Equipe Accelerating Performance vence a corrida de Daytona do campeonato IMSA Challenge na estreia com a McLaren

Vitória do Artura GT4 de Moisey Uretsky/Michael Cooper na corrida preliminar das 24 Horas de Daytona aconteceu com manobra decisiva após desempenho competitivo durante as 4 horas de prova

McLaren Artura GT4, vencedor de vários campeonatos, continua vitorioso com a primeira conquista de 2025 – dois anos depois da estreia competitiva no mesmo evento

Um McLaren Artura GT4 venceu em Daytona no último domingo (26) com a equipe Accelerating Performance, conquistando a corrida de quatro horas válida pelo campeonato IMSA Challenge, dois anos depois da estreia bem-sucedida do Artura GT4 no mesmo local. A dupla da equipe Accelerating Performance formada por Moisey Uretsky e Michael Cooper correu consistentemente entre os dez primeiros (entre 43 participantes) durante as quatro horas de corrida. Uretsky começou a prova e pilotou durante 2h40min antes de passar o volante para o companheiro de equipe.

Assumindo o comando do carro a 1h20min minutos do fim, Cooper iniciou seu turno de pilotagem em oitavo lugar e avançou  durante a emocionante hora final de corrida, com carros separados por décimos de segundo enquanto lutavam na famosa pista e na sua penosa inclinação de 31 graus. Cooper levou o Artura GT4 para o terceiro lugar quando a corrida entrou nas últimas cinco voltas, encarando os líderes cara a cara.

A apenas duas voltas do fim, Cooper fez uma manobra decisiva, adotando uma linha mais estreita na saída da curva seis e subindo por dentro enquanto os líderes a contornavam. Apesar das tentativas dos adversários de recuperar a liderança, o Artura GT4 de Cooper e Uretsky cruzou a linha de chegada em primeiro lugar na corrida preliminar das 24 Horas de Daytona, com 0s327 de vantagem sobre o Porsche 718 Cayman GT4 RS CS de Jan Heylen/Luca Mars e 6s784 à frente do Ford Mustang GT4 de Billy Johnson/Robert Michaelson. O resultado foi ainda melhor por ser a corrida de estreia da equipe Accelerating Performance com o Artura GT4.

“Inacreditável! Não tenho palavras. Meu coração está acelerado e não tenho ideia do que está acontecendo! Esse foi o período mais longo que já fiz.Eu amo a McLaren e tem sido ótimo trabalhar com eles. A equipe realmente merece isso. É o terceiro ano deles e têm trabalhado muito, com todos juntos. Este é um esporte onde se alguém cometer um erro, tudo acaba. São 100 bilhões por cento devido à equipe”, declarou Moisey Uretsky, piloto do McLaren Artura GT número 44.

“Isso foi muito divertido. Eu dirigi a versão anterior da McLaren, então ele me pareceu muito familiar. É um carro GT4 incrível e todos os caras fizeram um trabalho incrível. Moisey correu as primeiras passagens, por muito mais tempo do que precisávamos, e ele me entregou um carro limpo com o qual pude lutar com Jan [Heylen] e Billy [Johnson] e levá-lo para a frente. Quando vi Jan começando a ter dificuldades com a traseira do carro em algumas curvas lentas, eu sabia onde queria levá-lo. Estávamos muito fortes na curva seis, correndo naquela linha interna, e consegui ultrapassar alguns carros nessa direção. Então, continuei tentando planejar o mesmo movimento e estar o mais próximo possível daquele canto para repetir essa manobra”, explicou Michael Cooper.

Para Ian James, Diretor de Automobilismo da McLaren Automotive, “a corrida foi uma demonstração realmente impressionante das qualidades do Artura GT4, e devo dar muitos parabéns a Moisey, Michael e toda a equipe Accelerating Performance. Sair e vencer na sua primeira corrida, e numa pista tão prestigiada como Daytona, é realmente algo especial”.

Projetado para alto desempenho e resistência, o Artura GT4 compartilha grande parte de sua tecnologia com o carro de estrada McLaren Artura, incluindo uma abordagem meticulosa à redução de peso, desde a Carbon Lightweight Architecture (MCLA) até seu compacto e potente V6 biturbo. O Artura GT4 também foi desenvolvido para ser acessível a pilotos e equipes de todos os níveis, e o novo ArturaTrophy Evo está programado para fazer sua estreia nos EUA no novo McLaren Trophy, campeonato que começa em março em Sonoma, na Califórnia.

Sobre a UK Motors

A UK Motors é representante oficial e exclusiva da Aston Martin e da McLaren para o Brasil, e responde pela importação, comercialização e pós-vendas das operações das duas marcas britânicas. Tanto a Aston Martin quanto a McLaren estão entre as mais conceituadas fabricantes de carros esportivos e de luxo do mundo.

Sobre a McLaren Automotive

A McLaren Automotive é uma produtora de supercarros leves e de altíssimo desempenho. Lançada em 2010, a empresa é hoje a maior parte do Grupo McLaren.

Com sede no Centro de Tecnologia McLaren (MTC, McLaren Technology Center) em Woking, Surrey, Inglaterra, a McLaren Automotive é movida pelo desafio de criar os veículos mais emocionantes, envolventes e de referência do mundo. Aproveitando a história de 60 anos de desempenho autêntico e de corrida do nome McLaren, ele entregou alguns dos supercarros mais espetaculares já feitos.

O portfólio de produtos da empresa, composto por modelos GTS, supercarros, Motorsport e Ultimate, é vendido em mais de 40 mercados ao redor do mundo. Seus carros são montados manualmente no McLaren Production Center (MPC), localizado no mesmo campus da MTC em Woking.

A McLaren é uma pioneira que ultrapassa continuamente os limites. Em 1981, introduziu a tecnologia de chassis de fibra de carbono leve e resistente na Fórmula 1 com o McLaren MP4/1.

Em 1993, projetou e construiu o lendário carro de rua McLaren F1. Construído em torno de um chassi de fibra de carbono, ele estabeleceu o DNA de supercarro da McLaren, concretizado no século 21 em 2011 com a introdução do McLaren 12C, o primeiro carro de produção em série da McLaren Automotive.

A McLaren foi a primeira a entregar um hipercarro híbrido, o McLaren P1™, em 2013. Ao lançar a linha de veículos Ultimate Series, o P1™ foi seguido pelo McLaren Senna em 2018 e seu derivado GTR somente para pista foi lançado um ano depois. 2019 também viu a introdução do hiper-GT híbrido Speedtail. Seu modelo Ultimate mais recente, Elva, é o carro de rua mais leve da McLaren de todos os tempos.

Os modelos LT da McLaren representam a expressão máxima do desempenho em pista em supercarros de produção em série. O nome deriva da versão ‘Longtail’ do F1 GTR, introduzida em 1997, e foi incorporada à nomenclatura da McLaren Automotive em 2015 com a chegada do cupê 675LT baseado no McLaren 650S e do Spider. Em 2018, a lenda do LT continuou com o 600LT baseado no McLaren 570S. O capítulo mais recente da história do LT foi escrito em 2020 e 2021, com a introdução do cupê 765LT e do Spider.

Também em 2021, a empresa revelou seu novíssimo supercarro híbrido de alto desempenho, o McLaren Artura. O Artura é o primeiro McLaren a se beneficiar da McLaren Carbon Lightweight Architecture (MCLA). O MCLA foi projetado, desenvolvido e fabricado no McLaren Composites Technology Center, na região de Sheffield, na Inglaterra, usando processos pioneiros no mundo, e liderará o futuro eletrificado da marca.

Em 2022, a McLaren anunciou o Solus GT, um carro de corrida de assento único e cabine fechada que deu vida a um conceito futurista originalmente criado para jogos virtuais.

Em 2023, a McLaren revelou seu supercarro de produção em série mais leve e potente, o 750S – um desenvolvimento completo do premiado supercarro 720S. A McLaren também apresentou o novo GTS, substituindo o McLaren GT.

O McLaren Artura Spider foi revelado no início de 2024 como o primeiro conversível híbrido de alto desempenho da marca. Sua introdução foi parte de uma grande atualização do ano modelo para a placa de identificação Artura e significou que a linha de produção em série do GTS da McLaren, o novo Artura e o 750S foram introduzidos com 12 meses de diferença.

A McLaren Automotive também opta por fazer parceria com empresas e organizações líderes mundiais com ideias semelhantes, que ultrapassam os limites em seus respectivos campos. Estes incluem Ashurst, Bowers & Wilkins, Dynisma, Gulf, Monroe, Pirelli, Plan International, Richard Mille e Tumi.

Sobre o Grupo McLaren

O Grupo McLaren é líder global na produção de supercarros de alto desempenho e no automobilismo de elite.

Fundado em 1963 pelo piloto, engenheiro e empresário Bruce McLaren, o Grupo é formado pela McLaren Automotive, que constrói à mão supercarros leves e com eles compete em séries globais, incluindo o Campeonato Mundial de Endurance (FIA WEC); e uma participação majoritária na McLaren Racing, que compete no Campeonato Mundial de Fórmula 1, na série INDYCAR, na Fórmula E, na Extreme E e na F1 Academy.

O Grupo está sediado globalmente no icônico Centro de Tecnologia McLaren em Woking, Surrey, Inglaterra.

Com reputação de inovação e excelência tecnológica, a McLaren é uma das maiores empresas independentes do Reino Unido.

Fonte: LetraNova Comunicação

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