Sul de Minas Gerais, será palco de uma celebração da biodiversidade local com a realização da “Exposição Aves de Extrema”. A mostra reúne imagens impressionantes capturadas pelas lentes do fotógrafo Ricardo Q.T. Rodrigues e pelos integrantes do Clube de Observadores de Aves de Extrema (COA), que retratam a exuberância das aves que habitam as matas e florestas da região.

A exposição é composta por dez painéis gigantes, com fotografias impressas em alta resolução que destacam cada detalhe das aves retratadas, como suas plumagens vibrantes e comportamentos naturais. A exposição promete não apenas encantar moradores e turistas, mas também promover a reflexão sobre a importância da preservação ambiental.

A “Exposição Aves de Extrema” vai muito além de uma exposição fotográfica, é um projeto amplo de preservação do meio ambiente, indo aos parques e escolas com palestras, workshops e contando em estórias infantis um pouco da nossa história. Inclui um levantamento científico da nossa avifauna, em vários pontos do município, tendo o Conservador das Águas como marco zero, acreditando que a observação de aves pode ser um roteiro turístico de conservação do nosso meio ambiente, e contribuindo como uma nova fonte de renda para a população.” diz Ricardo.

A exposição será realizada em dois momentos. De 18 de janeiro a 5 de março, estará disponível no Parque Municipal Cachoeira do Salto, local de grande fluxo turístico. Depois, seguirá para a Escola Municipal de Modelo Agrícola Alcebíades Gilli, no Bairro Salto de Cima, onde Ricardo ministrará aos alunos uma palestra intitulada ‘Fotografia como Instrumento de Preservação Ambiental’.

“Acreditamos que a fotografia pode ser um instrumento de mudança sócio ambiental na conscientização e preservação do nosso combalido meio ambiente, contribuindo assim para uma melhor qualidade de vida. Num tempo de matas cada vez mais escassas a urgência de projetos como esse se torna fundamental, para tornar as crianças de hoje nos ambientalistas de amanhã. Nós somos a primeira geração a sofrer as consequências das mudanças climáticas, e talvez a última com o poder de mudar o rumo da história”, conclui o fotógrafo.

Com entrada gratuita, a “Exposição Aves de Extrema” é uma realização de Ricardo Q.T. Rodrigues e do Clube de Observadores de Aves de Extrema, com produção de Simone Perello e Vera Kikuti. O projeto conta com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, por meio do Edital de Chamamento Público 1/2024 de Extrema/MG.

Para conhecer mais sobre o trabalho de Ricardo Q.T. Rodrigues e a exposição, acesse o site www.ricardoqtrodrigues.com.br

https://www.ricardoqtrodrigues.com.br/Exposi%C3%A7%C3%B5es/Aves-de-Extrema-2/n-gFpGdw/i-Vgtghw4

Divulgação
Divulgação

Fonte: Vera Kikuti

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.