Estimativa mostra um crescimento de 30% nas vendas de passagens rodoviárias, com destaque para destinos tradicionais e emergentes no Carnaval
Com a chegada do Carnaval, a movimentação nas rodoviárias do país ganha força e a ClickBus, maior aplicativo de vendas de passagens rodoviárias do Brasil, espera para a folia deste ano ultrapassar a marca de 1 milhão de bilhetes vendidos, um aumento de 30% quando comparado em 2024, onde a empresa registrou a emissão de 792 mil passagens para o período.
Essa tendência acompanha o fortalecimento do transporte rodoviário como alternativa acessível e prática para quem deseja viajar durante o feriado, que é um dos mais aguardados do ano. Segundo pesquisa de julho de 2024 do Google encomendada à Offerwise o ônibus é o meio de transporte favorito da maioria (74%) dos brasileiros para viajar, superando o carro próprio (44%) e o avião (32%). Com mais opções de horários, conexão com diversos destinos e tarifas competitivas, o ônibus se destaca na hora da escolha de muitos brasileiros, seja para aproveitar blocos de rua, desfiles de escolas de samba ou simplesmente para descansar longe da bagunça em outras cidades.
“Observamos um aumento expressivo na busca por passagens para o carnaval já nas primeiras semanas do ano, o que reforça a relevância do feriado como um dos períodos mais movimentados para o turismo rodoviário. Além do aumento na procura das passagens, vemos crescer uma tendência entre os turistas de curtir um carnaval mais descentralizado. Isso significa que trechos menos convencionais estão sendo cogitados e muitas vezes escolhidos pelos turistas, que buscam uma experiência mais exclusiva e diversificada. Nosso objetivo é facilitar o acesso dos viajantes aos destinos mais procurados, garantindo uma experiência de compra rápida e segura”, destaca Elbert Leonardo, Vice-Presidente Comercial da ClickBus.
Segundo a plataforma, as vendas e buscas devem aumentar consideravelmente nos próximos 7 dias, devido a compra tardia de passagens. Reforçando este comportamento, a pesquisa do Google revelou que mais da metade (61%) dos viajantes brasileiros declararam comprar suas passagens na semana da viagem, com uma parcela significativa (13%) comprando no próprio dia, destacando a comodidade de encontrar passagens disponíveis a qualquer momento como um ponto positivo.
Os destinos mais procurados
O fluxo de passageiros se concentra nos grandes centros urbanos e cidades litorâneas. Rio de Janeiro e São Paulo, conhecidos por seus blocos de rua e desfiles icônicos, seguem como os principais pontos de chegada e saída, tendo um aumento nas buscas por passagens rodoviárias de, respectivamente, 41.9% e 37,5%, se comparado a 2024. Já Curitiba e Porto Alegre vem atraindo turistas que preferem um Carnaval mais tranquilo, enquanto Florianópolis e o litoral paulista são destinos tradicionais para quem busca festas à beira-mar.
Entre as rotas mais movimentadas para o feriado estão os trechos entre São Paulo e Rio de Janeiro, além das conexões entre Curitiba e Florianópolis. O litoral paulista, com destinos como Praia Grande e Guarujá, também registra alta demanda, consolidando-se como uma opção para quem deseja aproveitar o feriado sem ir muito longe.
Recife, Olinda e Salvador, reconhecidos nacionalmente por suas celebrações, também se destacam entre as escolhas dos foliões. A capital de Pernambuco, por exemplo, teve um aumento de 75.5% nas buscas por passagens rodoviárias comparado a 2024. Além disso, Belo Horizonte tem se consolidado como um dos principais destinos para o Carnaval, com um crescimento expressivo de turistas, chegando a taxa de 72.5% de aumento das buscas por passagens, que almejam blocos de rua e festas descentralizadas.
Com a expectativa de um Carnaval intenso nas estradas, a ClickBus reforça a importância do planejamento antecipado para garantir melhores opções de horários e preços. “Tivemos momentos como Rock in Rio, show da Madonna e Réveillon onde os viajantes experimentaram flutuações de preços e, por isso, incentivamos que os foliões que buscam as melhores ofertas já pesquisem por opções de preços, assentos e viações com antecedência”, reforça Elbert.
Sobre a ClickBus
A ClickBus é a maior plataforma de soluções para viajantes, viações e parceiros do Brasil e possui um completo e eficiente ecossistema de soluções digitais e financeiras do setor. Fundada em 2013 com o propósito de viabilizar “momentos únicos e transformadores viajando de bus”, a empresa tem parceria com mais de 210 viações regulamentadas, o que garante a segurança do usuário dentro da maior capilaridade de destinos no mercado rodoviário nacional. A ClickBus superou a marca de 51 milhões de viajantes, sendo responsável por movimentar R$1,5 bi, com taxa de crescimento anual (CAGR) de 56%. Está no Top 5 apps de viagens no Google Play Está no top 5 apps do setor na Google Play Store e na Apple Store, é tricampeã do Prêmio Reclame Aqui e é chancelada pelos selos Innovative Workplaces Brasil 2024, da MIT Technology Review e o RA1000, selo de excelência máxima no atendimento segundo o Reclame Aqui e também possui selo GPTW – Great Place to Work 2024.
Para mais informações acesse: https://clickb.us/imprensa
Fonte: Andall