Aos sábados (18 e 25/01, 01, 08 e 15/02), das 10h às 18h, a iniciativa promove oficinas, rodas de leitura e intervenções artísticas gratuitas para inspirar mulheres a sonhar e realizar.
A Biblioteca Parque Villa Lobos, equipamento da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerida pela SP Leituras, será palco do lançamento do movimento Sonhe Como Uma Garota, que convida crianças e jovens a sonharem e refletirem sobre o papel das mulheres como protagonistas de suas histórias. A programação gratuita acontece em cinco sábados consecutivos (18 e 25 de janeiro, 1º, 8 e 15 de fevereiro), das 10h às 18h, com atividades criativas e interativas destinadas a crianças a partir de 5 anos.
Batizada de Colheita dos Sonhos, esta é a primeira fase do movimento Sonhe Como Uma Garota, que busca inspirar mulheres e meninas de todas as idades e promover nos meninos o respeito e a admiração pelas conquistas femininas. As atividades lúdicas foram projetadas para compreender os sonhos de meninas e jovens, além dos desafios que elas enfrentam em suas trajetórias.
Os resultados e aprendizados dessa etapa inicial embasarão as próximas ações do movimento, culminando em uma exposição a ser inaugurada no Dia Internacional da Mulher, em 8 de março, quando também serão apresentados os dados de uma pesquisa intergeracional sobre os desejos femininos.
“Nosso objetivo é criar um espaço onde meninas e jovens possam expressar livremente seus sonhos e anseios, enquanto compreendem que suas histórias têm um impacto poderoso. Queremos transformar essas narrativas em um movimento de inspiração que celebre a força coletiva e traga visibilidade às aspirações femininas”, explica Camila Alves, da Vermelho Produções, idealizadora do projeto, viabilizado via Lei de Incentivo e patrocínio da Siemens Energy, por meio da Fundação Siemens.
Além disso, como parte das ações do movimento, a arte-educadora Bia Padial conduzirá uma série de oficinas de Bordado em Fotografia em duas ONGs: a Associação Pró-Brasil, em Parelheiros, e a Monte Azul, no Jardim São Luiz, ambas em São Paulo.
PROGRAMAÇÃO GRATUITA (não é necessário inscrição)
Intervenção Palhaçaria | 10h-11h e 13h-14h
Com a palhaça Janda Querubim (Odília Nunes), o público é recebido em uma roda animada com histórias, músicas e brincadeiras.
Ateliê Cartaz dos Sonhos | 10h30-12h
Liderado por Bianca Habib, o ateliê convida os participantes a criar cartazes circenses que traduzem seus sonhos em arte visual.
Tenda da Babilônia | 11h-12h e 14h-16h
Uma instalação interativa onde os participantes se “vestem de sonhos”, tiram cartas literárias e compartilham suas histórias.
Hora da Mariola | Biblioteca Picadeiro – Dia Inteiro
Livros cuidadosamente selecionados estão à disposição para leitura livre em um espaço convidativo e descontraído.
Roda de Leitura e Narração de Histórias | 17h30-18h
Encerrando cada dia, a roda promove a leitura coletiva e troca de experiências com obras literárias.
Sobre a Biblioteca
Além de uma extensa programação cultural e educativa – totalmente gratuita – a biblioteca conta com sala de games, ludoteca, computadores com acesso à internet, auditório, deck com vista para o parque, bicicletário e skatário. Seu acervo é atualizado a cada semana e é formado por livros, revistas, jornais, livros eletrônicos, audiolivros, HQs, DVDs e CDs, além de livros em braille e falados, voltados para pessoas com deficiência.
Desde 2014, importantes escritores brasileiros, como Ailton Krenak, Luiz Ruffato, Conceição Evaristo e Itamar Vieira Júnior, entre outros, passaram pelos espaços da biblioteca, em leituras, bate-papos e lançamentos. A biblioteca também recebeu em diversos eventos personalidades como Pedro Bial, Sabrina Sato, Didi Wagner, Ivete Sangalo, Juliana Paes, além do cartunista Maurício de Souza e a culinarista Bela Gil.
Serviço
SONHE COMO UMA GAROTA
Dias 18/01, 25/01, 01/02, 08/02 e 15/02
Horário: 10h às 18h
Local: Biblioteca Parque Villa-Lobos
Endereço: Av. Queiroz Filho, 1205 – Alto de Pinheiros, São Paulo – SP.
Telefone: (11) 3024-2500
Ingressos: Gratuito, sem necessidade de inscrição.
Fonte: Agência Prioriza