As capas estão fora, os holofotes estão acesos; A Stake F1 Team KICK Sauber apresentou o visual e a sensação do seu desafiador de 2025 diante de 14.000 fãs que assistiram ao F175 LIVE, o lançamento histórico conjunto de carros que celebra o 75º aniversário da Fórmula 1. Revelado na O2 Arena em Londres, o carro e sua nova libré fizeram uma entrada digna de sua identidade ousada. Não havia como confundir – o preto e verde característicos, se destacando sob os holofotes, estão aqui para fazer uma declaração. Enquanto a nova dupla de pilotos da equipe, Nico Hulkenberg e Gabriel Bortoleto, se juntaram ao Diretor de Operações e Técnico, Mattia Binotto, no palco, a mensagem era clara: este carro foi construído para lutar, para se esforçar, pois a equipe está unida para avançar em uma das grades mais competitivas da história da Fórmula 1.”
O C45, que irá para a pista no teste de pré-temporada do Barém na próxima semana, é o resultado de meses de desenvolvimento incansável na base da equipe em Hinwil, Suíça, uma máquina projetada para não apenas parecer agressiva na pista, mas para entregar resultados onde isso importa. A equipe de engenharia, liderada pelo Diretor Técnico, James Key, não deixou pedra sobre pedra na busca por desempenho, visando recuperar o terreno perdido em Abu Dhabi no final da temporada passada. O C45 é uma declaração de intenção, um salto agressivo destinado a colocar a equipe na batalha do meio do pelotão, um carro construído para lutar com mais intensidade, empurrar mais além e aproveitar todas as oportunidades que surgirem.”
O C45 é uma combinação de evolução e revolução e um testemunho do trabalho árduo de inúmeros indivíduos ao longo da temporada e durante o período de inverno. Os esforços de desenvolvimento neste último ano das atuais regulamentações se concentraram em um pacote aerodinâmico totalmente reprojeto, ao lado de refinamentos mecânicos sob a carroceria, incluindo um sistema de refrigeração otimizado e uma nova arquitetura de suspensão dianteira e traseira. Com uma libré aprimorada e elegante, destacando seu preto e verde característicos, o C45 é projetado para chamar atenção tanto na pista quanto fora dela.”
Após os testes no Barém, o Campeonato Mundial de Fórmula 1 de 2025 tem sua estreia oficial em Melbourne, em 16 de março. Com uma emocionante nova dupla de pilotos e um desafiador totalmente novo com um visual ousado, a Stake F1 Team KICK Sauber está pronta para enfrentar o desafio da nova temporada que se aproxima.
Mattia Binotto, COO & CTO: “O C45 é o culminar de meses de dedicação e trabalho árduo de toda a nossa equipe. Cada departamento desempenhou um papel crucial no desenvolvimento deste carro, e estamos extremamente orgulhosos do que alcançamos, mas sabemos que isso é apenas o início. A Fórmula 1 é uma corrida constante de desenvolvimento, muitas vezes um caso de quem chega lá primeiro, e nosso foco agora mudará para extrair desempenho e construir sobre a sólida fundação que estabelecemos. Fizemos avanços significativos em aerodinâmica, eficiência e equilíbrio geral, todos os quais serão fundamentais para tornar-nos mais competitivos ao longo da temporada. Ao mesmo tempo, o sucesso é mais do que apenas o desempenho do carro – é sobre como operamos como uma equipe, como executamos nos finais de semana de corrida e como maximizamos todas as oportunidades. Nosso objetivo é claro: continuar melhorando em todas as áreas, lutar com todas as forças e estabelecer uma base sólida para o crescimento futuro.
James Key, Diretor Técnico: “É sempre um momento gratificante quando um novo carro é construído e está pronto para correr pela primeira vez, após os muitos meses de trabalho árduo, dedicação e comprometimento de todas as áreas da equipe. Trabalhamos arduamente para impulsionar o desenvolvimento do C45 em direções estabelecidas e novas, construindo sobre o que aprendemos no ano passado com o C44, onde fizemos alguns progressos significativos no final da temporada, e pensamento fresco em certas áreas para liberar desempenho que não poderíamos ter encontrado com nosso carro anterior. Todos esses passos nos levaram adiante com uma revisão completa de nossa aerodinâmica, nova suspensão dianteira e traseira, sistemas de refrigeração atualizados, redução de peso e opções de configuração mecânica aprimoradas e refinadas. É claro que a corrida de desenvolvimento nunca para e o desempenho é tudo relativo, particularmente com um campo tão incrivelmente apertado, então já temos um plano em vigor para trazer atualizações adicionais no início da temporada que a equipe vem trabalhando há algum tempo. Estamos confiantes de que o C45 representa um passo à frente e nos permitirá ser mais competitivos enquanto lutamos por melhores resultados em 2025.
Nico Hulkenberg, piloto de corrida: “Uma nova equipe traz muitas mudanças e inúmeros detalhes pequenos precisam ser ajustados, é por isso que estou satisfeito com o quão produtivos foram nossas primeiras semanas juntos. Reconheci algumas caras familiares da minha primeira vez com a Sauber, mas muito mudou nos últimos dez anos – e continua a evoluir. Há um grande espírito na equipe no momento, e é claro que estamos todos focados em melhorar em relação ao ano passado. O caminho à frente é longo, mas nosso futuro está tomando forma dia a dia. É incrível fazer parte dessa jornada e, junto com Gabriel, quero desempenhar meu papel em impulsionar nosso progresso. A pré-temporada nunca foi meu período favorito do ano, então estou realmente ansioso para voltar ao carro para testar e iniciar a temporada em breve. Estou pronto para esse novo desafio.
Gabriel Bortoleto, piloto de corrida: “Trabalhamos muito duro durante o inverno e passei muito tempo na fábrica – no simulador, com a equipe e me esforçando para aprender o máximo possível para a temporada que se aproxima. Embora nossos dias de testes sejam limitados, cada volta é valiosa para me ajudar a me adaptar e me preparar para a temporada que se aproxima. Estou muito animado para embarcar nessa jornada com a equipe. Com todo o esforço que fizemos, acredito que o C45 tem o potencial de dar um passo definitivo à frente. É claro que sabemos que a concorrência é feroz, com outras equipes também trabalhando duro, mas confiamos no trabalho que fizemos e estamos prontos para dar o nosso máximo na pista.
Fonte: Sauber Motorsport AG