As moradias fazem parte do Condomínio Residencial Parque Real e atendem famílias de baixa renda
Com as presenças do prefeito de Diadema, Taka Yamauchi, do Secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação de São Paulo (SDUH), Marcelo Cardinale Branco, do presidente da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU), Reinaldo Iapequino, e do Secretário Municipal de Habitação e Desenvolvimento Urbano, Hugo Louro e Silva, foram entregues na tarde de hoje (18/2), em Diadema, 252 apartamentos para famílias de baixa renda.
As moradias fazem parte do Condomínio Residencial Parque Real, localizado na Rua Almirante Cockrane, nº 23, no bairro Conceição, e foram viabilizadas pelo programa estadual Casa Paulista, que concede subsídios para famílias com renda de até três salários-mínimos adquirirem unidades habitacionais.
Os apartamentos com áreas privativas entre 42m² e 45m² são constituídos de sala, cozinha, dois quartos, banheiro e lavanderia e todos eles contam com interfones. O condomínio dispõe, ainda, de portaria, de área de lazer no térreo, e na cobertura espaço infantil, churrasqueira e quadra para prática de esportes. O empreendimento tem bicicletário e vagas de garagem para quase todos os apartamentos.
Vão morar no Condomínio Residencial Parque Real famílias cadastradas na Associação Pró-Moradia e Liberdade. A aprovação do projeto pela SDUH contemplou a construção de 452 apartamentos, sendo que nesta primeira etapa foram entregues 252 unidades. As outras 200 unidades já estão em fase de acabamento e deverão ficar prontas em abril próximo. Cada morador vai quitar a sua dívida em 30 anos.
Para Edson Ferreira da Silva, futuro morador do Bloco C, apartamento 3, ter a casa própria é realizar um sonho. Junto com a mulher Maria Isabel Machado e o filho pequeno, ele comemorava o recebimento da chave. “Foi uma luta de mais de 10 anos para ter minha casa. Vou sair do aluguel e vou viver no que é meu. E isso é muito importante!”, declarou o munícipe.
Outra moradora que comemorava a chegada da casa nova era Patrícia da Conceição Nogueira. Ela conta que teve de participar de várias reuniões na Associação Pró -Moradia e na Câmara Municipal e esperar mais de uma década para ter o seu apartamento. “Agora vou ajudar o meu marido a pagar a prestação mensal de R$ 350,00, mas no final vou ter a minha casa!”, afirmou a moradora que já pensa em como fazer a mudança para a nova residência.
Realizando um sonho – O prefeito de Diadema Taka Yamauchi ao falar no evento também se referiu ao sonho como prêmio de todos que participaram da ação para construir o empreendimento. “Quero agradecer a cada morador que está recebendo o seu apartamento e a cada participante dessa empreitada por moradia. Esse é um momento de sonho, momento de conquista, e hoje receber uma casa nova faz com que todos nós renovemos as nossas esperanças. Então secretário Marcelo Cardinale, em seu nome, quero agradecer o governador de São Paulo, Tarciso de Freitas, o presidente Reinaldo do CDHU, pela luta que vocês fazem entregando moradias e esperanças para as pessoas”, disse o prefeito.
O secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação de São Paulo (SDUH), Marcelo Cardinale Branco disse que o governador de São Paulo já fez mais de 70 entregas de moradias nos últimos dois anos e que a habitação é um dos pilares de seu governo. “O governador Tarcísio determinou que fizéssemos o maior programa habitacional de todos os tempos e, com isso, já entregamos mais de 50 mil imóveis pelo estado”, concluiu.
A Prefeitura de Diadema, por meio da Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Urbano, foi parceira na implantação do projeto para construção dos apartamentos. Além de intermediar e acompanhar as tratativas com a SDUH, atuou na liberação de alvarás de construção e regularização da documentação exigidas pelo Governo do Estado.
Também prestigiaram o evento de entrega dos 252 apartamentos, a deputada estadual Carla Morando, vereadores de Diadema, secretários municipais e moradores.